Extremamente popular em diversos estabelecimentos, a maionese temperada tem uma grande variedade de métodos para ser feita e também permite que diversos temperos sejam adicionados à mesma, o que traz, obviamente, um sabor muito mais especial.
Com isso, a maionese temperada adquire um sabor especial e diferenciado. Dessa forma, se torna um dos sabores mais pedidos e procurados, seja em estabelecimentos culinários ou em supermercados. Porém, há quem prefira realizar o seu preparo em casa.
O que é maionese temperada?
Maionese temperada é um tipo de maionese que leva diversos temperos como alho, salsa, cebola, presunto, entre outros. Como é uma mistura muito versátil e democrática, permite a adição de diversos componentes para incrementar o sabor.
Sem dúvida, é extremamente popular e muito conhecida, sendo, talvez, a mais pedida em diversos estabelecimentos. Além disso, a maionese tem a grande vantagem de poder ser preparada em casa.
Mesmo que a grande maioria das pessoas se pergunte como fazer maionese temperada, a receita é simples e leva ingredientes básicos, mudando apenas quando a base é o creme de leite, leite, mandioca ou outro ingrediente.
Ainda é possível encontrar a maionese temperada verde que consiste em acrescentar a cebola e a salsa junto aos temperos. Dessa forma, pode-se alterar a coloração da maionese, mas a mesma fica muito saborosa e é uma ótima variação da maionese temperada simples.
Tipos de maionese temperada
Existem diversos tipos de maionese com tempero, sendo as mais consumidas ultimamente:
- De leite;
- Vegana;
- Vegetariana;
- Maionese temperada de azeitona.
A maionese que possui leite em sua composição pode ter uma textura muito mais leve e agradável ao paladar. Em contrapartida, a vegana é sinônimo de uma maionese que não possui nada de origem animal. Nesses casos, ela pode ter como base a madioca, por exemplo, e utilizar temperos naturais.
A vegetariana segue, mais ou menos, a mesma ideia da vegana. Porém, a maionese vegetariana somente não inclui a carne e algum outro componente que possua carne em sua composição, como alguns sachês de tempero.
Além disso, também há a maionese que possui azeitona entre os temperos, costumando ser uma das mais consumidas entre as variações da maionese. Afinal, a azeitona promove um gosto diferenciado e faz com que a maionese fique muito mais saborosa, ainda mais quando junto ao alho.
Como preparar maionese temperada?
Antes de iniciar o procedimento de como preparar maionese temperada, é indicado possuir um liquidificador potente para que a mistura da receita de maionese temperada seja devidamente feita. Caso não haja tal aparelho, pode-se bater a mistura à mão e depois acrescentar os demais ingredientes.
Maionese temperada com creme de leite
Na maionese temperada com creme de leite, é possível incrementar diversos temperos para dar um gosto a mais na receita. A base da mesma será feita da seguinte forma:
- 2 caixas de creme de leite;
- 2 alhos;
- Óleo;
- Sal.
Para o preparo, basta acrescentar todos os ingredientes no liquidificador e batê-los até homogenizar a mistura. Em seguida, acrescente lentamente os fios de óleo até que chegue ao ponto de maionese, que parece uma emulsão.
É importante nunca despejar uma grande quantidade de óleo, já que a mesma pode talhar. Em seguida, basta adicionar os temperos de sua preferência, tais como bacon, cebola, salsa, orégano, queijo, presunto, etc.
Maionese temperada com azeitona preta
Na receita de maionese temperada de azeitona preta, o sabor fica muito mais agradável e diferenciado. Afinal, a azeitona preta possui um sabor muito mais acentuado e pode ser uma ótima opção para quem procura uma maionese simples e saborosa.
- 1 ovo;
- 1 colher de mostarda de sua preferência (a dica é optar pelas mais picantes);
- 6 gotas de molho inglês ou shoyu;
- 10 gotas do suco puro do limão;
- Azeitona preta picada a gosto;
- Orégano a gosto;
- Sal;
- Óleo.
Em um liquidificador, misture e bata todos os ingredientes presentes na receita, com exceção do óleo. Aos poucos, acrescente-o e não pare de bater até atingir o ponto da maionese.
Maionese temperada caseira
A maionese temperada caseira tem um sabor diferenciado e promete ser muito mais saudável do que todas as maioneses industrializadas. Além disso, ela ainda pode ser feita na versão com ovo ou sem ovo, o que depende muito do gosto e preferência de cada um.
Os ingredientes estão listados abaixo:
- 2 ovos;
- 1 copo de 250 ml de óleo;
- Sal;
- Salsa e cebola verde picadas;
- Suco de limão espremido;
- Mostarda (opte pelos sabores um pouco mais picantes);
- Pimenta em pó a gosto;
- Tempero em sachê de sua preferência (opcional).
Coloque no liquidificador (ou em um recipiente para bater com o mixer) todos os ingredientes, com exceção da cebola e da salsa. Logo após, vá acrescentando o óleo até que a maionese esteja no ponto.
Depois, adicione o restante dos temperos e bata por mais um tempo até que tudo fique bem homogêneo. Após atingir o ponto desejado, despeje em um refratário e leve à geladeira por meia hora.
Ainda é possível acrescentar o alho e retirar alguns outros ingredientes, se quiser. Assim, é possível transformar a maionese caseira em uma maionese temperada com alho.
Maionese temperada de leite
Como dito anteriormente, a maionese temperada de leite promete ter uma textura bem mais leve do que as demais.
Para o preparo, você precisará de:
- 100 ml de leite integral ou desnatado;
- Sal ou sachê de tempero;
- Óleo;
- Salsa e cebola verde a gosto;
- Pimenta em pó a gosto;
- 1 dente de alho;
- 1/2 cebola picada.
No liquidificador, bata todos os ingredientes, incluindo o sal ou sachê de tempero. É preciso ter cuidado para que a maionese não fique salgada demais. Caso contrário, será necessária utilizá-la em uma salada de batata ou como acompanhamento para outro alimento.
O sabor deve se manter neutro e, ao mesmo tempo, com um toque de tempero especial, mas que não tire a essência do alimento.
Logo, após bater todos os ingredientes e acrescentar calmamente o óleo até que atinja o ponto de maionese, basta gelar e depois servir.
Essa versão da maionese temperada é uma ótima dica para quem possui intolerância à lactose, já que o leite pode ser substituído por essa versão.