Orquestrada por um dos homens mais ricos do Brasil, a M Dias Branco quer investir em infraestrutura e multiplicar a fortuna
A partir da Padaria Imperial, aberta na década de 1930 na cidade cearense de Fortaleza, a M Dias Branco deu o primeiro passo para ser a maior fabricante de biscoitos e massas do Brasil. Entretanto, a meta, agora, é fazer a empresa ser uma potência relevante para a economia internacional.
Para isso, a M Dias Branco procura seguir princípios relativos à sua origem organizacional, fator ao que direciona todas as suas atividades. Dessa forma, a companhia comprova que identidade empresarial é um compromisso inerente. Aliás, é assim que seu fundador procura garantir o engajamento dos colaboradores, visando atingir todas as suas metas.
O que é M Dias Branco?
M Dias Branco é uma das maiores indústrias brasileiras de alimentos, sendo a líder nacional quando o assunto é o mercado de biscoitos e massas. Com isso, seus mais de oitenta anos de história podem comprovar como a empresa conseguiu estar entre as maiores do mundo no segmento alimentício.
É notável sua presença em todo o Brasil, com marcas M Dias Branco nacionais e regionais presentes em diversos lares.
A empresa apresenta um amplo leque de produtos. Através dele, procura comprovar que é sinônimo de qualidade e sabor. Para isso, portanto, mantém sempre uma relação de respeito e confiança com diversos tipos de consumidores.
Situada no Ceará, a sede é responsável pelas estratégias de aquisição e construção de novas filiais. São cerca de vinte mil colaboradores e uma rede de quinze indústrias, além de várias unidades para distribuição e comercialização.
Confira abaixo os principais setores de atuação da empresa M Dias Branco:
- Massas;
- Torradas;
- Biscoitos;
- Bolos;
- Farinhas;
- Margarinas;
- Refresco em pó;
- Misturas para bolos;
- Cremes vegetais.
Para acompanhar toda essa demanda e o mercado de exportação, a companhia conta com modernos parques fabris e maquinário de última geração. Do mesmo modo, segue sempre padrões rigorosos de qualidade e a produção de alimentos dentro de normas adequadas às matérias-primas.
Para tudo isso funcionar, o setor logístico conta com centros bem localizados, visando atender diferentes tipos de consumidor. Em outras palavras, a distribuição chega facilmente desde pequenos comércios até grandes redes de supermercados.
Origem e história da M Dias Branco
A M Dias Branco iniciou as operações na década de 1950, embora seu mentor, o Sr. Manuel Dias Branco, já andasse de olho nas atividades relacionadas à fabricação de biscoitos e à panificação. A partir do ano de 1953, seu filho Francisco Ivens de Sá Dias Branco entrou na sociedade.
Com isso, foram criadas novas diretrizes para a empresa. Em especial, destacamos as que se referem à forma dos investimentos, que foram concentrados no modelo de produção industrial larga escala. Por conseguinte, na década de 1960, a M Dias Branco passou a atender pequenos, médio e micro varejistas.
Por meio do sistema porta-a-porta e visitas semanais, a empresa podia verificar os preços e produtos de mercado. Assim, facilitava os ajustes diários e reposicionamento rápido de mercado, bem como as estratégias de relacionamento e comercialização.
Unindo esse modelo de distribuição e produção em larga escala, a companhia teve uma grande expansão nas vendas. Por consequência, o mercado foi expandido para estados vizinhos, motivando a mudança do complexo comercial e industrial.
Marcas e produtos da M Dias Branco
A empresa está presente em todo o país com diversas marcas que mantêm uma forte relação de confiança com os consumidores de cada região. Elas são conhecidas nos diversos mercados de atuação. Desse modo, levam a qualidade da M Dias Branco para a mesa de milhões de famílias brasileiras.
Entre as principais marcas da empresa, se destacam:
- Basilar;
- Piraquê;
- Biscoito Isabela;
- Adria;
- Biscoitos Estrela;
- Puro Sabor;
- Margarina Medalha de Ouro;
- Biscoito Fortaleza;
- Finna;
- Bonsabor;
- Salsitos;
- Vitarella.
A mão do dono
O responsável por essa gigante é Francisco Ivens Dias Branco, um dos homens mais ricos do Brasil, segundo a revista Forbes. Além de empreendedor típico, ele segue as regras da organização em família.
Quando jovem, ele foi convencido a abandonar os estudos e se dedicar ao trabalho nas padarias da família. Com isso, ele teve o grande insight da sua vida: deixar o ramo varejista e investir em uma fábrica de biscoitos e massas.
Atualmente, após décadas de crescimento, o desafio é consolidar a marca do grupo M Dias Branco por todo o Brasil, contribuindo para o desenvolvimento social e econômico.
Uma das ideias, portanto, é atingir regiões onde ela ainda não comanda a rede de seus alimentos. Nesse ínterim, enquanto tentar aliar altos lucros a crescimento rápido, Ivens comanda outros negócios como hotéis, uma empresa de cimento, uma construtora e até um porto. Versatilidade é o que não falta.
Colocando a região Nordeste na bolsa de valores
Pelos resultados crescentes e sucesso da sua empresa, ficou difícil dimensionar o impacto econômico de Ivens dentro do mercado consumidor nordestino. Depois que a pequena padaria surgiu na década de 1950, o estado do Ceará tem sido local certo para multinacionais e investidores apostarem no poder de uma nova classe média.
Recentemente, Ivens andou sendo sondado por grandes multinacionais para vender a M Dias Branco. Entretanto, nenhuma proposta chegou a ser fechada, até porque ele já era o primeiro empresário da região a abrir capital na bolsa de valores paulista.
No início dos anos 2000, o empresário chegou a captar mais de quatrocentos milhões de reais. Dessa forma, o dinheiro investido por acionistas foi direto para o bolso.
Além disso, ele sempre acreditou que, ao estar na bolsa, a gestão seria melhorada. Desde sua estreia na bolsa, seu valor de mercado dobrou, chegando a atingir mais de cinco bilhões de reais.
Embora ainda resista a pressões de venda, a M Dias Branco pensa em modernidade. Para isso, os próximos passos são as aproximações de startups. A gigante dos biscoitos e massas secas do Brasil promove programas em parcerias com consultorias para interligar a empresa a startups. Dessa forma, a meta é ampliar o leque de produtos.
Apesar de ser líder de mercado, todo o setor tem sofrido mudanças, exigindo acompanhamento imediato. De acordo com a diretoria de pesquisa da M Dias Branco, essa proximidade com startups tende a aumentar cada vez mais. Assim, executivos da empresa afirmam ter achado um terreno valioso para desenvolver essas parceiras e colocar em prática as novas soluções para o setor alimentício.