Jasmim estrela deve ser plantado em local com solo fértil e drenado

Inicio » Agricultura » Jasmim estrela deve ser plantado em local com solo fértil e drenado
18/10/2019 Por
Jasmim estrela deve ser plantado em local com solo fértil e drenado

Mais que fragrância e beleza, o jasmim estrela saiu da Ásia para fazer sucesso no clima e agronegócio brasileiros

Muito além dos belos arranjos como cerca-viva, o jasmim estrela também anda conquistando produtores e consumidores pelo perfume. Assim, em estações como verão e primavera, ele produz ramos diversos de lindas flores brancas.

Pela versatilidade de cultivo em jardineiras e vasos, o jasmim estrela tem ampla utilidade para o setor de paisagismo e decoração. Até porque ele ainda apresenta baixa manutenção e não demanda muito cuidado para crescer sobre suportes.

Jasmim estrela

O que é jasmim estrela?

Jasmim estrela é uma variedade de trepadeira muito florífera e bem lenhosa. Com origens asiáticas, ele pode alcançar mais de três metros de altura. Entretanto, suas ramas costumam ser delicadas e finas, parecendo um tipo de arame.

Muito cultivada em países como Japão e China, hoje ele também está presente em continentes como a Europa e as Américas, por exemplo.

Como grande utilidade, essa variedade trepadeira é empregada em projetos decorativos de jardins. Além do mais, sua fragrância dá um toque valoroso nas áreas de jardinagem e paisagismo.

Flor de jasmim estrela

Devido ao seu extraordinário perfume, a flor de jasmim pode até receber este nome. Contudo, essa variedade nem sequer pertence à mesma família dos tipos de jasmim empregados em áreas como jardinagem e paisagismo.

Com sua floração ocorrendo na primavera, logo é possível observar pequenas flores em cachos, bem perfumadas e na forma de estrelas. A seguir, surgem os tons brancos que, mais à frente, ganharão a tonalidade creme.

Uma curiosidade dessas flores é que elas são atrativas e ótimas para a criação de abelhas. Um dos motivos ainda é a presença em jardins de sua textura densa e fina, formando ambientes ideais para várias estruturas.

Jasmim estrela

Como grande vantagem, ainda podemos citar sua função de amenizar aspectos de construções como paredes e muros. Além do mais, ele pode ser apoiado em diferentes tipos de suportes, como:

  • Pérgolas;
  • Árvores;
  • Treliças;
  • Muros.

Outros tipos de jasmim

Além de investir na produção da variedade de jasmim, ainda podemos apresentar outros tipos de jasmim para fins domésticos e até cultivo para o comércio.

Assim, entre os tipos mais comuns da planta, podemos citar jasmim amarelo, jasmim verdadeiro, jasmim dos poetas e jasmim dos Açores.

Jasmim estrela

Como plantar jasmim estrela

É hora de você conferir como criar uma muda de jasmim estrela. Seja para ornamentação doméstica ou para decoração comercial, nossas dicas são simples.

Primeiro, saiba que os seguintes elementos precisam estar no fertilizante:

  • Fósforo;
  • Nitrogênio;
  • Ferro;
  • Potássio;
  • Molibdênio;
  • Magnésio;
  • Zinco;
  • Boro;
  • Manganês.

No geral, esse jasmim costuma ser exigente em relação ao tipo de solo. Assim, é vital que você invista num sistema de drenagem eficiente.

Além disso, antes do plantio, você pode apostar numa rica matéria orgânica para reduzir riscos de excesso de água.

Assim, como outra vantagem que ele apresenta, pode ser cultivado onde você quiser, seja em locais com pouca sombra ou com luz solar direta. Ao mesmo tempo, alguns produtores de jasmim estrela afirmam que sombra total também pode favorecer o crescimento da planta.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo