Maionese verde é um acompanhamento que vai bem em vários lanches

Inicio » Agronegócio » Maionese verde é um acompanhamento que vai bem em vários lanches
20/10/2020 Por
Maionese verde é um acompanhamento que vai bem em vários lanches

Os temperos verdes são muito utilizados em diversas receitas culinárias ao redor do mundo. Com toda essa popularidade, chegaram a ser incrementados na maionese verde, dando maior sabor aos pratos de carnes, saladas e sanduíches.

Podendo ser consumida das mais variadas formas, a maionese verde também é saborosa e fácil. Por conta de seus componentes, quando consumida e preparada da forma correta, pode ser uma grande aliada à saúde.

Maionese verde

O que é maionese verde?

Maionese verde é uma variação da maionese tradicional que leva tempero verde em sua composição. Dessa forma, a mistura fica com uma coloração esverdeada e um gosto característico dos temperos.

Logo, muito consumida em restaurantes, bares e diversos outros estabelecimentos, pode ser replicada em casa para dar sabor à culinária caseira. Além disso, o sabor fica muito semelhante às maioneses servidas em estabelecimentos culinários.

Com ponto de emulsão, a mistura é fácil de preparar e pode trazer benefícios à saúde quando feita em casa. Isso porque, ao encontrá-la industrializada, essa maionese pode conter alguns componentes que podem prejudicar a saúde de certa forma.

Assim, ao levar os ingredientes necessários, a maionese verde caseira acaba sempre fazendo sucesso, ao ponto de ser misturada com batata, chuchu, peito de frango, aipim e diversos outros alimentos que combinam e dão um sabor mais especial ainda à mistura.

Como preparar maionese verde?

Em grande parte das vezes, a maioria das dúvidas é sobre como preparar maionese verde. Na verdade, o preparo é extremamente simples e somente é necessário prestar atenção nos ingredientes e medidas corretas.

Importante notar que, como se utiliza o azeite para dar início à receita, o mesmo, quando colocado em demasia, pode talhar a maionese e a receita deve ser recuperada ou ainda reiniciada. Logo, é preciso colocar esse ingrediente com muita atenção e paciência para que nada saia errado.

Dessa forma, é muito mais fácil tem uma grande chance de acertar na receita e saber como fazer maionese verde.

Receita de maionese verde

A receita de maionese verde é muito mais simples do que se imagina, podendo ser feita em poucos minutos se todos os ingredientes estiverem disponíveis. Além disso, também pode ser feita para agradar ao paladar de todas as pessoas, e com componentes diversificados.

Maionese verde

Maionese verde vegana

A maionese verde vegana é uma prova de que a maionese verde é extremamente versátil e pode ser feita de diversas formas. Para todas as pessoas que não consomem nada de origem animal, a versão vegana pode ser uma ótima e saudável opção, tendo como principal ingrediente o inhame.

Nesse caso, os ingredientes são:

  • 1 inhame de tamanho grande;
  • 1 colher de mostarda de sua preferência;
  • Sal;
  • Suco de 1 limão puro;
  • Cebola picada a gosto;
  • Salsa picada;
  • Cebola verde picada;
  • Azeite.

Primeiramente, basta descascar todo o inhame e colocar na água para cozinhar por aproximadamente 30 minutos ou até que ele esteja no ponto de estar bem macio.

Em seguida, coloque-o no liquidificador com outros ingredientes e bata até ficar completamente homogêneo. Assim, deposite a mistura em um refratário e leve à geladeira.

É indicado consumir no dia seguinte ou, se for o caso de precisar consumir no mesmo dia, é preferível que a mistura seja feita horas antes.

Maionese verde light

Na maionese verde light, é possível utilizar alguns ingredientes da maionese vegana, por exemplo, como o inhame. É uma ótima opção para quem quer incrementar mais ainda o sabor e benefício do alimento.

Separe:

  • 1 creme de leite (light);
  • Salsa a gosto picada;
  • Cebola verde a gosto picada;
  • 1 colher de cream cheese;
  • 1 alho.

Em um liquidificador, bata todos os ingredientes, coloque em um refratário e leve à geladeira até que esteja em uma temperatura adequada para consumo.

Além disso, também é possível bater todos os ingredientes no liquidificador somente até misturá-los e homogenizá-los. Em seguida, pode transferir a mistura para uma xícara e, dessa forma, colocar os fios de azeite lentamente e terminar de bater com uma colher até chegar ao ponto de maionese.

Maionese verde de leite

Na maionese verde de leite, como o próprio nome já diz, o leite é o responsável por trazer uma leveza especial para a receita. Assim como as outras, é fácil de fazer e somente é preciso tomar cuidado para não parar de bater, já que a mesma pode talhar facilmente.

Você vai precisar de:

  • 1 colo de 250 ml de leite (integral ou desnatado);
  • Sal;
  • Salsa picada;
  • Cebola verde picada;
  • Azeite.

Para essa receita, bata todos os ingredientes no liquidificador em uma velocidade baixa ou média. Isso porque, dependendo da velocidade, a mistura pode voar para fora do recipiente. Em seguida, acrescente calmamente fios de azeite até que esteja no ponto emulsificado da maionese.

Maionese verde

Maionese verde simples

A maionese verde simples é uma mistura que pode ser muito mais fácil de fazer, já que depende basicamente dos temperos verdes, ovo e óleo. É muito agradável para ser consumida com diversos alimentos.

Anote os ingredientes:

  • 2 gemas cozidas;
  • 1 gema crua;
  • Óleo;
  • Sal;
  • Salsa picada;
  • Cebola verde picada.

Acrescente as duas gemas cozinhas no liquidificador, a gema crua, a cebola e a salsa. Bata tudo até ficar homogêneo e vá acrescentando a clara aos poucos até chegar no ponto de maionese. Caso queira, é possível utilizar a clara cozida do ovo para decorar a maionese, saladas ou consumi-la.

Além disso, uma dica que algumas pessoas gostam de seguir é colocar um pequeno pedaço de hortelã na maionese. Para quem gosta do sabor da planta, ela ainda consegue deixar um frescor a mais e auxiliar na digestão.

Inclusive, além de ser utilizada na maionese simples, a hortelã pode ser uma ótima opção para a versão vegana da maionese, já que traz um gosto diferenciado e um certo sabor refrescante e mais aberto.

Entretanto, na maionese simples, também é possível acrescentar o alho. Seja ele assado ou não, a maionese verde com alho tem um sabor todo especial, já que alho promove uma picância suave e diferente.

Dessa forma, é possível quebrar um pouco o gosto de determinados ingredientes que talvez não sejam os mais agradáveis ao seu paladar e, de quebra, aproveitar todos os benefícios e o sabor diferenciado que só o alho fornece à maionese verde.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo