Língua precisa ser bem limpa para ser utilizada na culinária

Inicio » Pecuária » Língua precisa ser bem limpa para ser utilizada na culinária
10/10/2020 Por
Língua precisa ser bem limpa para ser utilizada na culinária

Muito nutritiva, língua de boi é uma carne rica em proteínas. A maioria das pessoas está acostumada a degustar cortes tradicionais do boi, como picanha, alcatra, músculo, filé e outros bem comuns. No entanto, poucos são aqueles que sabem que a língua é outra parte do animal que pode ser servida

Apesar de estranho para algumas pessoas, a língua é um corte muito apreciado por conta de sua textura e por ser uma fonte proteica completa. Neste artigo, vamos conhecer mais a respeito da língua de boi e como preparar uma receita com essa carne.

Língua

O que é língua?

A língua, também chamada de língua de boi, é um corte do gado doméstico incomum para a maioria das pessoas. Entretanto, muitos são aqueles que apreciam essa carne exótica para alguns.

Diferente outros de cortes de boi, como patinho ou cupim, cujos nomes não dão a entender diretamente a que parte do animal aquela carne pertence, isso não acontece com a língua.

A língua bovina é exatamente o que parece ser: o órgão usado para alimentação própria das vacas, touros e bois.

Muitos acham estranho comer esse tipo de carne, mas é provável que essa seja uma reação causada por nunca ter ouvido falar nesse corte.

Quem trabalha em restaurantes, frigoríficos ou diretamente com alimentação com certeza está familiarizado com a língua de vaca – e muitos provavelmente já experimentou e até aprecia esse corte.

Como o Brasil é um país cuja pecuária se concentra bastante no bovino, era de se esperar que essa carne fosse mais conhecida.

Entretanto, nem a língua de boi nem a língua de porco (outro corte bastante raro em nossa culinária) são populares por aqui.

A língua é nutritiva?

Antes de conhecer as propriedades nutricionais da língua de boi, é importante entender a quantidade de calorias que ela tem a oferecer.

Em média, uma porção de 100 gramas desse corte tem 284 calorias.

Esse é um valor superior quando comparado a outras partes do animal, como a picanha (258 calorias), acém (212,4 calorias), alcatra (204 calorias) e patinho (185 calorias).

Ou seja, estamos falando de um corte bastante gordo. Entretanto, ele geralmente é oferecido em pequenas porções, diminuindo a ingestão calórica para, pelo menos, a metade. Uma fatia média de língua de boi tem 95 calorias.

Contudo, vale ressaltar que, após o cozimento, e aliado a outros alimentos, essa carne tende a oferece maior valor energético, podendo chegar a 200 calorias depois do preparo.

Portanto, aqueles que desejam emagrecer devem consumir com moderação a língua de boi.

Do ponto de vista nutricional, esse corte é considerado uma fonte de proteína completa. Da mesma forma que outras partes do animal, ele oferece todos os aminoácidos essenciais para o organismo.

Como uma fonte proteica, a língua de vaca provê os componentes que a célula precisa para construir novas proteínas, necessárias para promover a construção e reforçar os tecidos do corpo.

Os nutrientes desse corte também ajudam a manter os hormônios em equilíbrio, ajudando a construir os anticorpos essenciais para o organismo e funções imunológicas.

Por ser uma rica fonte de proteínas, a língua de vaca é muito apreciada por aqueles que querem construir e manter músculos. Contudo, vale ressaltar que, para esses fins, a dieta precisa estar associada à prática regular de atividades físicas localizadas.

Língua

Como limpar língua de boi?

Uma das razões que afasta as pessoas deste corte é o fato de não saber como limpar língua de boi.

De fato, esse não é um processo tão simples. Dependendo da técnica escolhida, o tempo de limpeza pode levar de 40 minutos até 4 horas.

Para limpar essa carne, você vai precisar de:

  • Água quente;
  • Uma colher de sopa de sal;
  • Faca bem afiada.

O primeiro passo da limpeza é higienizar bem o corte com água corrente em temperatura ambiente.

Depois, com uma faca bem afiada, retire todas as aparas laterais, como nervuras e veias. Como a carne possui uma textura um pouco diferente, é preciso tomar cuidado para não se cortar ou retirar em excesso.

Após, coloque a língua de boi inteira na panela de pressão com água cobrindo toda a carne e uma colher de sopa de sal. Deixe o fogão em fogo médio e cozinhe por 30 minutos.

Ao retirar a carne, pode ser que você perceba que a parte externa enrijeceu um pouco. Isso é normal. Com a faca, retire essa camada de coloração branca acinzentada que vai sair como uma película inteira. A dica é fazer um corte transversal na parte mais alongada da carne.

Depois disso, coloque a língua em uma tigela e enxágue-a até você sentir que ela ficou bem limpa.

A partir desse momento, o corte já está pronto para ser usado. Se preferir, você pode manter a língua no congelador por até três meses.

Língua

Receita de língua de boi

Depois de limpa, preparar uma receita de língua de boi não tem muitos mistérios.

A seguir, vamos compartilhar um prato simples envolvendo esse corte para aqueles que desejam experimentar o seu sabor e maciez.

O primeiro passo é cortar a língua em rodelas de aproximadamente um centímetro de comprimento. Tempere-as com sal e pimenta a gosto.

Se o corte foi muito grosso, as partes internas não vão cozinhar e correm o risco e ficar duas.

Em uma frigideira, derreta manteiga e leve a carne ao fogo até dourar. Se preferir, adicione outros temperos, como a cebolinha, alho, folhas de louro, ervas frescas, ervas finas, etc.

Pronto! É muito fácil preparar uma receita simples de língua de boi.

A importância da língua no mercado

A língua é um corte muito subestimado na culinária brasileira. Poucos são aqueles que sabem apreciar e menos ainda são aqueles que se aventuram a experimentar esse corte.

Entretanto, com um dos maiores exportadores de carne bovina, o Brasil deveria passar a valorizar mais esse corte especial do animal.

Diversos restaurantes oferecem essa carne como algo muito especial, embora seja muito fácil fazer uma receita com ela. O que acaba chamando atenção é o fato de ela ser exótica, aspecto muito valorizado pelos curiosos de plantão.

Portanto, a língua de boi é uma carne saborosa, fácil de preparar e muito rica em proteínas. Na próxima vez que você tiver uma oportunidade, deixe o seu preconceito de lado e experimente-a pela primeira vez.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo