Leite de coco pode ser feito em casa e traz muitos benefícios

Inicio » Agronegócio » Leite de coco pode ser feito em casa e traz muitos benefícios
02/12/2020 Por
Leite de coco pode ser feito em casa e traz muitos benefícios

Leite de coco é saboroso e traz uma série de benefícios. Considerada uma das mais saudáveis, práticas e saborosas iguarias vegetais, esse leite é um tipo  muito consumido em território brasileiro. Encontrado geralmente em casas de produtos naturais ou supermercados, agrega uma série de vantagens para a saúde humana.

Por conta do seu consumo ser altamente benéfico, o leite de coco é visto como uma ótima, prática e saborosa forma de reduzir ou cortar o consumo do leite animal. Logo, é uma das opções mais procuradas por veganos e pessoas que, em geral, preferem algo de maior naturalidade.

Leite de coco

O que é leite de coco?

Leite de coco é um produto muito consumido em todo o território brasileiro, sua forma mais conhecida, é obtida através do ato de triturar e prensar a polpa albuminosa do coco já maduro. Na intenção de entender preço do leite de coco, muitas pessoas acabam se confundindo com a água de coco, o que é totalmente equivocado.

No entanto, o ele é amplamente utilizado para fins culinários. Seja para receitas de bolos ou até mesmo receitas salgadas, bem como para ser utilizado no café da tarde. Uma de suas maiores características, é que ele é muito semelhante ao leite materno das fêmeas mamíferos.

O motivo é que a composição de seus ácidos graxos colabora em grande escala para isso. Dessa forma, muitas pessoas não sentem tanta diferença em relação aos refeitos que agrega ao corpo humano.

Leite de coco na economia do Brasil

Em suma, o esse tipo de leite ganhou muita popularidade no Sul do país. O motivo é que, os leites vegetais, por algum motivo, conquistaram em grande escala o paladar dos gaúchos. Entre os tipos de leite mais consumidos, o leite de coco está entre eles.

Ademais, a conscientização com a saúde aumentou muito nos últimos anos, o que fez com que houvesse uma imensa expansão pela procura desse e de outros produtos vegetais. Hoje em dia, é possível encontrar, pelo menos, nove bebidas vegetais, até mesmo de marcas famosas.

Os consumidores estão, inclusive, cada vez mais conscientes sobre a forma que o leite é extraído dos animais, o faz com que as pessoas também defendam o descanso das vacas e demais animais leiteiros.

Outro ponto que aumentou, e muito, o consumo do produto, é que ele não possui lactose. Mesmo que o preço desse leite seja um pouco mais agregado que os demais, ele não oferece o risco de causar alguma reação alérgica.

Afinal, mesmo os leites que se dizem sem lactose, não possuem esse componente 100% removido, já que a enzima adicionada não tem o poder de quebrar completamente a lactose. Logo, ainda assim, há o risco real de desenvolver reações alérgicas.

Leite de coco

Principais benefícios do leite de coco

Além de ter tido um impacto positivo para aumentar a economia do país e conscientizar as pessoas sobre a importância de consumir produtos sem um alto teor de lactose, esse produto agrega uma série de vantagens. Entre os benefícios do leite de coco, pode-se citar:

  • Emagrecimento;
  • Saúde na pele e cabelos;
  • Redução da propensão à anemia;
  • Controle de colesterol;
  • Aumento da imunidade.

As calorias do leite de coco não interferem em grande escala na saúde e perda de peso de muitos consumidores. Por isso, consumir o produto pode causar saciedade e equilibrar a dieta. Dessa forma, é possível ter uma perda de peso muito melhor, além do funcionamento adequado do intestino.

Além disso, como esse tipo de leite possui ácidos graxos, atuam como um antisséptico natural. Isso significa que ele trata a caspa, infecções na pele, feridas, pus, etc. O motivo é que os ácidos graxos em grande quantidade no leite, faz com que ele haja como um perfeito hidratante natural para peles e cabelos.

Já em relação à anemia, esse leite possui um índice de 1,6 mg de ferro por cada 100g de alimento. Logo, é uma quantidade significativa e muito benéfica para combater a anemia. Isso também colabora para a redução do colesterol, já que a sua gordura saturada não aumenta o colesterol.

Ademais, este leite específico é ótimo para auxiliar no fortalecimento do sistema imunológico, já que contém ácido láurico, lípidos e antivirais.

Leite de coco

Como fazer leite de coco?

Afinal, como fazer leite de coco caseiro?

Uma das maiores vantagens do leite de coco, é que ele pode ser feito em casa. Muitas pessoas desistem de saber como fazer a receita deste leite pensando que pode ser algo muito difícil. No entanto, saber como fazer leite de coco caseiro, é uma ótima forma de economizar tempo e dinheiro que seriam gastos comprando em outros lugares.

  • 2 xícaras de coco ralado fresco (não pode ser coco ralado de saquinho);
  • 1 xícara de água.

O preparo, é muito fácil e muito mais natural de como é feito o leite de coco em indústrias. Para isso, basta bater a água e o coco no liquidificador até que se mesclem como um líquido branco. Para chegar a esse nível, será necessário bater por 5 minutos, aproximadamente.

Importante frisar que, como o leite que está sendo feito é completamente natural, ele não terá a mesma espessura e nem cor dos leites de coco industrializados. Lembre-se disso!

Em seguida, basta coar a mistura em um pano de prato limpo, procurando espremer muito bem com as mãos para que todo o líquido, que será o leite, seja extraído. Feito isso, basta utilizá-lo da forma que desejar.

Essa receita de leite de coco caseiro, pode ser utilizada para fazer o queijo de leite de coco, que é saboroso e nutritivo, ou o creme de leite de coco.

Preço do leite de coco

O preço desse leite, para quem não sabe que há a opção de fazê-lo em casa, pode se tornar algo realmente caro com o passar do tempo. O motivo é cada litro de leite de coco industrializado pode ir de R$ 10,00 a R$ 15,00.

Por conta disso, pode se tornar um produto caro para muitas pessoas consumirem regularmente. Ainda assim, consumir o leite de coco é uma ótima opção para quem procura uma vida mais saudável e natural.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo