Mesmo com diversos tipos de madeiras boas, a madeira de lei ainda é a preferida em muitos casos
Geralmente, as madeiras macias são mais baratas, mas também mais fáceis de trabalhar do que a madeira de lei. Como tal, as macias compõem a maior parte de toda a madeira usada no mundo, com cerca de 80%.
Embora a madeira de lei seja frequentemente mais cara e às vezes mais difícil de trabalhar, existe uma grande vantagem. A maioria delas é mais densa, o que significa que muitas duram consideravelmente mais. Por esse motivo, é bem provável que sejam encontradas em móveis, assim como em decks, pisos e construções de alta qualidade que precisam de beleza, mas, principalmente, de durabilidade.
O que é madeira de lei?
Madeira de lei é como se chama a madeira derivada de árvores sempre-verdes. Essas árvores, em especial, possuem folhas largas e caducas. Conquanto, o conjunto delas é conhecido como angiospermas.
Em um sentido bem mais amplo, essas madeiras possuem não só uma alta resistência, mas também qualidade. Isso se dá em especial ao ataque da umidade e dos insetos. Assim, duram bem mais do que outros tipos.
A madeira de lei é ótima para ser empregada:
- Na construção civil;
- Em construção naval;
- Na confecção dos móveis;
- Em confecção de instrumentos musicais.
Tipos de madeira
Existem certos tipos de madeira que são consideradas naturais. Essa consideração é feita pois, em sua forma natural, eles se diferenciam pela sua resistência, mas também pela durabilidade. Além do mais, a aparência acaba se destacando pelas suas texturas, sobretudo pelas tonalidades únicas.
A madeira natural é amplamente utilizada na construção, bem como para fabricar móveis duráveis e elegantes. Entre as mais populares estão:
- Angelim;
- Aroeira;
- Carvalho;
- Cedro;
- Cerejeira;
- Cumaru;
- Freijó;
- Goiabão;
- Imbuia;
- Ipê;
- Jacarandá;
- Louro;
- Nogueira;
- Mogno;
- Pau-Ferro;
- Pinho;
- Pinus.
Conquanto, existem também as madeiras industriais, especialmente usadas para se produzir alguns tipos de móveis. Uma das principais vantagens desse tipo de madeira, se comparado com as naturais, é o seu custo consideravelmente reduzido. Além do mais, contribui para a preservação das florestas.
Entre as principais madeiras industriais estão:
- Aglomerado;
- Compensado Laminado;
- Compensado Sarrafeado;
- HDF;
- MDF;
- MDP;
- OSB.
A madeira nobre
A madeira nobre é um tanto mais pesada, densa e apresenta alta resistência aos ataques de insetos e fungos. Isso ocorre por terem os mecanismos de defesa inibidores do mal que esses organismos causam.
Essa madeira de lei apresenta várias aplicações. Entre as mais comuns podemos destacar:
- Construção de vários tipos de casas;
- Construção de instrumento musical;
- Fabricação de móveis bastante resistentes;
- Acessórios de extremo luxo;
- Entre muitas outras finalidades.
Tanto por isso, a madeira nobre é extremamente cobiçada dentro do mercado externo, mas também interno.
Outra característica da madeira de lei é seu agradável aspecto de cunho estético. Ela apresenta um ótimo comportamento tecnológico, bem como é isenta de odor.
No caso de exalar cheiro, este será agradável, pois é o que a qualifica para se fabricar muitos tipos de mobílias. Se apresentar um odor desagradável, a aplicação acaba ficando comprometida para se confeccionar determinados produtos.
Maçaranduba madeira de lei
O lindíssimo tom avermelhado da maçaranduba madeira de lei vem conquistando cada vez mais adeptos, pois possui inúmeras vantagens. Uma delas é a cor que vai escurecendo, ao passo em que sua exposição ao tempo vai se tornando maior.
Charmosa e durável, a madeira de lei é uma das principais opções quando se deseja obter produtos de qualidade.