Leite de banana pode ser uma opção econômica e nutritiva

Inicio » Agronegócio » Leite de banana pode ser uma opção econômica e nutritiva
10/01/2021 Por
Leite de banana pode ser uma opção econômica e nutritiva

Rico em potássio, o leite de banana pode ser ótima opção para o lanche e até integrar algumas receitas. Na verdade, a banana por si só é uma fruta saborosa e saudável, prática para comer em qualquer lugar. Seu sabor levemente adocicado garante que seja uma das frutas mais consumidas no mundo todo. O que nem todos conhecem, é o potencial da fruta para alguns preparos, além do consumo in natura.

Consumir o leite de banana é uma forma diferente de consumir a fruta e ainda assim aproveitar seus benefícios e nutrientes. A banana é uma fruta popular em todo o mundo, sendo muito produzida no Brasil inclusive, que é o quarto maior produtor mundial da fruta. Aqui, é cultivada em cerca de 500 mil hectares e com uma colheita anual em torno de 6,5 milhões de toneladas.

leite de banana

O que é leite de banana?

O leite de banana é considerado um dentre os vários tipos de leite vegetal, ou seja, que não é de origem animal. O consumo dos leites vegetais vem ganhando cada vez mais espaço na mesa dos brasileiros por diversos motivos, desde alergias e intolerâncias aos leites de origem animal e até como opção vegana.

Dessa forma, o leite vegetal é uma excelente alternativa, pois além de saborosos são muito nutritivos. Além do leite de banana, há, por exemplo, o leite de soja, de amêndoas, de amendoim, leite de aveia, leite de coco, leite de arroz, dentre outras opções.
Esses tipos de leite, incluindo o de banana, trazem inúmeros benefícios para a saúde, dentre os quais podemos destacar:

  • apresentam menos calorias do que o leite de vaca, por exemplo;
  • não contém colesterol;
  • contém muitas vitaminas;
  • não contém glúten.

Como fazer leite de banana?

O leite de banana, assim como a fruta, é rico em ferro e potássio. Apesar de ainda não ser tão conhecido, é uma boa opção para variar o cardápio e até utilizar em algumas receitinhas, já que pode ser feito em casa e sem custos elevados.
No preparo da maioria dos leites vegetais, é preciso deixar o alimento em questão de molho – como no preparo do leite de soja ou amêndoas por exemplo. No caso da banana, isso não é necessário, sendo um processo ainda mais rápido e prático.
Porém, é preciso congelar a banana que será utilizada no preparo.

Confira a receita:

  • 1 banana congelada;
  • 1 xícara de água;
  • 1/4 de colher de chá de canela em pó;
  • 1 pitada de sal.

leite de banana

Em seguida, é só bater todos os ingredientes no liquidificador, até tornar-se líquido e espumoso. Se preferir, ainda é possível acrescentar algumas gotas de essência de baunilha. Não acrescente açúcar, tendo em vista que a banana já é uma fruta adocicada. Deve ser consumido imediatamente após o preparo, bem geladinho.

Dessa forma, o leite de banana pode ser uma boa opção para ser consumido como lanche, sendo rico em carboidratos e baixíssimo teor de gordura. Além disso, o consumo pode ser feito em forma de vitaminas, smoothies e shakes, combinando com frutas, aveia e chia, por exemplo.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo