Leite de aveia é excelente substituto do leite de vaca

Inicio » Agronegócio » Leite de aveia é excelente substituto do leite de vaca
02/12/2020 Por
Leite de aveia é excelente substituto do leite de vaca

Leite de aveia é menos calórico e favorece a digestão. Ele está dentro do grupo de leites classificados como “leites vegetais”, embora essa definição não seja correta, pois o único leite possível é a secreção nutritiva de glândulas mamárias, vacas em destaque. Os chamados leites vegetais nada mais são do que um extrato vegetal dos alimentos no qual se baseiam.

Substituir o leite de vaca pelo leite de aveia pode ser uma boa alternativa em termos calóricos e principalmente para quem sofre de intolerância à lactose ou outras substâncias presentes no leite. No entanto, não é recomendada a substituição total e nem mesmo a parcial é indicada para todos os públicos.

Leite de aveia

O que é leite de aveia?

Leite de aveia é um extrato vegetal derivado do cereal conhecido como aveia. Pelo fato do cereal ser hidratado, batido e coado, esse extrato consegue preservar uma fração dos nutrientes da aveia e, consequentemente, proporcionar aos seus consumidores os principais benefícios gerados pelo consumo in natura.

É também menos calórico que a versão de origem animal, portanto, mais leve, e ainda se mostra como a opção mais econômica de produzir leite devido à aveia ser de baixo custo. Acaba sendo uma alternativa a outro tipo de leite vegetal também muito usado como substituto do tipo mais comum, o baseado em soja, que tem como desvantagem o seu custo.

O leite de aveia é uma excelente opção para os veganos que renegam o consumo de alimentos e materiais que tenham origem na exploração animal. Certamente, pessoas intolerantes à lactose são outras que se beneficiam com a produção à base de cereal.

Os benefícios do leite de aveia

A lista dos benefícios do leite de aveia vai além da questão econômica, ideológica ou da necessidade de evitar o consumo de determinados ingredientes. Os benefícios se concentram principalmente em termos nutricionais.

Como dito acima, o extrato produzido à base do cereal consegue preservar uma fração de seus principais benefícios para o organismo humano.

Destacamos as vitaminas e minerais, como as vitaminas do complexo B e E, potássio, zinco, cobre, manganês e ferro.

Colocamos em destaque, também, o fato de ter baixas calorias, em comparação ao leite mais usual na mesa dos brasileiros, e de ter muitas fibras, que colaboram para quem está preocupado com o peso na balança.

As fibras provocam efeito de saciedade, sensação de corpo satisfatoriamente nutrido, mesmo consumindo volume de calorias menor do que o necessário para o padrão.

Isso ocorre porque as fibras, ao terem contato com o suco gástrico no sistema digestivo, acabam formando uma espécie de gel no estômago, que se expande, causando a sensação de “barriga cheia”.

Outra vantagem dos alimentos ricos em fibras é que elas têm uma alta capacidade de absorção de enzimas nocivas para a digestão do organismo, além de não se dissolverem. Desse modo, conseguem ser expelidas do organismo integralmente e levando consigo os agentes nocivos e descartáveis.

Tal ação tem como efeito aliviar a prisão de ventre e facilitar a digestão. Conta também a favor o fato de ter pouca gordura.

Mais uma vantagem são os seus carboidratos de absorção lenta. O benefício de ter tais carboidratos é que eles evitam picos de glicose no sangue, de grande ajuda para controlar a diabetes.

Leite de aveia

O leite de aveia pode substituir totalmente o leite de vaca?

Não. Não é recomendável. Apesar de ser uma opção também saudável, com menos calorias e rica em nutrientes, o grande problema do leite de aveia é o cálcio.

Como vimos acima, esse leite tem cálcio, mas em proporção bem menor em comparação ao tradicional leite de vaca. Este, por sinal, se destaca por ter proteínas de alto valor biológico, ou seja, são melhores absorvidas pelo corpo.

Considerando que o cálcio é um mineral fundamental para o desenvolvimento de crianças e adolescentes, para a formação óssea dos seres, trocar um leite rico nesse nutriente por outro com uma carga bem menor certamente não é um bom negócio.

Nesse caso, não é recomendado a substituição?

Não é bem assim, pois há de se avaliar caso a caso. O ideal é que se consuma todo tipo de leite para ter uma alimentação variada.

O que recomendamos é que se você não for intolerante a lactose ou glúten, continue a consumir leite de vaca, mas reduza seu consumo substituindo-o pelo de aveia em situações específicas.

Por exemplo, para fazer uma vitamina ou suco, use o leite de aveia no lugar do de vaca.

Considere também a idade. Se for criança ou adolescente, é melhor se concentrar no leite de origem animal. Passada essa fase, pode alternar o consumo.

Tipos de leite

Os principais tipos de leite:

  • Leite integral (sem remoção de gordura);
  • Leite semidesnatado (remoção de 50% de gordura);
  • Desnatado (remoção total de gordura);
  • Leite de cabra;
  • Leite vegetal.

Leite de aveia

Como fazer leite de aveia?

Simples, rápido e econômico. É a primeira resposta a se dar sobre como fazer leite de aveia.

Os ingredientes necessários:

  • Três (03) xícaras de água;
  • Duas (02) xícaras de chá de aveia (em flocos);
  • Uma (01) colher de chá de essência de baunilha.

O preparo:

  1. Deixe a aveia na água, de molho, por uma noite;
  2. No liquidificador, coloque todos os ingredientes e bata-os por pelo menos cinco minutos;
  3. Feita a mistura, coe com o auxílio de um pano limpo ou, se preferir, uma peneira bem fina;
  4. Depois, leve à geladeira. Poderá adicionar açúcar ou essência de baunilha se for do seu gosto.

O leite de aveia pode ser consumido em até 3 dias.

Creme de leite de aveia

Para os que desejam uma produção mais requintada, segue uma receita de creme de leite de aveia.

Os ingredientes necessários:

  • Três (03) xícaras de água;
  • Um oitavo (1/8) de colher de sal;
  • Meia (1/2) xícara de aveia em flocos (finos);
  • Duas (02) colheres de sopa de óleo de vegetal neutro (como o de uva).

Para preparar o creme de leite de aveia com esses ingredientes, siga as instruções:

  1. Em uma tigela, coloque a aveia em flocos e cubra com uma xícara de água (quente). Deixe de molho por duas horas no período noturno;
  2. Coloque a aveia hidratada no liquidificador com o restante dos ingredientes, inclusive as xícaras de água;
  3. Bata por cinco minutos ou até o creme ficar homogêneo e depois coe com o auxílio de um pano limpo;
  4. Armazene em um pote fechado e coloque na geladeira.

Quanto mais fresco o creme de leite de aveia, melhor será o consumo, mas ele pode ficar armazenado de cinco dias a uma semana.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo