Klabin é a maior produtora e exportadora de papéis do Brasil

Inicio » Agronegócio » Klabin é a maior produtora e exportadora de papéis do Brasil
13/08/2019 Por
Klabin é a maior produtora e exportadora de papéis do Brasil

Especializada em embalagens, a Klabin eleva seu patamar competitivo entre as companhias mundiais de papel e celulose

Com mais de um século de mercado, a Klabin comprova sua pujança ao continuar investindo em inovações para atingir altos níveis de comercialização de produtos, renovação e eficiência. Dessa maneira, aposta em uma constante inauguração de unidades fabris para aumento de produtividade.

Recentemente, a capacidade produtiva da empresa superou a marca de mais de um milhão de toneladas de celulose e cerca de dois milhões de toneladas de papel. Ainda assim, a superunidade Puma, no Paraná, transformou a Klabin na única empresa brasileira a produzir três tipos de celulose em uma mesma unidade.

Klabin

O que é Klabin?

Klabin é a maior produtora e exportadora brasileira de papel para embalagens, além de ser uma das maiores companhias produtoras de celulose do mundo. Aliás, ela é especializada em oferecer soluções únicas em celulose e ainda ser líder de mercado no setor de embalagens e sacos industriais.

Fundada há cento e vinte anos, hoje a empresa Klabin conta com dezoito unidades fabris nacionais e uma argentina. Além do mais, ela ainda atende a empresas em mais de setenta países, mantendo filiais e escritórios comerciais na Áustria e Estados Unidos.

Sua gestão está guiada pelo desenvolvimento sustentável, visando crescimento responsável, progresso social, compromisso ambiental e rentabilidade. Por isso, desde 2014, a companhia integra o Índice de Sustentabilidade Empresarial.

Além do mais, a Klabin S/A também é signatária de acordos como o Pacto Nacional para Erradicação do Trabalho Escravo e o Pacto Global da ONU. Dessa forma, ela busca parceiros e fornecedores que sigam seus mesmos valores, tais como transparência, respeito aos princípios de sustentabilidade e ética.

Confira alguns números da gigante do papel:

  • Conta com 18 unidades fabris;
  • Emprega cerca de 20 mil colaboradores;
  • Possui 120 anos de mercado.

Produtos Klabin

Se a riqueza de uma empresa está ligada ao que ela produz, a Klabin também apresenta recursos inestimáveis na sua cadeia produtiva. Os produtos Klabin, portanto, presentes em várias partes do mundo, são sinônimo de qualidade e responsabilidade produtiva, a começar pela área de celulose.

Só para exemplificar, no território nacional, a empresa é a única que produz e fornece os seguintes tipos de celulose:

  • Fibras longas;
  • Fibras curtas;
  • Fluff.

Klabin

Além disso, saiba que elas são produzidas na mesma unidade, chamada Puma, projetada exclusivamente para essa finalidade.

Desse modo, essas fibras podem ter caraterísticas adequadas a diferentes necessidades, como resistência, maciez, integridade, poder de absorção e até opacidade.

Indo mais adiante, já na produção de embalagens, sacos industriais e caixas de papelão, o papel Klabin fornece soluções específicas para diversos segmentos de mercado.

A partir disso, além de líder nesses mercados brasileiros, a companha ainda entrega soluções inteligentes, exclusivas e personalizadas. Para cada segmento, as melhores soluções. É nessa ideia que seu trabalho tem base.

Veja, em seguida, apenas algumas das áreas para as quais a Klabin fornece seus produtos:

  • Nutrição animal;
  • Construção civil;
  • Cosméticos;
  • Higiene e limpeza;
  • E-commerce;
  • Eletroeletrônicos;
  • Minérios;
  • Alimentos e bebidas;
  • Químicos.

A preocupação com a matéria-prima

Como a base do seu negócio é a árvore, a companhia sempre é responsável pela origem de toda a matéria-prima. Dessa forma, ela virou referência global no manejo florestal e na redução dos impactos ambientais, preservando milhares de hectares.

Toda essa matéria-prima está licenciada para atender a demandas diversas, assim como o comércio de madeiras em toras para laminadoras e serrarias, atendendo mercados da construção civil e moveleiro.

A produção da Klabin papeis ainda conta com a produção de cartões e papéis com a própria celulose. A partir de sua expertise, ela obtém embalagens e produtos de alta qualidade, forte estrutura, excelente printabilidade e performance. Tudo de acordo com os padrões mundiais.

O reconhecimento do mercado

Atualmente, a Klabin está entre as companhias que mais apresentam a cultura da organização centrada pela autenticidade, transparência e confiança. Prova disso é seu reconhecimento por meio do Instituto Capitalismo Consciente.

Para acompanhar o reconhecimento de maior produtora e exportadora brasileira de papéis para embalagens, a Klabin ainda se destaca em pesquisas. Com isso, inédita no Brasil, uma pesquisa da USP destacou a importância da companhia como uma das mais humanizadas.

Tudo devido a suas práticas de responsabilidades que foram citadas por mil empresas, sem contar a opinião de clientes, seus colaboradores, investidores, entidades parceiras e fornecedores. Para tanto, essa pesquisa ainda reuniu casos de sucesso entre empresas nacionais que mantêm paixão e propósito alinhados aos negócios.

Ainda foram considerados valores como:

  • Ética;
  • Consciência ambiental;
  • Responsabilidade social;
  • Sustentabilidade;
  • Segurança;
  • Inovação.

As obras do Projeto Puma II

A empresa já está preparando as obras para iniciar a primeira fase do Puma II. Tal projeto resulta de um estudo com o objetivo de expandir organicamente a empresa através da construção de duas novas máquinas de papel em uma nova unidade.

De acordo com a empresa, as duas máquinas do projeto terão capacidade de produzir cerca de 920 mil toneladas de papéis Kraftliner por ano. Hoje, na unidade Puma, a gigante do papel produz cerca de 1,6 milhão de toneladas de celulose branqueada.

O projeto é ambicioso e será dividido em duas etapas. No cronograma elaborado, cada uma delas deverá durar 2 anos. A primeira máquina deve começar a ser construída em 2021. Já a segunda, por sua vez, tem o início da construção previsto para 2023.

Klabin

Klabin e a sustentabilidade

Recentemente, a companhia aderiu, de forma voluntária, ao ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável). Trata-se de uma iniciativa da ONU que une sociedade civil, setor privado e governos em busca de metas a favor do planeta. Os objetivos definem quais as aspirações e prioridades para a Terra até o ano de 2030.

Com isso, a oportunidade é eliminar a pobreza e deixar o mundo mais sustentável. Assim, a cultura da Klabin mostra sua capacidade de adaptação a mudanças e grande importância ambiental e econômica.

Além disso, a Klabin, desde o ano de 2014, integra o Índice de Sustentabilidade Empresarial. É, também, signatária do Pacto Global da ONU e do Pacto Nacional para Erradicação do Trabalho Escravo. Dessa maneira, fornecedores e parceiros de negócio precisam seguir os mesmos valores de ética, transparência e respeito aos princípios de sustentabilidade. E com isso, é claro, todos saem ganhando!

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo