Porosidade do solo é fator de importância na agricultura

Inicio » Agricultura » Porosidade do solo é fator de importância na agricultura
09/08/2020 Por
Porosidade do solo é fator de importância na agricultura

Contar com a porosidade do solo ideal é muito importante para as produções agrícolas

Fundamental para condicionar o comportamento físico e hídrico do solo, a porosidade deve ser observada com atenção pelos especialistas em agricultura. As condições influenciam totalmente os processos realizados no solo, reduzindo ou aumentando a capacidade de rendimento. A influência da distribuição dos poros é total no resultado de uma colheita.

Por isso, é muito importante ficar de olho não só na vegetação natural, mas também em toda a camada superficial presente no espaço. Verificar a condutividade hidráulica e outros aspectos é o segredo para descobrir se a porosidade do solo poderá atrapalhar o seu trabalho.

porosidade do solo

O que é porosidade do solo?

Porosidade do solo consiste no volume de áreas abertas (chamadas de poros) entre os grãos sólidos do solo. Desta forma, é possível verificar quanta água fica retida naquele espaço e qual o período em que ela permanece por lá. Esta característica é fundamental para saber se o solo é útil para uma infinidade de plantios.

Por meio deste estudo, você consegue descobrir qual é o fluxo líquido daquele solo, que é calculado por meio do tamanho dos poros e da quantidade em que eles estão presentes no espaço. É isso que define se o solo possui ou não uma alta permeabilidade. Quando menor a quantidade de poros, mais lenta será a absorção do solo diante da água, tornando o processo mais lento.

Além disso, também é possível encontrar locais com permeabilidade zero. São espaços em que não há passagem de líquido, pois mesmo que haja vários poros, eles não se conectam entre si.

Ter uma infinidade de poros isolados não ajuda a construir um ambiente propício para a colheita. Ou, por exemplo, o caso da argila, em que existem poros muito pequenos.

porosidade

Fatores que auxiliam o desenvolvimento da produção

Independente do solo, são quatro os fatores que influenciam diretamente no desenvolvimento de um plantio. São eles: temperatura, difusão de oxigênio, resistência mecânica e presença de água.

Mas o último quesito reserva um obstáculo: independente da presença da água, é necessário que o solo tenha a habilidade de retenção para absorver os nutrientes, gerando energia própria.

Uma das ferramentas que podem ajudar na porosidade e permeabilidade do solo é a drenagem, que auxilia na retirada da água em excesso caso seja aplicada uma quantidade maior do que a necessária.

porosidade

Mas é preciso entender a porosidade do local para definir esta quantidade mínima. Controlar este parâmetro é primordial para que o transporte de nutrientes aconteça de forma natural.

Pode parecer que a umidade excessiva é positiva para a realização do plantio, mas isso nem sempre é verdade. O excesso de água pode deixar as plantas mais frágeis, além de renderem uma deficiência nutricional em sua composição. A presença do oxigênio também deve ser fortemente monitorada, evitando problemas posteriores.

A difusão do oxigênio também acontece por meio dos poros, sendo 10 mil vezes mais rápida do que a distribuição de água. Dessa forma, a porosidade influencia diretamente na difusão de oxigênio principalmente por meio da propriedade da água.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo