Lírio tem grande ocorrência na China e no Japão e chega a até 2 metros

Inicio » Agricultura » Lírio tem grande ocorrência na China e no Japão e chega a até 2 metros
02/10/2020 Por
Lírio tem grande ocorrência na China e no Japão e chega a até 2 metros

O lírio é natural da Europa e da América do Norte, tendo diversas espécies, bem como diversas cores de flores. A beleza das flores do lírio encanta qualquer pessoa. A sua grande variedade de espécies agrada a todos os públicos, sendo uma planta com boas referências no mercado como plantas para ornamentação.

O lírio tem maneiras de ser cultivado e pode ser muito fácil. Algumas espécies podem chegar a 1 metro de altura quando cultivadas em jardins e outras podem ser facilmente mantida em vasos.

Lírio

O que é lírio?

Lírio é nome dado a uma dezena de espécies de flores com características semelhantes. Assim, existem três principais grupos dessa planta pertencente ao gênero Liliales e à família das liláceas:

  • Longuiflorum;
  • Asiáticos;
  • Orientais.

Desta forma, dezenas de espécies compõem os diferentes tipos de plantas admirados em todo o mundo.

Significado do lírio

Há algum significado de lírio que também encanta as pessoas além de sua beleza. Ele é tido como o símbolo da pureza, cultuado de tal forma desde a Grécia antiga. O perfume da flor lírio era extraído e considerado uma essência de grande valor, sendo incluído em uma lista de flores com poderes especiais.

Outrossim, por ser a maior representação de pureza e castidade, são as flores favoritas para buquês de noiva. As flores vistosas também são símbolos de fertilidade e trazem um ar especial ao romance dos noivos. Lírio também consta no nome de um bilionário, Lírioparisotto.

Tipos de lírio

Existem diferentes tipos de lírios, bem como espécies híbridas que são cultivadas, por isso possuem flores exuberantes e com cores diferenciadas. Além disso, a flor naturalmente assume cores vibrantes e, ao mesmo tempo, com muita delicadeza. Confira:

  • O lírio amarelo é conhecido também como lírio de São José, cujo nome científico é Hemerocallis flava. O significado de presentear alguém com lírio amarelo mostra que sente grande afeição e pretende desenvolver uma relação mais íntima;
  • O lírio azul cresce normalmente na costa do rio Nilo. Apesar de a cor azul significa confiança, a estes são atribuídos mais significados de tranquilidade e esperança;
  • O lírio da paz, como o nome já indica, é uma flor de pétala branca cor de leite. Essa planta é muito indicada para se ter dentro de casa;
  • Já o lírio branco possui uma flor mais longa que é muito utilizada em casamentos, significando a pureza e a beleza do matrimônio;
  • O lírio de água possui umas das mais lindas colorações da flor. Esta espécie vive em ambientes aquáticos, sendo também conhecido como Nenúfar;
  • O lírio do vale de nome científico Convallaria majalis chegam a apenas 30 cm. Ele produz flores brancas pequenas em um ramo;
  • Jé o lírio laranja é um dos lírios mais exuberantes e cobiçados em todo o mundo. Pela sua tonalidade vibrante, presentear alguém com esta flor pode simbolizar atração e desejo;
  • O lírio rosa é o maior símbolo de delicadeza e feminilidade entre todas as cores da planta.

Lírio

Como cuidar de lírios?

Para compreender como cuidar de lírio, é importante identificar quais as características das plantas.

Diante disso, então, lírios são plantas que preferem viver à meia sombra, sem incidência direta da luz do sol. As suas flores começam a brotar de acordo com a duração dos dias, sendo estimuladas por luminosidade de dias típicos de primavera.

São plantas que gostam de solos bem drenados e quando criadas em vasos devem receber água de duas a três vezes na semana. Deve-se retirar as folhas secas ao realizar a poda.

No caso de ser necessário o uso de fertilizantes, a planta apresentará alguns sintomas como o amarelamento das nervuras das folhas. Diante dessas circunstâncias é recomendado o uso de fertilizantes líquidos adicionados à água.

Como plantar lírios?

Vamos explicar aqui de uma maneira objetiva como plantar lírio a partir de mudas. As mudas de lírio podem ser compradas em lojas especializadas e floriculturas. Dessa forma, elas devem ser colocadas em um solo bem arejado e drenado, com certa quantidade de matéria orgânica e com pH neutro.

Isso evita as condições ideais para o desenvolvimento de fungos e bactérias na raiz da planta, a qual pode ter sido germinada por meio de tubérculo. Para que isso ocorra bem, revolva o solo com uma pá a fim de soltar os torrões de terra.

Ao colocar a planta no solo e tapar com terra, evite deixar o nível do solo acima da raiz, mantendo as duas em níveis equivalentes, de preferência. Não compacte o solo em cima da raiz exercendo pressão, apenas adicione água.

É natural que a muda, ao ser transplantada, sinta um pouco de estresse e acabe apresentando alguns sintomas como a murcha das folhas. Porém, é apenas uma questão de tempo até que ela se adapte ao local.

Evite plantar a muda em locais desabrigados e que têm muita incidência de luz solar. Assim, para que ela se recupere do estresse, você pode regar três dias seguidos pela manhã com um copo de água.

Caso o lírio seja cultivado em vasos, procure renovar a camada superficial de solo a cada 6 meses e adicionar fertilizantes ou até mesmo adubos foliares. Após a espécie morrer, você não deve descarta-la. Ao regar pelo tempo necessário, você ajudará a planta a brotar novamente, o que pode levar de 2 a 3 meses.

Para estimular que os tubérculos possam brotar, você pode simular a época de hibernação do inverno deixando-os na geladeira por um período. A planta é natural de ambientes frios e pode suportar bem temperaturas baixas.

Lírio

Lírio no paisagismo

O lírio é uma planta muito visada para o paisagismo, tanto em jardins quanto colhidos para uso em eventos. Portanto, a planta possui grande valor comercial, o que é muito promissor para floriculturas e produtores. Elas podem ser cultivadas em estufas, as quais proporcionam condições ideais de luz e temperatura para que a planta produza o máximo possível.

Também podem ser realizadas pesquisas com espécies de lírio do tipo híbrido para a criação de novas variedades, cores e também mais resistentes e duradouras.

Por fim, esses flores também podem ser utilizadas para aromatização de ambientes, bem como o perfume do lírio é utilizado em cosméticos.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo