Lima da Pérsia vem ganhando espaço na mesa dos brasileiros

Home » Agricultura » Lima da Pérsia vem ganhando espaço na mesa dos brasileiros
11/12/2019 by
Lima da Pérsia vem ganhando espaço na mesa dos brasileiros

Além da vitamina C, lima da Pérsia contém antioxidantes e ajuda a prevenir câncer

De origem asiática, a lima da Pérsia faz parte do grupo dos cítricos. A fruta, que contém menos acidez que o limão, também conhecida como lima doce, vem ganhando a mesa dos brasileiros.

Geralmente a lima da Pérsia é cultivada em regiões de clima tropical o ano todo. Porém, no Brasil, ainda não é muito comum seu cultivo, sendo encontrados com mais facilidade em São Paulo.

lima da pérsia traz benefícios para a saúde

O que é a lima da Pérsia?

Apesar de ter o tamanho de uma laranja, a lima da Pérsia, quando madura, tem uma aparência que lembra o limão siciliano pela cor quando madura, levemente amarelada.

Por isso, essa fruta já é utilizada em receitas, como tempero para saladas, em doces e sucos, dentre outras utilidades. Além de que também é utilizada no preparo de bebidas e drinks.

Isso se deve pelo seu grau de acidez ser menor que as demais frutas da família, como os limões, e ter características mais marcantes, como o aroma. Essa fruta também tem maior durabilidade, conservando suas características por mais tempo do que os demais cítricos.

Benefícios da lima da Pérsia

A busca por uma vida saudável está crescendo. Parte disso, vem da alimentação. Além da vitamina C presente nos cítricos, a lima doce – como é conhecida, também – concentra vitaminas do complexo B, como B2 e B5.

Portanto, são essas vitaminas que ajudam a limpar o fígado, o sistema linfático e o sangue. Entretanto, muitas pessoas podem ter um pé dessa fruta em sua casa, sem saber dos benefícios da lima da Pérsia.

Por isso, apresentamos alguns dos inúmeros benefícios da lima da Pérsia para a saúde, dentre os quais:

  • fonte de vitamina C: por ser uma fruta cítrica, apresenta grande quantidade de vitamina C, que ajuda a fortalecer o sistema imunológico ;
  • antioxidantes: eles combatem o envelhecimento da pele. Esses mesmos antioxidantes ajudam a prevenir alguns tipos de câncer, devido à substâncias bioflavonóides, que protegem o corpo de genes que podem causar alguns tipos de câncer;
  • absorção de ferro: você já deve ter ouvido por aí que alguns alimentos, como a laranja, ajudam na absorção do ferro no organismo. A lima doce também desempenha essa função. Por isso, super indicada para quem está com anemia;
  • vitamina B: que também ajuda na limpeza dos rins;
  • digestão: suas fibras solúveis ajudam no processo digestivo.

lima da pérsia pertence ao grupo dos cítricos

 

Lima da Pérsia para gordura no fígado e diabetes

Por ser rica em minerais, como o potássio, a lima da Pérsia também ajuda a controlar os níveis de insulina no organismo. Dessa forma, pode ser considerada uma aliada para o controle da diabetes.

Além disso, a fruta tem sido consumida também como um auxiliar para eliminar gordura do fígado. A recomendação é utilizar uma lima da Pérsia, com casca, lavá-la bem, e junto com cerca de 100 ml de água, bater no liquidificador.
Em seguida, coar a batida e beber logo após o preparo. Esse processo deve ser feito por pelo menos duas semanas, sempre em jejum.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo