Jabuticaba, de sabor inconfundível, é fruta nativa da Mata Atlântica

Inicio » Agricultura » Jabuticaba, de sabor inconfundível, é fruta nativa da Mata Atlântica
11/09/2019 Por
Jabuticaba, de sabor inconfundível, é fruta nativa da Mata Atlântica

Fruta de origem brasileira, a jabuticaba também traz um retorno positivo economicamente

Não há como esquecer o gosto inconfundível que a jabuticaba traz. Marcante na memória de tantos brasileiros, a fruta é uma das mais lembradas entre as que possuem origem nacional. Mas isso também faz com que ela se torne cada vez mais presente na vida de tantas pessoas. Além do valor sentimental, também traz uma série de nutrientes que tornam a vida mais saudável.

Reunindo uma grande quantidade de minerais e vitaminas, a jabuticaba se torna uma excelente aliada no desenvolvimento do organismo, além de fortalecer o sistema imunológico. A fruta nativa também traz mais energia ao dia a dia, além de render excelentes quantias aos empresários no mercado interno. Reunimos informações importantes sobre essa iguaria conhecida em todas as regiões brasileiras. Acompanhe!

jabuticaba

O que é jabuticaba?

Jabuticaba é uma das frutas nativas da Mata Atlântica. É conhecida cientificamente como Myrciaria cauliflora. Por conquistar admiradores em todo o Brasil, você também pode encontra-la com facilidade no Paraná, Rio de Janeiro, São Paulo e principalmente em Minas Gerais, onde está registrada a presença de grandes produções. Estados como Goiás e Espírito Santo também entraram com força neste segmento.

Mas o sucesso também se espalhou por território sul-americano. Algumas regiões do Uruguai, da Argentina e do Paraguai começaram a apostar na fruta, criando cultivos específicos e realizando a distribuição interna.

Caracterizada pela sua tonalidade roxa mais escura, a jabuticaba é um pouco mais arredondada. A polpa mais esbranquiçada conta com poucas sementes. O sabor é mais adocicado, o que encanta uma série de admiradores.

Entretanto, apesar de se tratar de uma safra extremamente rápida, ela se caracteriza pela abundância. São cerca de 15 espécies diferentes coletadas na mesma época.

A espécie mais comum é chamada de jabuticaba Sabará. Esta se destaca não só na qualidade e no sabor, mas também na grande quantidade e no excelente rendimento.

Porém, os empresários costumam aplicar fundos em espécies que também são altamente saborosas, como é o caso da Ponhema, Rajada, Branca e Paulista.

Vantagens na plantação de jabuticaba

Um dos trunfos no trabalho direto com a jabuticaba é a fácil adaptação ao clima, principalmente quando estamos falando de regiões subtropicais. Por isso que, independente de umidade e temperatura, você pode encontra-la em cultivos de características diferentes.

Do Pará ao Rio Grande do Sul, as colheitas funcionam a todo o vapor.

Uma série de produtos é beneficiada pela produção de jabuticaba. Entre os principais, podemos destacar vinagres, licores, sucos, geleias e vinhos. Mas isso também acontece pela presença dos pequenos produtores, que utilizam plantações menores para lucrar com a fruta. A distribuição acaba se tornando constante e em grande quantidade.

jabuticaba

A jabuticaba na economia

É evidente o retorno financeiro que a jabuticaba traz para os cofres dos empresários. De acordo com o Instituto de Economia Agrícola, os últimos anos estão sendo extremamente favoráveis para quem quer obter bons resultados neste segmento, importantíssimos no bom rendimento das colheitas, girando em torno de quase 3 mil toneladas por ano.

Uma das áreas que mais trazem retorno financeiro é a cidade de Casa Branca, no estado de São Paulo. Por conta do investimento do capital privado, o município alcançou um excelente patamar em culturas. Em uma fazenda que conta com cerca de 35 hectares, é possível plantar cerca de 3 mil pés. Este volume traz um retorno que gira em torno de 130 toneladas por safra.

São Paulo é o segundo estado que mais produz jabuticabas, ficando atrás apenas de Minas Gerais. Este dado também se reflete na abertura de vagas no setor, já que em uma única fazenda é possível contar com 20 profissionais voltados para a colheita de pomares. Os apanhadores, por exemplo, conseguem lucrar até R$ 2 mil nas épocas em que o ciclo de produção se encerra.

Participação no turismo

Outro impacto direto da jabuticaba na economia pode ser analisado em Nova Fátima, cidade localizada no estado de Goiás. Lá, você pode encontrar a maior plantação formada no Brasil. É onde estão reunidos 134 produtores, responsáveis por grande parte do cultivo nacional. Assim, são quase 200 hectares direcionados apenas para esta atividade.

Neste contexto, a Fazenda e Vinícola Jaboticabal chama atenção dos visitantes. O espaço recebe turistas de diversas partes do mundo, que se interessam em conhecer detalhes sobre os 42 mil pés de jabuticaba espalhados pelo campo.

Estima-se que a produção do local gire em torno de 420 toneladas por ano. A excelente localização também facilita, já que a cidade fica extremamente próxima ao Distrito Federal. O local também permite que você experimente a fruta na hora.

Propriedades da jabuticaba

A jabuticaba é considerada uma das frutas ideais para quem deseja cuidar da saúde de forma detalhada. Além disso, há a vantagem de ser possível compor as mais variadas receitas com jabuticaba – facilitando a inclusão da fruta na dieta.

Por contar com nutrientes diversos, as propriedades da jabuticaba acabam sendo grandes companheiras de quem quer realizar estas manutenções. O alimento também conta com uma baixa quantidade de calorias.

Entre os principais nutrientes, podemos citar as vitaminas E e C, além de riboflavina, tiamina e niacina. O ácido fólico é importantíssimo na composição, trazendo mais resistência ao corpo juntamente ao fósforo, potássio, ferro, cálcio, zinco, magnésio e cobre.

O volume de nutrientes da jabuticaba já pode ser notado avaliando a casca. A antocianina é extremamente potente e também acaba sendo responsável pela coloração mais escura.

Além disso, este elemento conta com uma série de propriedades antioxidantes, capazes de combater radicais livres e enriquecer as fibras do corpo. A pectina também é uma grande colaboradora neste processo.

jabuticaba

Benefícios da jabuticaba

Entre os principais benefícios da jabuticaba, é possível destacar o fortalecimento da imunidade. A presença de vitamina C faz com que os mecanismos de defesa permaneçam ativos, afastando resfriados e gripes.

A vitamina E, por sua vez, faz com que as propriedades antioxidantes se destaquem, o que rende uma pele bem cuidada e a ausência das marcas de expressão.

A saúde dos ossos também é altamente beneficiada, evitando problemas com a osteoporose e a tendinite. O cálcio presente na composição torna a estrutura do corpo muito mais resistente, auxiliando também na saúde dentária.

Estas propriedades da jabuticaba também são altamente vantajosas para mulheres grávidas, que estão em meio a um desenvolvimento de feto.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo