Inço é um tipo de capim que cresce espontaneamente

Inicio » Meio Ambiente » Inço é um tipo de capim que cresce espontaneamente
20/10/2020 Por
Inço é um tipo de capim que cresce espontaneamente

Podendo crescer em jardins ou lavouras, inço se alastra rapidamente. As plantas chamadas de inço podem surgir em qualquer ambiente e se espalhar rapidamente se não controlada, da mesma forma que as ervas daninhas. Essas plantas indesejadas podem surgir em gramados, jardins, na beira de calçadas e estradas, lavouras, dentre outros lugares.

Elas brotam de forma espontânea em espaço com terra que geralmente não é tratada ou cuidada, dando assim, espaço para o surgimento do inço.

Inço

O que é inço?

Inço são, na verdade, tipos de plantas invasoras que surgem espontaneamente e se espalham rapidamente. Geralmente aparecem em terrenos sem cuidados, onde não há muita interferência humana.

Possui certa semelhança com as ervas daninhas, sendo igualmente indesejado. As ervas daninhas também nascem e se espalham espontaneamente, e podem interferir inclusive na lavoura e plantações importantes.

Existem algumas etapas para se livrar do mato caso ele esteja crescendo no gramado, com ou sem o uso de produtos químicos.

Para começar, uma das tentativas é abafar o mato. Se for na grama, talvez seja necessário matar um pouco da grama para se livrar das plantas indesejadas. Cubra os espaços onde há inço com uma lona escura, impedindo assim a entrada de luz solar e água. Isso deve matar as plantas daninhas em até quatro semanas.

Outras medidas são:

  • excesso do calor do sol: ao contrário da dica acima, invés de cobrir a luz do sol, superaquecer o inço potencializando a luz solar. Para isso, use um plástico transparente para cobrir o mato indesejado. Assim, se cria uma espécie de efeito estufa;
  • herbicidas: os herbicidas podem ajudar a se livrar ou controlar o inço de grama. Alguns herbicidas são muito eficientes, matando apenas o mato indesejado; outros, vão acabar prejudicando um pouco a grama;
  • escavar: normalmente as raízes dos inços são profundas e resistentes. Assim, fica difícil simplesmente puxá-los para arrancar com as mãos. Uma alternativa, é utilizar um arrancador de inço para escavar até a raiz. Assim, ficará mais fácil para retirar o inço mas, tome cuidado para não quebrar ou espedaçar a raiz, pois se ficarem pedaços no chão, podem brotar de novo;
  • plantar outros cultivos em cima: outra opção, é plantar outros cultivos para que predominem e venham a suprimir o mato. Assim, uma boa opção por exemplo é trigo mourisco, que quando florescer vai dominar o ambiente.

Inço

Ervas invasoras

Essas plantas daninhas em geral atrapalham o desenvolvimento dos gramados e jardins, deixando o ambiente feio e com aspecto de abandonado.

Algumas plantas indesejadas são mais fáceis de serem eliminadas, como as de folhas arredondadas, como o picão, serralha, trevo, dentre outras.

Já outras, são um pouco mais difíceis, como as de folhas finas, como a tiririca, braquiaria ou capim do brejo. Assim, o seu crescimento em meio às plantações pode representar prejuízos futuros.

Portanto, é preciso cuidar bem do seu jardim, quintal ou enfim, qualquer espaço com grama ou outros cultivos que queira manter livre de inço. Assim, você manterá se espaço sempre bem cultivado, bonito e com ambiente agradável, sem os indesejados matos.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo