Impermeabilidade pode se aplicar a diversas situações

Inicio » Meio Ambiente » Impermeabilidade pode se aplicar a diversas situações
23/10/2020 Por
Impermeabilidade pode se aplicar a diversas situações

Algo que não pode ser transpassado por líquidos se aplica na impermeabilidade. A impermeabilidade pode ser encontrada em diversos locais e objetos, desde roupas, calçados, construções e em nosso dia a dia, com solos impermeabilizados.

Assim, a impermeabilidade pode ser aplicada com alguns processos, para evitar a entrada e penetração de umidade em diversos locais e situações.

Impermeabilidade

O que é impermeabilidade?

Impermeabilidade é a característica de tudo que é impermeável, ou seja, onde não é possível a passagem de líquidos, que retém a passagem de líquidos, principalmente água.

Assim, sob essas condições, existem muitos exemplos de impermeabilidade, como as roupas, calçados e equipamentos. Existem tecnologias para fabricação de peças impermeáveis, impedindo que a água atinja o tecido.
No caso das roupas impermeáveis, existe uma medida para testar a capacidade de água suportada.

A medida se dá por uma unidade chamada de coluna d’água, que vem a ser a quantidade de água que o material suporta antes que a água penetre no tecido. Essas roupas e calçados impermeáveis são muito utilizados para acampamentos, por pessoas que fazem trilhas e esportes, inclusive na chuva ou garoa, e até mesmo na neve.

Outro exemplo onde a impermeabilidade é aplicada em construções. Isso, para evitar problemas como as indesejadas infiltrações, que, apesar de serem comuns, causam transtornos e estragos nas casas ou prédios. Com isso, ainda podem afetar a construção toda, exigindo reparos.

Para evitar os danos, é preciso uma impermeabilização para deixar a estrutura resistente a água, para bloquear a infiltração da umidade.

Uma ação essencial em qualquer obra, aplicar um impermeabilizante que irá atuar como barreira em paredes e outras superfícies, telhados e outras áreas de uma construção.

Assim, é possível evitar umidade e infiltração, que tornam os ambientes desconfortáveis e acabaram deteriorando algumas partes dos imóveis, sejam eles residenciais ou comerciais.

Impermeabilidade

Impermeabilidade do solo

Também é possível observar a impermeabilidade do solo, ou seja, quando o solo não absorve água. Impermeabilizar o solo consiste em reduzir sua capacidade de absorver água. Esses casos são muito frequentes para edificar construções ou quando colocamos cimento em uma área, como em um quintal.

Essa impermeabilização forma uma espécie de capa sobre o solo e acaba impedindo que a água seja absorvida.
Isso se aplica, por exemplo, nos asfaltos das cidades, calçadas cimentadas, canais ou tubos para passagem de água ser desviada. Muitas vezes, a impermeabilidade do solo acaba contribuindo para que ocorram enchentes por exemplo.

Outros exemplos de lugares com impermeabilização são aterros, reservatórios, caixas d’água, estações de tratamento de água e esgoto, bacia de contenção, algumas barragens, dentre outros tantos tipos de obras.

Existem produtos impermeabilizantes de secagem rápida ou até mesmo que não precisem de secagem. Assim, é possível aplicar sem se preocupar com a chuva que pode cair logo em seguida da aplicação do produto.

Então, a impermeabilidade se torna, em muitos casos, importante, principalmente em obras e construções, mas pode resultar ou facilitar alguns problemas como as enchentes. Por isso, deve ser muito bem planejada e atendendo as exigências de preservação de saúde e proteção de estruturas.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo