Hortênsia, muito usada como ornamento, é flor de grande beleza

Inicio » Agricultura » Hortênsia, muito usada como ornamento, é flor de grande beleza
20/01/2020 Por
Hortênsia, muito usada como ornamento, é flor de grande beleza

Hortênsia é popular no mercado de flores de corte. Por toda sua versatilidade e carisma, a hortênsia não é uma planta particularmente exigente quanto ao local onde é plantada. De fato, essas plantas crescerão felizes em praticamente qualquer paisagem que ofereça solo bem drenado, umidade e alguma sombra durante a parte mais quente do dia.

Em geral, a hortênsia se dá bem em solos ácidos e alcalinos. Ao contrário de muitos arbustos floridos, no entanto, estas plantas toleram sol e sombra. Após o plantio, a manutenção é fácil, exigindo pouco mais do que regar e podar as flores ressecadas. Contudo, apesar de sua beleza e versatilidade, é preciso tomar algum cuidado ao plantá-las em seu jardim. Afinal de contas, todas as hortênsias contêm traços de glicosídeos cianogênicos, toxinas que, se ingeridas, causam distúrbios gastrointestinais em cães e gatos. Confira a seguir tudo que você sempre quis saber sobre essas flores ornamentais e aprenda como plantá-las!

Hortênsia

O que é hortênsia?

Hortênsia é um gênero de planta com mais de setenta e cinco espécies e seiscentos cultivares. As plantas são nativas de uma ampla variedade de regiões e países, incluindo Japão, Ásia, Indonésia, montanhas do Himalaia e Américas.

Em suma, a hortênsia pode crescer como trepadeira e em forma de árvore, mas geralmente é cultivada como arbusto. As belas flores produzidas por esta planta, sem dúvida, são o que as torna tão populares. Afinal, essas flores grandes e volumosas como pompons vêm em uma variedade de formas, cores e tamanhos.

Por exemplo, é possível encontrar flores de hortênsia nas nuances de rosa, azul, vermelho, branco, roxo e verde! Seja qual for a coloração das flores, os arbustos floridos poderão crescer em sombra parcial a pleno sol.

Hortênsia flor

O nome científico da hortênsia flor é Hydrangea, que significa “vaso de água” ou “bebedor de água”. Esse nome faz alusão à necessidade que a hortênsia tem de água e regas constantes. Já o nome “hortênsia”, por sua vez, foi cunhado em homenagem a Hortense Lepante, uma dama que viveu na França durante o século dezenove.

Muito embora sua inegável beleza, a planta é considerada uma perigosa invasora para as floras nativas dos Açores. Já no Rio Grande do Sul, estado localizado na região sul do Brasil, há um local especialmente reservado a elas, chamado “região das hortênsias”.

A flor é símbolo da cidade de Gramado, por exemplo, uma grande representante desse local turístico reservado à planta. Não é para menos, afinal de contas, há muitos aspectos interessantes sobre a hortênsia. Um deles, sem dúvida, diz respeito à sua coloração.

A cor da hortênsia dependerá diretamente do pH do solo onde a planta é cultivada. Essa variação ocorre devido ao alumínio absorvido. Isto é, o solo ácido produzirá hortênsia azul, enquanto o solo alcalino originará uma variedade cor de rosa.

Hortênsia

Cultivo e comércio de hortênsia

A exuberância dos “pompons” de hortênsia (chamados de “cachos”) é um adorno que pode destacar e levar vida a qualquer ambiente, externo ou interno, formal ou romântico. Por exemplo, quando comercializadas para o plantio em vasos, essas flores podem enfeitar escritórios, salas, pergolados, varandas e outros espaços.

Locais públicos, bem como estabelecimentos comerciais e jardins residenciais, podem investir no cultivo de hortênsias em canteiros. Entretanto, devido ao potencial de venda mais firme no mercado floriculturista, a tendência maior para essas plantas é o plantio voltado para flor de corte.

Por exemplo, um dos melhores usos das hortênsias é como flores de corte em ambientes fechados. Afinal, elas ficam belíssimas e se dão muito bem em arranjos. A chave é esperar até que a flor esteja madura antes da colheita.

Isso é oposto à maioria das outras flores, onde é recomendável escolher quando elas começam a florescer ou estão em plena floração. Afinal, se deixadas secando nos arbustos, as flores envelhecerão lindamente, adicionando mais nuances de cor ao buquê.

Após colhê-las, coloque-as em um vaso com um pouco de água e deixe o líquido evaporar naturalmente. As flores secarão lindamente e poderão ser usadas por meses em arranjos!

Flor hortênsia

Como mencionado, o nome da flor hortênsia vem das palavras gregas “hydor”, que significa água, e “angos”, que significa vaso. Juntas, essas palavras se traduzem como “vaso de água”. Isso ocorre pelo fato de as hortênsias serem notórias por precisarem de muita água.

O nome hortênsia, por sua vez, é uma versão latina da palavra francesa hortense. De fato, assim como a origem do nome, as hortênsias podem simbolizar muitas coisas diferentes, dependendo da cultura e do lugar onde são cultivadas.

Muitos acreditam que essas flores foram descobertas no Japão, embora as plantas sejam nativas de vários locais diferentes ao redor do globo. Por exemplo, segundo uma lenda japonesa, o imperador deu hortênsias à família de uma garota que ele amava para mostrar o quanto ele se importava com ela. Já na era vitoriana, as hortênsias representavam orgulho, vanglória e vaidade.

Hortênsia

Como plantar hortênsia

Agora que você aprendeu um pouco sobre essa flor, deve estar curioso para descobrir como plantar hortênsia. De fato, essa flor é muito especial em termos significativos e ornamentais. Em geral, sua característica mais marcante é a cor azul, por ser uma nuance incomum entre as flores.

Você vai gostar de saber, por outro lado, que embora sua raridade e apreciação, o cultivo de hortênsia é rápido, simples e fácil – até mesmo quando voltado para produções comerciais. Afinal, estamos falando de uma planta rústica, que se adapta a diversos tipos de solo.

As exigências maiores para o desenvolvimento (isto é, crescimento e floração) são temperaturas adequadas e uma boa disponibilidade de água. Ou seja, a planta tem dificuldade em prosperar em climas secos e quentes, uma vez que é nativa do Japão e China, sendo uma flor original de clima ameno.

Contudo, não se entristeça. É possível cultivar hortênsias em países subtropicais, temperados e tropicais devido ao melhoramento genético de algumas variedades da espécie. No Brasil, por exemplo, o cultivo de hortênsias é um legado deixado pelos colonos alemães.

De fato, o plantio de hortênsia se iniciou nas serras da região sul do Brasil, onde ainda hoje é uma referência turística, sobretudo nas cidades de Canela e Gramado.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo