MDP é um aglomerado de madeiras com diferenças em relação ao MDF

Inicio » Agronegócio » MDP é um aglomerado de madeiras com diferenças em relação ao MDF
21/09/2019 Por
MDP é um aglomerado de madeiras com diferenças em relação ao MDF

Um dos melhores substitutos da madeira maciça, o MDP serve para diversos fins

A placa MDP possui maior resistência ao peso e melhor aderência do parafuso. É ideal para revestimentos, divisórias, base para pisos, móveis e também estruturas internas.

Encontra-se o MDP em uma grande variedade de formatos e densidades. Além disso, esse tipo de madeira está disponível em acabamentos naturais ou revestidos.

MDP

O que é MDP?

MDP é um painel de madeira consumido principalmente em países industrializados para a fabricação de mobiliário residencial e comercial. Pode ser utilizado em conjunto com outros grupos, incluindo o próprio MDF, que é seu “primo mais famoso”, por assim dizer.

Por ter um custo menor, o uso do MDP torna os produtos mais baratos e competitivos, além da qualidade que não deixa aquém.

MDF ou MDP?

Quantas vezes você já se perguntou se MDF ou MDP eram a mesma coisa? Se havia alguma diferença entre os materiais? Saiba que ambos são excelentes, mas cada um tem suas particularidades e usos.

Eles são criados pelo mesmo método, portanto, são bem semelhantes. Estes materiais são feitos de fibras de madeira aglomeradas, mas a grande diferença é a densidade.

Isso resulta em uma variedade de peso e resistência entre o MDF e o MDP. O painel de fibras de média densidade (MDF, ou Medium Density Fiberboard) tem todo o seu núcleo, ou seja, seu centro é composto por fibra de madeira. Já o painel de partículas de média densidade (MDP, ou Medium Density Particleboard) é feito de partículas de madeira.

O MDP é mais fácil de manusear do que o MDF. Além disso, possui:

  • Maior resistência à extração de parafusos;
  • Menor absorção de umidade;
  • Acabamento superior nos processos de impressão, pintura e revestimento.

Mas o MDF e o MDP são vulneráveis ​​a ambientes úmidos.

MDP

Diferença entre MDF e MDP

Diversas pessoas confundem e não sabem a diferença entre MDF e MDP porque são materiais muito semelhantes. No entanto, existem algumas variações entre ambos que auxiliam na identificação do que cada um é.

  • O MDP necessita de 3 camadas em madeira para se formar. O MDF utiliza somente fibras em madeira, formando somente uma camada;
  • O MDP tem aglomerado de média densidade, já o MDF possui placas de fibras de média densidade;
  • O MDP utiliza pedaços de madeira reflorestada de maneira compacta. O MDF tem na composição a fibra compactada de madeiras, como pinho e eucalipto;
  • O MDP tem resistência estrutural, deixando o material leve e resistente quando é deformado ou parafusado. O MDF se mostra mais uniforme, entretanto, mais plano e denso;
  • O MDP se adéqua melhor para o uso em móveis retos, que recebem maior peso. O MDF se utiliza melhor em peças com cantos redondos ou nos acabamentos de produtos;
  • O MDP assume maior peso. O MDF não tem a capacidade de suportar tanto;
  • Entretanto, um não suporta muito o atrito. O MDF suporta mais facilmente a abrasão;
  • MDP leva muito mais tempo até inchar. Ao contrário, MDF se expande com mais facilidade e rapidez.

Quais vantagens tem o MDP?

Caso esteja interessado no uso do MDP em seu mobiliário, veja quais são as vantagens principais de se optar por um material desse tipo.

  • Ele é melhor fixado em superfícies, pois as partículas encontradas no seu interior se mostram muito grossas, fixando bem o parafuso, assim como resistindo às pressões;
  • O material tem bastante leveza, mas não se deforma com tanta facilidade;
  • Está presente e é o produto mais utilizado nos países desenvolvidos;
  • Ele também é a placa de madeira do tipo industrializada que a maioria das pessoas consome no mundo;
  • É muito utilizado na fabricação dos móveis comerciais e residenciais;
  • É um produto do tipo econômico;
  • Resistente à alta umidade;
  • Também é resistente ao atrito.

Existe alguma desvantagem?

  • Não se mostra à prova d’água, entretanto, possui bastante resistência à umidade;
  • Pode ter imperfeições;
  • Ele é parecido com o aglomerado antigo que tem a qualidade inferior. Portanto, isso pode confundir quem está pesquisando acerca do material.

MDP

Onde é possível utilizar o MDP?

Ele pode ser utilizado em mobiliários em geral. Entretanto, o produto precisa ter a forma de linhas retas. Isso fará com que ele suporte o peso e evite flambagem em determinadas áreas específicas.

É mais adequado usá-lo em camas, portas, armários, divisórias, prateleiras, painéis, tampos e gavetas. Mas não existe nenhum impedimento na utilização de móveis. Contudo, é necessário respeitar suas limitações estruturais.

As placas também podem ser utilizadas nos ambientes úmidos, tal como cozinha e banheiro. Entretanto, é necessário selar suas bordas – todas elas – para garantir um bom acabamento, bem como para garantir que o produto não se desfaça.

Em casos onde há vazamentos, ele provavelmente será danificado, pois nenhum produto é imune às ações diretas da água na sua totalidade. Para usar nas varandas, é recomendado apenas nos casos onde o espaço é completamente coberto ou fechado.

Ao se fabricar o MDP, a chapa se superaquece. Isso garante que, ao transportar o material para sua casa, ela não seja contaminada por insetos. No entanto, uma vantagem, é que se você tiver mofo ou cupim em sua casa, poderá ficar tranquilo.

Madeira MDP x madeira maciça: o veredito

Rústico, sofisticado, elegante e casual. As madeiras são matérias-primas versáteis, capazes de se adaptarem a diversos estilos. Quando se trata de decoração, este material é perfeito.

Mais natural, claro ou escuro. Qual é a madeira mais adequada para usar em sua casa? Será que ela é durável? Convém usar que tipo de madeira em áreas externas? Será verdade que o sol, a chuva e a umidade podem interferir na durabilidade?

Ambos os tipos de madeira são bons e não podemos declarar nenhum deles como o vencedor. Isso ocorre porque eles têm seus prós e contras.

Há situações em que um é melhor que o outro. Porém, quando se trata de portas de armário, recomendamos madeira MDP. Este tipo oferece muito mais benefícios do que a madeira maciça.

Se você estiver reformando sua casa, considere usar o MDP. Com certeza fará economia com um material bonito e de qualidade.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo