Infecção é o ataque a um ser vivo por um agente patogênico

Inicio » Veterinária » Infecção é o ataque a um ser vivo por um agente patogênico
12/07/2019 Por
Infecção é o ataque a um ser vivo por um agente patogênico

Infecção e inflamação atingem o corpo de formas diferentes e é importante saber identificá-las

No dia a dia, é comum que as palavras “infecção” e “inflamação” sejam usadas de uma forma que nem sempre corresponde aos seus significados corretos. Isso acontece principalmente porque não estamos acostumados a identificar as diferenças entre ambas.

Neste texto, você vai aprender melhor como identificar uma infecção. Também saberá como diferenciá-la de uma inflamação para poder proceder com o tratamento correto. Continue a leitura para saber mais.

Infecção

O que é infecção?

Infecção é o termo comumente utilizado para identificar a reação de um organismo à invasão de um agente externo. Diversos agentes externos podem causar uma infecção e quase todos eles podem provocar alguns dos sintomas abaixo listados:

  • Tosse;
  • Dor muscular;
  • Dor no local sujeito a infecção;
  • Febre;
  • Aparecimento de pus no local infectado;
  • Diarreia;
  • Cansaço.

Ao se instalar no corpo do paciente, os agentes externos (ou microorganismos) tentarão se multiplicar. O corpo, por sua vez, tentará usar os seus anticorpos para evitar a multiplicação deste agente externo. Desta forma, dá-se início aos sintomas acima mencionados, que identificam a forma como acontece uma infecção.

Na maior parte das vezes, o corpo é capaz de se livrar da infecção antes que ela se alastre. Entretanto, quando isso não acontece, a infecção se torna, então, uma doença infecciosa.

Infecção x inflamação

Os processos de infecção e inflamação podem estar ligados. No entanto, embora uma infecção sempre cause uma inflamação, uma inflamação pode acontecer independente de uma infecção.

Para se certificar de que existe uma inflamação, atente-se aos seguintes sintomas, que podem estar desligados daqueles acima mencionados como sintomas de infecção:

  • Aquecimento do local afetado;
  • Inchaço;
  • Vermelhidão;
  • Dor.

O mais indicado, no entanto, é sempre buscar a ajuda de um profissional da saúde. Assim, não haverá dúvidas da diferenciação dos processos e da identificação correta para prosseguir com o tratamento.

Infecção

Tipos mais comuns de infecção

O significado de infecção vem do latim. A soma das palavras infēctĭo e ōnis trazia um sentido de mácula, desonra ou mesmo a ação de tingir algo. Na etimologia da palavra, isso possivelmente está ligado a algumas das reações causadas no corpo por um processo infeccioso, como a vermelhidão e o surgimento de pus.

Conforme previamente mencionado, infecções podem ser causadas por uma série de diferentes fatores. Atualmente, as formas mais conhecidas de contrair algum tipo de infecção são:

  • Aéreas, isto é, transmitidas pelo ar e por agentes que se propagam nele;
  • Criptogênica, sem origem definida;
  • Direta, ou seja, pelo contato com alguém que já apresenta uma infecção;
  • Endógena, que acontece devido a um organismo que já está presente no corpo da pessoa afetada;
  • Exógena, que é ocasionada devido a um agente externo;
  • Focal, que é limitada a um local específico do corpo;
  • Indireta, que é contraída devido ao contato com algum fator externo que esteja sujeito a transmitir os agentes infecciosos. Água e alimentos, por exemplo, podem ser fontes de infecções indiretas;
  • Nosocomial;
  • Hospitalar, assim como a anterior, é um tipo de infecção que qualquer pessoa está sujeita a contrair em hospitais, clínicas e lugares do tipo;
  • Oportunista, que ataca o organismo de acordo com a queda da imunidade da pessoa afetada;
  • Puerperal, frequentemente presente no pós-parto;
  • Secundária, um tipo de infecção que surge em consequência de uma infecção anterior;
  • Séptica, um tipo grave que se propaga por todo o organismo. Este tipo de infecção é muito difícil de se combater e pode ter consequências muito graves;
  • Terminal, que pode levar ao óbito do paciente.

O que causa as doenças infecciosas?

As doenças provenientes de processos infecciosos podem ser causadas por uma série de fatores diferentes. Alguns dos mais comuns são:

O tempo, a gravidade e a extensão da doença podem variar muito de acordo com o tipo de infecção e como o corpo reage a ela.

Algumas infecções, podem, por exemplo, enganar o sistema imunológico. Caso algo assim aconteça, o processo se agrava e pode se tornar mais longo.

Diferença nos tratamentos para infecções

As inflamações causadas por infecções têm, geralmente, um tratamento baseado primeiramente na suavização dos sintomas desagradáveis desencadeados pelo problema.

No entanto, o tipo de tratamento para infecção exige um exame cuidadoso. Isto porque, para ter sucesso, ele pode variar de acordo com a natureza inflamatória e o sistema imunológico do paciente.

Infecção

Bactérias

Infecções por bactéria, por exemplo, exigem um tratamento bastante regrado com a utilização de antibióticos. Muitas vezes é necessário que um exame detalhado possa identificar a bactéria para que, assim, possa-se utilizar o antibiótico correto para combatê-la.

E é sempre muito importante seguir o tempo de utilização e a dose indicada por seu médico. Assim, o paciente evita que as bactérias causadoras da infecção criem resistência contra o remédio, o que pode agravar o quadro.

Vírus

Infecções causadas por vírus podem ser tratadas com a utilização de antivirais. No entanto, alguns vírus bastante conhecidos não têm tratamento conhecido. Portanto, é possível combater ou amenizar alguns dos seus sintomas, porém, não se livrar permanentemente dele.

Alguns dos exemplos mais comuns são a hepatite, o HIV, a herpes e até mesmo a gripe.

Parasitas

A identificação do parasita (também conhecidos como vermes) pode ser essencial para a escolha de um antiparasitário. Assim, o corpo pode se desfazer com mais facilidade do parasita, acabando de uma vez com a infecção.

Fungos

A identificação correta do tipo de fungo é também essencial para a escolha do antifúngico a ser utilizado no seu tratamento. Muitas doenças de pele e unhas, por exemplo, são causadas por fungos. Algumas infecções genitais muito comuns são igualmente causadas por fungos.

Diagnóstico de infecção

A fim de preservar o seu bem-estar, sempre que houver a suspeita de uma infecção, é importante entrar em contato com o seu médico. Apenas com a ajuda de um especialista, ela poderá ser identificada corretamente para que o tratamento mais adequado seja indicado.

Lembre-se também de seguir o tratamento exatamente da forma recomendada para acabar com a infecção. Assim, você evita o fortalecimento dos vírus ou das bactérias, o que pode dificultar o seu tratamento.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo