Jaú é destaque entre os maiores peixes de rio do Brasil

Inicio » Pecuária » Jaú é destaque entre os maiores peixes de rio do Brasil
30/04/2019 Por
Jaú é destaque entre os maiores peixes de rio do Brasil

O Jaú está entre os peixes de água doce da Amazônia, mas também é encontrado em outras regiões.

O jaú é um peixe de água doce que se caracteriza por ser o terceiro maior peixe do Brasil. A espécie adulta pode ultrapassar 1,5 metro de comprimento e pesar mais de 100 quilos. Se concentra nas bacias amazônica, Tocantins-Araguaia e Paraná. Na Amazônia e no Centro-Oeste, a espécie mais comum é zungaro zungaro. Mas no Sul, predomina o zungaro jahu.

O jaú está presente principalmente nos canais de rios, cachoeiras, poços profundos e junto às margens das baías. Também é conhecido como jundiá-de-lagoa, mas seu nome científico é paulicea luetkeni.

Jaú

Características do peixe jaú

O jaú é grosso e curto, tem a cabeça grande e achatada, enquanto a boca é larga. Os barbilhões maxilares são curtos, mas não ultrapassam a base da nadadeira dorsal.

A coloração deste peixe de água doce costuma ser mais escura. Mas, as espécies do Sul apresentam tonalidades mais claras (amarelo esverdeado).

As duas espécies de jaú apresentam o ventre branco. Enquanto os indivíduos jovens têm pintas espalhadas pelo dorso.

Pescaria de Jaú

O jaú não é apreciado pela população ribeirinha amazônica. Apesar do grande porte destes peixes de água doce, muitos consideram sua carne muito gordurosa. Mas faz sucesso na pesca esportiva, devido ao seu tamanho.

Na pescaria de jaú, o equipamento utilizado para a captura é de ação pesada. São necessárias carretilhas e molinetes com capacidade para comportar cem metros de linhas de 30 a 50 libras ou entre 0,70 a 1,20 milímetros. Os anzóis devem ser encastoados e de 7/0 a 10/0 e chumbadas tipo oliva, com peso de 300 a 1.000 gramas.

Esse peixe é atraído por iscas naturais, como pequenos peixes de escamas, tuvira e muçum. Mas é importante manter sempre a isca no fundo para atrair o peixe.

No entanto, o fato de ser muito procurado por pescadores virou motivo de preocupação. Por causa da pesca indiscriminada, o jaú é hoje uma espécie em extinção.

Hábitos do peixe jaú

Para pescar um jaú e até fazer as famosas fotos com suas conquistas, é muito importante descobrir seus hábitos e saber mais sobre suas peculiaridades. Algumas das características do deste peixe de água doce são:

  • O jaú se alimenta de outros peixes.
  • É um peixe que migra para os poços das cachoeiras no período de maré baixa.
  • O peixe jaú acompanha os cardumes de characidae, que migram rio acima.
  • A espécie se esconde em poços criados por cascatas e se alimentam justamente dos peixes que sobem os rios para a desova.

Peixe jaú

Peixes de água doce

Os peixes de água doce são encontrados em todas em regiões do Brasil. Há milhares de espécies espalhadas pelo território brasileiro, com características completamente diferente em relação ao habitat, à alimentação ou reprodução.

Os peixes de água doce, como o jaú, diferenciam-se dos de água salgada; principalmente, em função do meio em que vivem. A água influencia diretamente em suas caraterísticas e na qualidade da carne. Por isto, os sabores, texturas e até tipos de espinhas são tão deliciosamente diferentes entre sim. O jaú é um peixe de água doce tipicamente brasileiro.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo