Água de coco tem produção acelerada no Brasil e deve crescer até 2020

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13/09/2019 Por
Água de coco tem produção acelerada no Brasil e deve crescer até 2020

Com previsão de crescimento para até 10% em sua produção até 2020, a água de coco está aí para agradar o paladar e a saúde dos brasileiros

Consumida, principalmente, em regiões mais quentes e tropicais, a água de coco faz parte do gosto dos brasileiros. Com sua crescente produção, que deve continuar positiva até 2020, a bebida agrada pessoas de todas as idades.

Seja em sua forma natural, direto da fruta, ou comprada em caixinha, a água de coco hidrata e traz uma série de benefícios à saúde do consumidor.

Água de coco

O que é água de coco?

Água de coco, que também pode ser chamada de suco de coco, é o líquido que fica dentro dos cocos. Os cocos crescem em árvores, os coqueiros, e geralmente são colhidos enquanto estão verdes. O acesso ao líquido presente no seu interior se dá por meio de um buraco feito na fruta.

Cocos mais maduros, que caem do coqueiro, também contêm água; no entanto, são mais suscetíveis ao apodrecimento, uma vez que ficam expostos a vários microrganismos e animais que possam contaminá-los.

Tipos de água de coco

A bebida pode ser consumida de diversas maneiras. É aí que surgem os tipos de água de coco. Os principais são:

  • Natural: pode ser consumida direto da própria fruta, com o auxílio de um canudo, ou ter o líquido transferido para algum recipiente. A água de coco natural é uma forma de consumo muito comum em praias, ruas movimentadas e afins;
  • Industrializada: para quem opta por mais praticidade e quer manter um estoque da bebida em casa, sem precisar ter o trabalho de abrir a fruta, há a opção de consumir o líquido industrializado (que pode ser tanto integral, como ter adição de água e açúcar).

Inegavelmente, o uso da água de coco também se estende a outras áreas e alimentos. Por exemplo, ela pode ser fermentada para produzir vinagre de coco.

Benefícios da água de coco

Os benefícios da água de coco são muitos, já que ela contém inúmeros nutrientes e propriedades, incluindo sais minerais, que são essenciais para o pleno funcionamento do organismo. Confira alguns desses benefícios abaixo!

Água de coco

  • Fonte de nutrientes

94% da água presente na fruta é, em si, água pura. Os outros 6% são gorduras e nutrientes da bebida. Dentre os principais nutrientes da água de coco, podemos encontrar vitamina C, magnésio, manganês, potássio, sódio e cálcio. Esses nutrientes ajudam na absorção de vitaminas, manutenção dos músculos, sistema imunológico, saúde óssea e muito mais!

  • Propriedades antioxidantes

No nosso corpo há moléculas chamadas de radicais livres. A produção delas aumenta a resposta ao estresse e hematomas. Quando nosso corpo possui muitos radicais livres, ele entra em um estado de estresse oxidativo, o que pode causar danos às células.

Em estudos feitos com ratos, foi constatado que a água de coco é útil no combate aos radicais livres e até mesmo no controle dos triglicérides, pressão arterial e níveis de insulina.

  • Hidrata

Por ter água em 94% da sua composição, o líquido também é útil para hidratar o corpo. Como a água de coco tem, naturalmente, um sabor levemente adocicado e poucas calorias, pode ser uma boa opção para quando der sede.

No entanto, vale se atentar ao consumir sua versão industrializada, que pode conter aditivos como açúcar e agentes flavorizantes (as quantidades desses compostos podem ser verificadas nos rótulos das embalagens).

Água de coco em jejum

O consumo da água de coco em jejum é uma opção interessante, já que a bebida possui baixa acidez. Além disso, como falamos anteriormente, um dos nutrientes presentes nela é o potássio.

O potencial de hidratação do potássio e, igualmente, da água de coco, é uma das razões pelas quais muitas pessoas optam pela bebida quando estão em jejum. Também é interessante sua ingestão após o consumo de álcool.

Quando consumida em jejum, a bebida ainda pode melhorar sua concentração ao longo dia, balancear o pH do organismo, estabilizar a temperatura corporal e também fazer a correta manutenção dos seus nutrientes.

Todos podem se beneficiar com o consumo da bebida em jejum. Sua limitação se daria apenas em casos extremos, por orientação médica.

Água de coco engorda?

As pessoas mais preocupadas com a balança podem, eventualmente, se perguntar: a água de coco engorda? Falando de modo direto, a resposta é “não”. Na verdade, na prática, é o contrário! A bebida é um grande aliado daqueles que visam o emagrecimento e a perda de peso.

Apenas saber que a bebida não engorda – e que pode, até mesmo, ajudar no emagrecimento – não basta. É preciso entender os porquês disso acontecer. É isso o que vamos explicar agora.

Água de coco

O primeiro ponto a ser ressaltado é o fato de a bebida ser rica em fibras. Em apenas um copo dela, podemos encontrar 3 mg de fibras (uma quantidade extremamente alta, quando comparada à de outras bebidas).

Aliás, as fibras são importantes porque não contêm calorias e ajudam na eficiência da absorção de comida pelo sistema digestivo. Isso, consequentemente, ajuda a manter os níveis de açúcar no sangue, o que traz saciedade e evita o consumo exagerado de outros alimentos.

Outro ponto interessante é a presença de enzimas, como a catalase e a peroxidase, no líquido. Essas enzimas atuam melhorando o funcionamento do sistema digestivo e no metabolismo. Assim, por atuar diretamente na manutenção do metabolismo e da digestão, ser nutritiva e ter poucas calorias, a água de coco se torna uma grande aliada da saúde e não te faz engordar.

Receitas com água de coco

O consumo da água de coco não se restringe às suas formas usuais. Caso haja uma necessidade de inovação, a bebida poder ser usada como cobertura para saladas, marinação de frango e até mesmo para o preparo de picolés. São vastas alternativas.

Conforme relatamos ao longo do artigo, a água de coco é uma bebida rica em nutrientes. O aumento na sua produção até 2020 é um reflexo da sua qualidade e benefícios à saúde. Você já conhecia todos os benefícios da bebida? Talvez seja hora de adicioná-la à sua lista de alimentos consumidos diariamente, pois você tem muito a ganhar com ela.

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