Laca é conhecida secreção produzida por insetos que pode ser utilizada em diferentes acabamentos
Um dos acabamentos mais antigos do qual se tem conhecimento é a laca. Ela é feita de um tipo de secreção expelida por um inseto peculiar oriental.
Este inseto deixa a secreção nos galhos de figueiras da Índia. Posteriormente, a resina é colhida e purificada. O acabamento de laca é encontrado nos móveis antigos, que incluem cerâmicas chinesas e sarcófagos egípcios.
O que é laca?
Laca é uma forma de acabamento que surgiu na China em meados do século IV a.C., vindo do inseto de nome científico Coccus lacca.
Da mesma forma que outros tipos de vernizes naturais, ela é obtida de plantas anacardiáceas. Estas são pertencentes a uma família botânica bastante conhecida no nosso país por conta de suas árvores frutíferas, tal como a mangueira, por exemplo.
Atualmente, o acabamento fornece aos móveis um aspecto bastante sofisticado. Isso se deve à qualidade que provém da pintura: lisa, sem nenhuma mancha, mas com a aparência aveludada.
Quando se questiona o que é laca deve-se lembrar da técnica que proporciona maior durabilidade à peça. Isso ocorre porque há uma maior espessura de tinta que protege o MDF ou a madeira.
Dentro da laca podem ser escolhidos diversos tons obtidos por meio de cores primárias. A aplicação é feita em vários materiais. Alguns deles estão destacados em seguida:
- Metais;
- Madeiras;
- Ferros;
- Vidros.
Primordialmente existem dois tipos: a Nitro e a PU. A diferença está na quantidade de tempo que a tinta permanece no móvel.
Na PU, a resistência é um pouco maior, portanto, sua utilização se dá em objetos usados por longos períodos. Já com a Nitro ocorre o contrário: é usada nos itens com uma menor vida útil, por exemplo, em berços infantis.
O acabamento PU possui algumas subcategorias:
- Texturizadas;
- Lisas;
- Acetinadas;
- Foscas;
- Gofrato;
- Microtexturizadas;
- Brilhantes;
- Metalizadas;
- Incolores.
Como é feita a goma laca?
A goma laca é feita colocando flocos de laca de molho no álcool absoluto 90º. O álcool, misturado com uma quantidade de água, vendido nos mercados, não é apropriado.
Uma boa alternativa para quem deseja experimentar sua fabricação é usando o combustível etanol. A medida básica se dá com um litro do álcool e 100 gramas dos flocos. A preparação pode ser feita colocando os flocos em uma garrafa de plástico ou vidro e cobrindo com o álcool.
Deve-se sacudir bastante o recipiente hermeticamente fechado. O tempo de cura é de cerca de uma noite. Em seguida, coa-se com um tecido antes da aplicação.
Para que serve a laca?
Não há muitas respostas sobre para que serve a laca. Basicamente, serve de substituta do verniz. Além disso, pode ser usada na selagem de superfícies porosas no processo anterior à pintura.
Madeiras, cerâmicas e gessos, por exemplo, absorvem muita tinta. É por conta disso que, antes da pintura, aplica-se uma demão da laca para que menos tinta seja gasta. Na substituição do verniz, é indicado que se use a laca na peça, devendo ser a última aplicação.