Represa ajuda na manutenção do abastecimento de água

Inicio » Meio Ambiente » Represa ajuda na manutenção do abastecimento de água
12/04/2019 Por
Represa ajuda na manutenção do abastecimento de água

A represa é parte de uma barragem responsável pelo abastecimento de água

A utilidade da represa abrange diversos campos, tanto para lazer como no ramo industrial. Servindo para diferentes e importantes finalidades, estas construções podem ser feitas tanto por seres humanos quanto por animais; como é o caso dos castores.

A represa é uma construção muito utilizada nos dias de hoje, assim como na antiguidade. E, embora a maneira que as represas eram utilizadas no passado seja diferentes, a forma como são construídas ainda é muito semelhante.

Represa

O que é represa?

A represa é uma barreira artificial que se forma a partir de uma barragem ou qualquer construção que realize o trabalho de bloquear o curso da água. Este tipo de espaço é construído por seres humanos e animais com a finalidade de reservar e reter grandes quantidades de água em um determinado espaço.

Um tipo de represa de menor proporção é conhecido por dique. Neste tipo de lago vivem os castores, que se utilizam da madeiras de locais próximos para a construção de sua própria barragem – que também serve como moradia.

O objetivo principal de uma represa é fazer com que o menor fluxo de água possível ultrapasse aquele local. Em razão disso, tanto as grandes represas como os diques devem possuir estruturas que impeçam seu o curso natural; servindo para que a água possa ser armazenada.

Represa na antiguidade

Este tipo de construção não é novo e, desde a antiguidade, milhares de povos construíam barragens para o armazenamento de água na região. Os antigos egípcios foram os primeiros a construírem uma represa, há mais de 5 mil anos. Do outro lado do mundo, na China, os chineses de 240 a.C utilizam as barragens para o mesmo propósito.

Um fato histórico curioso é que boa parte destas construções foram feitas com materiais muito resistentes contra fortes correntezas. Em razão disso, na Itália e na Espanha há barragens que funcionam até hoje e foram construídas séculos atrás.

Para que serve uma represa

As represas são construídas com o objetivo de evitar que os rios se sobrecarregam em suas margens e para armazenar maior quantidade de água. Em épocas mais chuvosas, o nível de água em um barragem tende a aumentar e, caso não haja uma ação que interrompa isso, o curso da água segue sem que a água possa ser utilizada para os fins necessários.

Outra utilidade atribuída à barragem é garantir a força com que a água das represas percorrem os dutos em usinas hidrelétricas. Esta força faz com o que as turbinas girem, e portanto, acionam máquinas para os geradores que produzem eletricidade.

Represa

Este método de abastecimento elétrico é o mais comum no Brasil. As represas de São Paulo são as mais importantes do país, pois abastecem a maior região metropolitana do país não apenas com água potável, mas também com energia elétrica.

Uma vez construída uma barragem, ela cria um reservatório de água denominado de represa. Este tipo de lago possui como utilidades para diversos fins, como recreação, por exemplo – nadar, pescar, andar de barco. Por outro lado, também pode ser utilizado para abastecimento de água de uma determinada região; assim como serve para irrigação no campo rural ou voltado para a indústria.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo