Laranja lima é o produto mais comercializado no Ceagesp
A produção de laranja lima em Alagoas, boa parte se concentrando no Vale do Rio Mundaú, é uma das maiores do país.
Os números de produção de laranja lima tiveram uma recuada em 2017 no estado devido à turbulência econômica e estiagem. Mas o ritmo tem sido de franca retomada, com alta de até 20%; e cerca de 16% do total de toneladas de laranja comercializadas no Ceagesp foram do tipo lima.
O que é laranja lima?
Laranja lima é um fruto que é uma variante da laranjeira Citrus sinensis. Seu nome científico é Citrus ourantifolia e pertence à família botânica Rutaceae.
A planta se origina do sudoeste asiático e tem como características arbustos de até quatro metros de altura, folhas alongadas e com bordas denteadas.
As folhas da espécie são grandes e comestíveis. O aspecto é róseo. A sua frutificação ocorre no inverno.
A fruta é considerada doce e apresenta quantia razoável de calorias. É alongada, apresentando entre seis a vinte centímetros de comprimento. A aparência do fruto é amarelo-esverdeada, mas o amarelo se destaca devido à sua intensidade.
Quanto à casca da laranja lima, ela tem aspecto grosso e também é um pouco rugosa.
A sua polpa é esverdeada e comestível, apesar de amarga. Recomenda-se consumi-la após lavá-la bem para retirar qualquer resíduo que possa afetar a saúde.
É tida como uma fruta de excelentes qualidades nutricionais, que proporciona diversos benefícios para a saúde.
Mas, sem dúvida, o que a torna atrativa para muitos brasileiros, sendo uma das frutas mais populares, é o seu gosto delicioso e a versatilidade. Afinal, a laranja lima pode ser consumida de várias formas. Desde o clássico suco de laranja, in natura ou implementada em diversas receitas culinárias que podem ser simplesmente deliciosas.
A diferença para a laranja comum
E qual seria a diferença da laranja lima para a mais tradicional e de largo consumo no Brasil? Além, claro, da aparência, pois como apontado acima, a versão lima tem aspecto mais amarelado, esverdeado do que a tradicional. Mas fora essa questão de aparência a diferença não é muita e se concentra mais no sabor.
A lima é considerada um pouco mais doce. Ela pertence à mesma família dos tipos de laranja bahia, pera e seleta. Estas são consideras as laranjas doces, por isso, muito apreciada no preparo de sucos e doces. A outra ramificação abrange as laranjas dos tipos mais ácidos, como a laranja azeda, por exemplo.
Benefícios da laranja lima
Como você bem sabe, a laranja lima, e toda e qualquer laranja, é rica em vitamina C. Mas essa é apenas uma de suas propriedades. Afinal, laranjas concentram grande dose de proteínas, fibras, cálcio, lipídios, ferro, magnésio, potássio, entre outros nutrientes.
E claro que esse conjunto proporciona grandes acréscimos ao quadro de saúde de seus consumidores.
O benefício mais imediato e conhecido é o papel de tonificante. Assim, a fruta aumenta a imunidade do corpo, protegendo-o contra as ações de vírus e bactérias.
A laranja lima é um recurso eficaz para combater a anemia. Apesar de não ser rica em ferro, compensa por ser rica em ácidos orgânicos, como ácido ascórbico (a famosa vitamina C) e ácido cítrico. Ácido cítrico, aliás, que é uma ótima prevenção contra pedra nos rins.
Uma das substâncias da laranja lima, os flavonoides, podem ter efeitos protetores para o coração.
Por combater radicais livres, o consumo de laranja combate o envelhecimento precoce e o surgimento de doenças crônicas. É também rica em vitaminas do complexo B, o que significa que é uma excelente fonte de energia.
Os benefícios da laranja lima abrangem também problemas de pele como dermatite e acne. Isto porque o óleo baseado no fruto ajuda a curar essas doenças, além de deixar a pele mais lisa e cheirosa.
Por ser menos ácida e ter sabor adocicado e suave, é recomendada para quem tem problemas digestivos e também para crianças.
Laranja lima no Brasil
Segundo dados da Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (Ceagesp), referentes a 2017, foram comercializadas 289.420,85 toneladas de laranja. Desse montante, a laranja pera representou 73% das vendas, seguida por:
- Laranja lima 16%;
- Laranja-bahia: 3,33%;
- Laranja seleta: 3,23%.
As cidades que mais enviaram o produto para a companhia foram Limeira (SP), respondendo por 38% do total, e Porto Feliz (SP), com 21%.
Um dos maiores produtores de laranja lima no Brasil é o estado de Alagoas, que também ocupa boa posição na produção de laranja em geral.
A maior parte da produção alagoana se concentra na Região do Vale do Mundaú, área que depreende as cidades de Branquinha, Ibateguara, São José da Laje, União dos Palmares e Santana do Mundaú.
Há mais de 60 anos, a produção de laranja movimenta a economia local. Estima-se que a produção de toneladas por ano de laranja lima na região já tenha atingido 220 mil toneladas, com lucro de 139 milhões de reais.
Em 2017, a região enfrentou dificuldades com a produção da laranja devido ao problema da estiagem que dificultou a safra. Esperava-se colher 30 mil toneladas, mas se colheu apenas 18 mil, número 40% inferior em relação a 2016.
Mas essa ocorrência não representa o cenário de momento, que é de recuperação, pois neste mesmo ano a produção total de laranjas teve alta de 20% em comparação a 2016.
Tipos de laranja
Existem vários tipos de laranja, umas que pertencem a uma família de laranjas doces e outras de azeda. Algumas das principais variedades serão apresentadas a seguir.
Laranja pera
É um tipo menor, em tamanho, comparado às outras. Perde apenas, nesse quesito, para a laranja-vermelha. No entanto, é mais adocicada, por isso, mais indicada para preparo de sucos e consumo in natura.
Laranja-bahia
Por não ter sementes, é o tipo mais usado em saladas. A casca é amarelada e fácil de ser retirada.
Laranja da terra
Por ser amarga e pequena, é indicada para fins medicinais ou para o preparo de geleias.
Laranja vermelha
É famosa por apresentar interior avermelhado e ser menor que as de outros tipos.
Laranja seleta
Guarda semelhanças com o tipo laranja-bahia. É também amarelada, entretanto é menos ácida. A polpa dessa laranja é bem saborosa; embora não seja considerada tão doce quanto a laranja lima.