Incubação é o período de desenvolvimento dos animais ovíparos

Inicio » Agronegócio » Incubação é o período de desenvolvimento dos animais ovíparos
07/05/2019 Por
Incubação é o período de desenvolvimento dos animais ovíparos

Incubação é o termo utilizado deste a postura de um ovo até o momento de sua eclosão, quando os filhotes estão prontos para nascer

A incubação varia conforme as espécies de animais. Para algumas aves, por exemplo, pode levar apenas alguns dias. Contudo, algumas espécies têm o período incubatório bastante longo. É o caso do albatroz, por exemplo.

A incubação também pode se referir a um termo da medicina. O conceito é utilizado para descrever a data em que uma pessoa entrou em contato com uma doença, até o momento em que esta se manifeste em seu corpo, através de sintomas.

Incubação

O que é incubação?

Incubação é o período no qual os animais ovíparos, ou seja, que colocam ovos, chocam a sua cria. Durante este processo ocorre o desenvolvimento do embrião dentro do ovo. A etapa acontece desde a postura até a eclosão e o nascimento do filhote.

Um dos principais fatores durante a incubação, então, é a temperatura. É necessário que os ovos permaneçam em temperatura constante para que os embriões possam se desenvolver. Além disso, também vale ressaltar que o processo ocorre durante determinado tempo, dependendo da espécie.

Em muitas produções o período de choco acontece de forma artificial, máquinas desenvolvidas fazem a incubação dos ovos. Entretanto, em ambiente natural e em propriedades menos ainda é possível perceber os próprios animais chocando os ovos.

Quais são os animais que têm período de incubação?

Como visto, o período de incubação varia bastante conforme a espécie. Contudo, ela é fundamental para o desenvolvimento perfeito das crias. Este período pode variar de poucas semanas, até alguns meses. Confira alguns exemplos de incubação de animais:

Período de incubação das aves

  1. Albatroz: 80 dias
  2. Calopsita: 20 dias
  3. Cisne: 30 dias
  4. Faisão: 22 dias
  5. Falcão: 29 dias
  6. Galinha: 21 dias
  7. Ganso: 30 dias
  8. Pato: 28 dias
  9. Peru: 26 dias
  10. Pinguim: 63 dias
  11. Rolinha diamante:13 dias

Período de incubação dos répteis

  1. Jacaré: 60 dias
  2. Tartaruga-marinha: 55 dias

 Incubação de uma doença

O termo também pode se referir a um período de exposição de alguma patologia, até que esta doença se manifeste no corpo. É o período, então, que leva entre a contaminação e o surgimento dos primeiros sintomas.

Durante esta fase ainda não há doença em si, e a pessoa ou animal ainda não manifesta os sintomas. Isso porque o processo de incubação ocorre nas células.

Esse período pode variar conforme a pessoa ou agente patológico que se entrou em contato. O caso da gripe H1N1, por exemplo, o período incubatório pode variar de 1 a 7 dias.

É importante ter conhecimento deste contato para que algumas medidas sejam tomadas, como quarentena ou vacinações, por exemplo.

Incubação

Outros significados para incubação

Além de ser utilizada como a fase de choco dos animais e período na qual as aves permanecem sobre os ovos, existe mais de um significado de incubação.

Como visto, o conceito ainda pode ser aplicado para a medicina. Porém, mais do que isso, o termo pode ser utilizado também ao se falar de planejamentos e ideias futuras, por exemplo.

Quando alguém diz que está “incubando” um projeto, quer dizer que está em fase de elaboração, preparação. A ideia, portanto, está em incubação até que realmente tome forma.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo