Maçaranduba possui madeira forte e resistente às pragas

Inicio » Meio Ambiente » Maçaranduba possui madeira forte e resistente às pragas
28/06/2019 Por
Maçaranduba possui madeira forte e resistente às pragas

A árvore maçaranduba é bastante conhecida dentro da construção civil, principalmente devido à sua durabilidade. Trata-se de uma árvore comumente encontrada na região Norte. Possui coloração rosada e sua madeira é bastante forte e resistente.

A espécie maçaranduba é utilizada na construção de casas, estacas, pontes e ferrovias. Devido à sua dureza, então, deve-se tomar alguns cuidados durante o seu manuseio.

  1. O que é maçaranduba?
  2. Quais as características da maçaranduba?
  3. Como fazer uma muda de maçaranduba?
  4. Qual o uso da maçaranduba na construção civil?
  5. Como utilizar a madeira de maçaranduba?
  6. Acidentes no momento da serra
  7. Equipamentos de segurança para cortar a madeira de maçaranduba
  8. Qual o preço da madeira de maçaranduba?
  9. Durabilidade da madeira de maçaranduba
  10. Como cuidar da madeira de maçaranduba?
  11. Material para serrar a madeira maçaranduba
  12. Maiores benefícios da maçaranduba
  13. Maiores vantagens da madeira de maçaranduba
  14. Vitela ao molho de café
  15. Procura pela maçaranduba no mercado
  16. Onde encontrar a maçaranduba para aquisição?
  17. Qualidade da madeira maçaranduba
  18. Diferentes espécies de maçaranduba
  19. Dicas para comprar maçaranduba

Maçaranduba

O que é maçaranduba?

Maçaranduba é uma árvore que pertence ao gênero Manilkara, muito utilizada na construção civil. Ela possui uma madeira de cor rosada e bastante resistente, principalmente à umidade.

Especialistas garantem, inclusive, que a qualidade da madeira é inquestionável. Assim, devido à dureza do material, alguns tipos de prego não conseguem furá-la. Por causa de sua força e resistência, portanto, ela é utilizada como viga de sustentação em casas de madeira.

A árvore maçaranduba, também chamada de aparaiú ou parajú, é uma das principais espécies conhecidas o Brasil. Ela pode ser bastante alta, variando dos 20 a 50 metros de altura. Depois de processado, então, seu tronco ganha valor no mercado madeireiro.

Quais as características da maçaranduba?

A árvore é bastante utilizada no Brasil, principalmente na região Norte onde é mais comumente encontrada. Alguns detalhes específicos fazem parte desta planta, como o seu longo ciclo de vida. Conheça as características da maçaranduba:

  • É reconhecida, principalmente, por sua coloração amarelada na parte de baixo das folhas, assim como sua copa arredondada e aberta.
  • Sua casca possui fissuras e o tronco, então, é bastante ereto, podendo chegar a três metros de diâmetro.
    Seu fruto possui uma polpa carnosa e de gosto adocicado. Dentro dela, então, surgem algumas sementes, que podem rachar com facilidade.
  • As aves apreciam bastante as frutas da árvore.
  • A espécie floresce mais de uma vez ao ano. Entretanto, a época de maior floração é durante o outono, entre os meses de abril e junho.
  • Na primavera ela também costuma dar mais flores, entre os meses de outubro e novembro.

Como fazer uma muda de maçaranduba?

As mudas da maçaranduba podem ser produzidas através das sementes. Para isso, portanto, é necessário colocar as sementes para a germinação. Isso deve ser realizado em canteiros com sombra e substrato composto por matéria orgânica, assim como solo arenoso.

Após depositar as sementes nos canteiros, basta peneirar uma camada fina de solo sobre elas. Assim, elas irão germinar em um ou dois meses. É importante lembrar da irrigação no solo, que deve ser realizada duas vezes por dia.

Vale ressaltar que a taxa de germinação das sementes geralmente é baixa, por isso, o produtor já pode esperar por este resultado.

Qual o uso da maçaranduba na construção civil?

Falando especialmente da madeira de maçaranduba, vale reforçar que ela é bastante dura. Portanto, não é qualquer ferramenta que poderá trabalhar com estas peças. No momento da construção, então, é necessário estar preparado com ferramentas resistentes e fortes.

Outro ponto curioso sobre o material é que a madeira muda de cor em contato com o ar; assim, ocorre uma leve escurecida na peça. É bastante utilizada na produção de estacas, vigas, em ferrovias e pontes.

A maçaranduba também é resistente ao ataque de fungos, umidade, assim como os cupins. Na hora do acabamento, a dica é utilizar produtos que não sejam à base de água.

Como é possível observar, a maçaranduba possui características muito peculiares e que a tornam um tipo único de madeira. Ademais, demonstra ter imensa utilidade em diversos setores da construção.

Ainda assim, demais informações sobre essa árvore e também sua madeira que é plenamente utilizada, fazem total diferença na hora de procurá-la. Afinal, muito mais do que a árvore, a sua madeira como um todo também é algo que possui características distintas de muitos outros tipos, fazendo com que muitas pessoas sintam-se curiosas para descobri-las.

Como utilizar a madeira de maçaranduba?

A madeira maçaranduba tem um jeito especial de ser utilizada. Afinal, como foi possível notar anteriormente, ela possui uma dureza diferenciada e que faz com que seja um pouco mais difícil de serrar e manusear. Isso exige, como já dito, um equipamento diferenciado.

Serrá-la, inclusive, é um dos fatores de maior dificuldade por parte de muitas pessoas. O fato é que, conforme mencionado, a sua árvore pode atingir cerca de 50 metros de altura. Além dos 50 metros muito bem distribuídos, também pode chegar a atingir um diâmetro que pode ir de 60 a 120 km.

Logo, ela se mostra ser bem maior do que muitas pessoas pensam. Por conta disso, a madeira de maçaranduba se torna muito requisitada, já que possui tanta dureza e resistência. No entanto, para consegui-la, muitas vezes é preciso contar com mais de uma pessoa.

Um dos maiores fatores que colaboram para a sua força e tamanho é que sua árvore, por si só, é considerada uma das maiores da Amazônia. Por conta disso, para utilizá-la, será necessário contar com equipamentos de pleno funcionamento, com força elétrica o suficiente para extraí-la.

Maçaranduba

Acidentes no momento da serra

Além de equipamentos que apresentem uma potência fortíssima, um dos requisitos para serrar a madeira de maçaranduba é, também, ter uma técnica adequada para tal. Isso porque, para serrá-la, é preciso muito mais de jeito do que somente força.

Além disso, é muito comum que ocorram acidentes de trabalho envolvendo essa árvore. Isso faz com que seja extremamente arriscado fazer o processo de maneira descuidada e sem nenhum conhecimento sobre ela.

Assim, além do maquinário e técnica, também recomenda-se entender e conhecer qual o tipo de árvore que está tentando trabalhar.

Equipamentos de segurança para cortar a madeira de maçaranduba

Para cortar não somente a maçaranduba, mas também qualquer outra madeira, é altamente indicado a utilização de equipamentos de segurança. Isso porque sempre há um risco muito alto de que algum tipo de farpa ou demais resíduos possam fincar na pele ou atingir os olhos de quem está realizando o processo.

Dessa forma, indica-se fortemente que o responsável por cortar a madeira de maçaranduba esteja devidamente equipado com os óculos de segurança. Esses óculos podem ser encontrados em um material muito semelhante ao acrílico.

A intenção é que nenhum resíduo da madeira salte nos olhos. Muitos profissionais, na intenção de garantir uma proteção mais adequada, acabam utilizando-se de máscaras e demais acessórios que garantem maior proteção ao rosto.

Qual o preço da madeira de maçaranduba?

A madeira de maçaranduba pode ser encontrada no mercado por diferentes preços, já que isso depende de diversos fatores. Um desses fatores, por exemplo, é para qual finalidade ela será utilizada.

Entre outros fatores, também há a região em que ela é adquirida, tamanho, etc. Em geral, esse tipo de madeira pode ser encontrado da seguinte forma:

  • Ripas de 5×2: cerca de R$ 3,00 cada
  • Vigas de 20×6: R$ 40,00 cada

É importante frisar que esse valor se deve à madeira bruta de maçaranduba. Por conta disso, é importante ficar muito atento e saber reconhecê-la, já que é comum encontrar determinados comerciantes que podem vender algum outro tipo semelhante de madeira fazendo com que se passe pela maçaranduba.

Durabilidade da madeira de maçaranduba

Entre as maiores características da madeira de maçaranduba, está o fato de ela ser extremamente durável e resistente. Um dos problemas mais enfrentados por quem gosta de madeiras, seja em móveis, casas ou qualquer outro objeto, é o ataque de cupins e fungos apodrecedores.

Por exemplo, é muito comum notar que varandas de madeiras que não estão devidamente tratadas, ou não são feitas de madeiras de boa qualidade, apresentam uma facilidade muito maior de apodrecer com o tempo.

Dessa forma, começam a apresentar uma textura um tanto quanto macia, mole e com pedaços caindo. Essa é a típica madeira que está apodrecendo devido às intempéries do tempo e demais fatores que podem causar a sua “morte” prematura.

Isso, felizmente, está longe de acontecer com a madeira de maçaranduba. Afinal, como já dito, é muito resistente. Entretanto, a sua resistência tem níveis diferentes.

Por exemplo, em relação às mudanças climáticas, a madeira de maçaranduba é realmente resistente. Isso porque ela apodrece somente na superfície. Logo, o seu miolo se mostra totalmente intacto.

Já em relação aos cupins, por exemplo, apresenta uma resistência moderada. Em contrapartida, quando se fala sobre xilófagos marinhos, ela possui, infelizmente, uma resistência extremamente baixa.

Maçaranduba

Como cuidar da madeira de maçaranduba?

Mediante essas informações, muitas pessoas se mostram curiosas sobre como cuidar da madeira de maçaranduba. Aliás, as madeiras em si costumam dar muito trabalho para os indivíduos que possuem um apreço diferenciado por elas.

Mesmo que possuam um fortíssimo apelo estético e uma aparência acolhedora e um tanto quanto intimista, as madeiras costumam precisar de cuidados e produtos específicos para que se mantenham devidamente em dia com a sua qualidade.

Por conta disso, é possível encontrar no mercado uma série de vernizes anti-cupins que funcionam de ótima forma para proteger a superfície. Esses vernizes podem ser passados em toda a residência ou por toda a superfície do objeto em questão.

No caso de utilizar a madeira de maçaranduba para determinada finalidade, mesmo que ela seja resistente na superfície e já esteja devidamente envernizada com produtos que não possuem água, é importante tentar mantê-la longe de mudanças climáticas excessivas.

Afinal, mesmo que ela apresente maior resistência no seu miolo, deixar sua superfície apodrecer pode fazer com que ela perca valor e, ainda mais, adquira uma aparência desleixada e que anula a sua beleza natural.

Material para serrar a madeira maçaranduba

É comum que muitas pessoas se sintam perdidas na hora de serrar a massaranduba madeira. Até mesmo quem possui experiência pode apresentar dúvidas na hora de escolher o material certo de trabalho, já que a resistência que ela porta faz com que, de fato, muitos duvidem da qualidade de seus instrumentos de trabalho.

Dessa maneira, uma das sugestões mais eficientes é a serra 61. Esse modelo é extremamente utilizado para realizar o abate e corte de toras que necessitam de elevada potência para que o trabalho seja devidamente desempenhado.

Uma das maiores vantagens de utilizar os equipamentos corretos para serrar as madeiras desejadas, sem dúvida, é o conforto que oferecem, bem como a facilidade para realizar a extração.

Maiores benefícios da maçaranduba

Além de a sua madeira ser utilizada para uma série de finalidades, a maçaranduba também mostrou que suas folhas podem ajudar em diversos aspectos. Em suma, muitas árvores portam benefícios curativos e relaxantes para o corpo humano.

No entanto, é sempre indicado ter cuidado na hora de consumi-las, já que muitas podem se tornar tóxicas quando a ingestão é exacerbada. De qualquer maneira, a maçaranduba atua diretamente em uma das doenças mais comuns entre a população: as DSTs.

Por conta das relações íntimas sem a devida proteção ou por fatores genéticos, é comum encontrar pessoas que portam algum tipo de doença relacionadas às DSTs. Uma das maiores surpresas de pesquisadores foi descobrir que justamente a maçaranduba pode ajudar nesses problemas, como veremos mais à frente.

Maiores vantagens da madeira de maçaranduba

Assim como outros tipos de madeira, a madeira de maçaranduba oferece ótimas vantagens para todos aqueles que a utilizam. Até mesmo porque, como é possível observar, oferece, de fato, uma porção de fatores diferenciados e que a tornam única.

Isso faz com que ela seja uma das principais escolhas de pessoas que procuram por madeiras de uma qualidade superior e uma resistência diferente das demais. Dessa forma, é possível citar os seguintes aspectos positivos:

  • Alta resistência;
  • Longa durabilidade;
  • Aspecto visual agradável;
  • Madeira com toque diferenciado;
  • Valorização no mercado.

Maçaranduba

Maçaranduba como folha curativa

A partir do momento em que descobriu-se o poder curativo e de aliviar sérios problemas relacionados às DSTs, a procura pela maçaranduba aumentou consideravelmente. Com a intenção de preparar o chá ou vender a sua madeira por um preço maior do que o normal, muitos indivíduos saíram à procura dessa árvore.

De fato, sabe-se o quanto determinados remédios podem ser prejudiciais para a saúde humana e que, até mesmo, podem causar o efeito rebote com o passar do tempo. Por conta disso, as folhas da massaranduba mostraram grande eficácia em alguns aspectos.

Ainda assim, mesmo que tenha descoberto as propriedades curativas, as suas folhas ainda se encontram em fases de teste para verificar quais as formas corretas de consumi-las para que o tratamento seja realizado da forma adequada e correta.

Porém, isso já foi o suficiente para que muitas pessoas decidissem se medicar por conta própria com a folha da árvore. Essa, no entanto, não é a melhor atitude a se tomar, já que ela pode causar alguns níveis de intoxicação no corpo humano.

Procura pela maçaranduba no mercado

A partir do momento em que ocorre o corte, a madeira da maçaranduba começa a ser valorizada no mercado madeireiro. Como possui uma série de consumidores à espera dessa madeira, fica fácil encontrar compradores e demais interessados.

É importante ressaltar que a maçaranduba também é muito procurada por conta dos aspectos curativos da sua folha. Isso faz com que se torne ainda mais valorizada após a descoberta.

Onde encontrar a maçaranduba para aquisição?

Como se trata de um tipo de madeira um tanto quanto raro em algumas regiões, nem sempre é muito fácil localizá-la, principalmente em locais onde a árvore de maçaranduba não é algo comum e conhecido.

Ainda assim, para quem deseja comprá-la, o mais indicado é falar com madeireiras que possuam formas de consegui-la.

Qualidade da madeira de maçaranduba

Um dos motivos pelos quais ela é tão procurada, é o fato de apresentar um acabamento de altíssima qualidade, principalmente quando aliada à utilização de vernizes para ambientes externos. Por conta disso, combina perfeitamente com decks, varandas e áreas de lazer para residências.

Quando aliada ao verniz, como dito anteriormente, a madeira de maçaranduba tende a ressaltar de forma natural e bela a sua cor, tornando-se, muitas vezes, um tanto avermelhada. No entanto, isso agrega um bom nível de beleza e pode apresentar vantagens quando comparada com outros tipos de madeiras.

Muitos indivíduos, após a instalação da madeira de maçaranduba, acabam enceirando-a a fim de garantir ainda mais brilho. Dependendo do tipo de verniz que foi aplicado, isso é possível e pode até potencializar o efeito exótico e elegante que ela agrega ao ambiente.

Mesmo com vernizes de muitas tonalidades, uma grande parte dos consumidores acaba optando por cores avermelhadas para dar um efeito de maior contraste no ambiente.

Diferentes espécies de maçaranduba

A maçaranduba possui diversas espécies espalhadas. Essas espécies, muitas vezes, apresentam a madeira com uma aparência extremamente semelhante e isso pode causar um pouco de confusão em quem não tem experiência no assunto.

Ainda assim, grande parte das espécies dessa árvore possui madeiras de boa qualidade, mas nenhuma como a maçaranduba tradicional.

Dicas para comprar maçaranduba

Como ela possui diferentes espécies, a intenção é sempre realizar uma pesquisa intensa sobre todas elas para, na hora da aquisição, saber o que exigir e ter informações importantes sobre o produto que está sendo adquirido.

Afinal, é importante saber reconhecer a sua textura, coloração e demais características. Como já mencionado, uma das principais características da árvore de maçaranduba é a leve alteração em relação à sua cor logo que ela é cortada. Logo, esse pode ser um indício de que, de fato, a madeira escolhida está sendo a da árvore de maçaranduba.

De qualquer maneira, ela apresenta ótimas características e pode demonstrar seus benefícios a médio e longo prazo, já que é notável a praticidade em mantê-la, ainda mais quando tratando-a com os produtos adequados.

Assim, a maçaranduba se torna a principal opção de quem procura vender a sua madeira para obter ótimos lucros, como também as pessoas que procuram-na para aquisição.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo