6 benefícios da banana que tornam a fruta ainda mais interessante

Inicio » Agronegócio » 6 benefícios da banana que tornam a fruta ainda mais interessante
23/04/2020 Por
6 benefícios da banana que tornam a fruta ainda mais interessante

Os benefícios da banana são diversos, assim como as espécies do fruto

Os benefícios da banana são tão populares quanto a fruta, uma das mais cultivadas e consumidas do mundo. A sua produção está mais concentrada em regiões tropicais e subtropicais e um dos motivos de sua rápida propagação é o fato de se reproduzir de forma assexuada.

A produção dos frutos ocorre durante o ano todo e a variedade de espécies da planta que origina a banana chega a mais de 100. Além do gosto doce e agradável, os benefícios da banana colaboram para a sua popularidade no mundo todo.

benefícios da banana

O que é banana?

Banana é uma das frutas da bananeira, espécie de planta chamada Musa sp, e que integra a família Musaceae.

Nativa do continente asiático, a banana tem crescimento na forma de cachos, casca amarela de fácil descasque e as não selvagens não têm sementes.

Enquanto verde, a fruta é rica em uma substância chamada amido, de gosto forte e adstringente. Mas, ao amadurecer, ela se modifica, tornando-se doce e a substância carnosa amolecida.

Sua reprodução ocorre de forma assexuada e se prolifera com maior facilidade em regiões tropicais e subtropicais. Por esse motivo, o Brasil é um dos países que mais produzem banana no mundo e que tem o consumo interno volumoso, colocando a fruta como uma das mais populares e frequentes na cozinha brasileira.

Existem diversos tipos de banana. Aliás, as variedades ultrapassam uma centena.

Os benefícios da banana são provocados em razão dos diversos nutrientes que a formam. Veja a seguir quais são os nutrientes da banana.

Nutrientes e propriedades da banana

A maioria das bananas é composta por água e carboidratos, pouquíssima proteína e quase não tem gordura. Além disso, cada uma contém cerca de 105 calorias, sendo por isso propícia para integrar dietas, desde que não se exagere em seu consumo.

A quantidade de propriedades da banana é numerosa, tornando-a um dos frutos mais balanceados que existem. É rica em vitamina B6, vitamina C, potássio, magnésio e cobre.

Outros nutrientes de destaque são:

  • Manganês;
  • Fibra;
  • Proteína;
  • Gordura;
  • Carboidratos líquidos.

benefícios da banana

Para que serve a banana?

A banana é uma das frutas mais versáteis, pois pode ser consumida de forma fresca, cozida, frita, assada ou desidratada. Além disso, a banana pode ser misturada a outros alimentos ou complementar bebidas e, ainda por cima, se transformar em farinha.

Outras das aplicações que responde para que serve a banana é a utilização em receitas de bolo, geleias e pães doces.

Mas, além de servir como complemento de outras receitas e manter o corpo bem nutrido, a banana proporciona vários benefícios ao organismo de seus consumidores.

6 principais benefícios da banana

1. Regulação dos níveis de açúcar

Um dos benefícios da banana é o de auxiliar o controle dos níveis de açúcar no sangue. A fruta tem baixo índice glicêmico, não causando elevação dos picos nos níveis de açúcar no sangue. Contudo, essa estabilidade ocorre com pessoas plenamente saudáveis.

Quem sofre de diabetes deve evitar consumir as bananas mais maduras, pois apesar do baixo índice glicêmico, não deixam de ter açúcar.

São duas as fibras responsáveis por impedir a disparada do índice glicêmico: pectina e amido resistente.

2. Antioxidantes

A banana é rica em antioxidantes como dopamina e catequinas. Mas a dopamina não chega a interferir no humor de seus consumidores, atuando mesmo como um antioxidante.

No entanto, isso não deixa de ser vantagem, pois tais substâncias são creditadas como responsáveis por evitar o desenvolvimento de doenças cardíacas e degenerativas.

Os antioxidantes, por exemplo, evitam o envelhecimento precoce da pele ao combater os chamados radicais livres, células de formação defeituosa que tentam se recompor envolvendo-se com células bem constituídas, atrapalhando, desse modo, o desempenho de suas funções.

A consequência é o risco de se desenvolver distúrbios perigosos como doenças crônicas, cânceres e aceleração do envelhecimento.

3. Ajuda na digestão

Outro dos benefícios da banana é o de melhorar a digestão de alimentos. A fruta é composta por fibra dietética de amido resistente e pectina, como vimos.

O amido não é digerido pelo organismo e, por esse motivo, chega de maneira integral no intestino. Serve como alimento para micro-organismos que são benéficos à nossa flora intestinal.

4. Potássio é bom para a saúde renal

Sabe o que é bom para os rins? Potássio! E, como vimos mais acima nas propriedades da banana, a fruta é rica nesse nutriente. Além de ser benéfico para a saúde renal, o potássio colabora para o controle da pressão arterial.

Estudos mostram que consumir banana ao menos 4 vezes na semana diminui em 50% a possibilidade de se vir a desenvolver doenças renais. Essa avaliação é feita em comparação com pessoas que não têm o hábito de incluir a fruta na sua rotina de alimentação.

5. Perda de peso e integração a dietas

Sem dúvida, um dos principais benefícios da banana é o de ajudar pessoas que estão enfrentando dificuldade para baixar o peso na balança em suas dietas.

De poucas calorias, a banana ainda contribui para diminuir a ingestão dos valores calóricos rotineiros, pois gera saciedade. As fibras presentes na banana se transformam em um gel que se expande dentro do estômago ao entrarem em contato com o suco gástrico.

benefícios da banana

Essa sensação de estômago “preenchido” induz o organismo a concluir que o corpo está plenamente saciado, mesmo ingerindo quantidade de calorias menor do que a habitual.

Outro dos benefícios da banana é a de ser inserir facilmente em dietas devido à sua versatilidade. Podem ser consumidas em diferentes horários, das mais variadas formas e como complemento de outros alimentos. Pode substituir, por exemplo, o açúcar, se estiver bem madura.

6. A fruta dos atletas

A banana é companheira fiel dos atletas de alta performance, porque é de fácil digestão. Outro motivo é o de ser uma fruta que reduz o risco de câimbras e dores musculares relacionadas aos exercícios físicos.

No entanto, há pesquisas que apontam não haver relação de tal consumo com a diminuição das dores.

O que é incontestável é que faz parte dos benefícios da banana sua excelente capacidade de nutrição, tanto antes quanto durante e depois de exercícios físicos.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo