Infiltração é a penetração de água nas camadas mais profundas do solo

Inicio » Meio Ambiente » Infiltração é a penetração de água nas camadas mais profundas do solo
07/05/2019 Por
Infiltração é a penetração de água nas camadas mais profundas do solo

A capacidade de infiltração em uma determinada região pode trazer benefícios para a vegetação

Com mais água no solo, através da sua infiltração, as plantas conseguem absorver água e nutrientes e podem se desenvolver melhor. A penetração de água na terra varia conforme as características de cada local.

A infiltração, no entanto, pode trazer prejuízos quando acontece em locais não desejados; como é o caso da construção civil, por exemplo.

Infiltração

O que é infiltração?

Infiltração é quando a água que existe na superfície do solo passa para o seu interior, através dos espaços vazios que existem entre suas partículas. Para que este processo ocorra, então, é necessário a presença de alguns fatores: água, composição do solo e ar.

Isso quer dizer, portanto, que conforme a composição do solo em termos de areia, ou argila, a infiltração fica mais ou menos fácil de acontecer.

Vale lembrar que ela é importante para a manutenção da vida em alguns locais, pois a água nas camadas mais profundas da terra permite o crescimento da vegetação, abastecimento de reservatórios que existem no subsolo, assim como a redução de cheias e erosão.

Como acontece a infiltração de água?

A infiltração de água no solo acontece primeiramente, quando o solo é molhado. Em contato com a terra, a água pode tomar alguns caminhos. Um deles é a evaporação.

Contudo, se ela atravessar a superfície e entrar nas camadas mais profundas, acontece a infiltração no solo.

Para que isso ocorra, é importante prestar atenção em algumas características do terreno, como:

  • Depressões
  • Geologia
  • Ocupação do solo
  • Umidade do solo

Porosidade do solo

Se o que se busca para determinada região é mais quantidade de água disponível no solo, é válido conferir algumas características. A infiltração, portanto, vai ajudar neste propósito.

Para isso, vale ressaltar que cada um dos fatores mencionados pode auxiliar na penetração de água na terra. Quanto à geologia, por exemplo, é possível conferir a porosidade do solo, se é mais arenoso ou argiloso, por exemplo.

Já em relação à ocupação, espaços que possuem muitas construções ou são cobertos, costumam impedir mais a penetração da água. Uma rua asfaltada, por exemplo, é um solo bastante ocupado devido à camada asfáltica. Neste trecho, sabemos que a infiltração de água não ocorrerá.

Infiltração

Outros tipos de infiltração

Outros tipos de infiltração também são conhecidos, além daqueles que ocorrem na natureza. Na engenharia civil, entretanto, elas não são desejadas. Alguns deles são:

  • Água que escorre pela parede
  • Umidade em garagens
  • Água que entra pelas janelas e vãos
  • No telhado
  • Umidade atrás de armários

Dentro de uma residência é possível identificar esses problemas através de alguns sinais, como manchas nas paredes e bolhas nas pinturas. É possível resolver estas situações com o auxílio de profissionais, porém, o primeiro passo é investir em impermeabilizações.

Através de algumas mudanças, então, uma infiltração pode ser contidas e até eliminada. Vale reforçar que resolver estes problemas durante a fase de construção é ainda mais viável, pois evita transtornos depois que o imóvel estiver pronto; e, consequentemente, possíveis prejuízos.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo