Ícone do site Agro20
Agricultura

Maior cajueiro do mundo fica na praia de Piranji, no Rio Grande do Norte

O cajueiro é uma espécie de planta muito comum na região Norte do país; você conhece o maior cajueiro do mundo? A sua localização é no Rio Grande Do Norte, mais precisamente em Praia de Pirangi do Norte.

O maior cajueiro do mundo é um dos mais atrativos pontos turísticos do Rio Grande do Norte e foi plantado em 1888 por um pescador de nome Luís Inácio de Oliveira.

Cajueiro do Piranji

O maior cajueiro do mundo é uma árvore que recebeu esse título após ser constatado que possui 8.500 metros quadrados. Além disso, a grande árvore produz cerca de oitenta mil frutos e isso resulta em mais de 2 mil quilos. Isso tudo significa que apenas um cajueiro produz o que seria necessário 70 árvores para produzir.

Ele também é conhecido como cajueiro de Pirangi. A origem do cajueiro não tem nada de extraordinário, já que o morador que fez o plantio não utilizou nenhuma técnica ou cuidado especial.

Os cajueiros são responsáveis por darem como fruto as castanhas de caju, muito semelhantes a um rim humano. Para chegar à nomenclatura e real castanha de caju, a fruta do cajueiro precisa secar e torrar para extrair a amêndoa que contém no meio.

Além do fruto do cajueiro, a planta dispõe da casca da árvore que é extremamente utilizada como tônico e adstringente. Outro fato interessante é que o tronco dessa árvore pode produzir uma resina amarela que substitui a goma arábica, usada na indústria de papel ou na indústria farmacêutica.

Qual é o tamanho do maior cajueiro do mundo?

O cajueiro do Piranji tem 8.500 metros quadrados. Ele ocupa uma área equivalente a que comportaria cerca de 70 cajueiros de tamanho considerado normal, e foi eleito o maior do mundo pelo Guinness Book em 1994.

Por que o maior cajueiro do mundo cresceu tanto?

Não há exatamente uma explicação pela qual a árvore tenha crescido de tamanha forma. Muito cientistas passaram a observar o fenômeno na intenção de descobrir o que é cajueiro nesse estado, e qual motivo levou a planta a se desenvolver de forma tão abundante. A explicação mais plausível é por conta de anomalias genéticas da árvore, em especial no caule do cajueiro.

Segundo estudiosos, os galhos do cajueiro deveriam crescer para cima mas, no caso da árvore, acabaram crescendo para os lados. Além disso, conforme aumentavam de peso, acabavam por fazer pressão para a parte de baixo. Dessa forma, os galhos se curvavam, atingiam o solo e acabavam por criar raízes outra vez, resultando no crescimento de mais galhos.

Como é o maior cajueiro do mundo?

Muitas pessoas que olham para o maior cajueiro do mundo, que também é o maior cajueiro do Brasil, acham que se trata de diversas árvores, o que é um grave equívoco.

Na verdade, o cajueiro é tão grande que há somente 2 árvores ali. Uma delas é a gigantesca que sofre a bela anomalia e detém 95% da área plantada. Já no caso da outra árvore, não existe qualquer alteração de ordem genética.

Esses dois cajueiros estão plantados lado a lado e é possível observar a diferença entre eles. Uma curiosidade que chega a ser assustadora é que o maior cajueiro de todo o mundo é muito maior do que um campo de futebol da FIFA. Outra notícia extremamente inusitada é que, até hoje, o cajueiro não para de crescer.

A poda do cajueiro

Um assunto que gera muita discussão entre os residentes da área é a questão do podamento da planta. Muitos não apoiam, pois dizem que o mesmo é belo e é o puro trabalho da natureza.

Os que são a favor da poda dizem que os galhos estão invadindo a principal rota de acesso às praias e que também estão invadindo as casas da região. Por conta disso, o governo do estado implantou um caramanchão para que os galhos não caiam ao chão, mesmo que o cajueiro não pare de crescer.

Os benefícios do cajueiro

Devido às incríveis substâncias que possui, o caju fortalece o sistema imunológico de forma extremamente eficiente, além de obter ação antioxidante e auxiliar na prevenção do câncer.

Além disso, a questão de para que serve o cajueiro também pode ser respondida com outra característica de seu fruto: o caju é ótimo para o funcionamento regular do intestino e para promover a sensação de saciedade, auxiliando quem tem grande interesse de perder pedo.

Ademais, essa fruta derivada do cajueiro possui diversas propriedades incrivelmente benéficas para o corpo humano, como:

Plantio do cajueiro

Para saber como plantar cajueiro, é preciso antes escolher o terreno. Assim, é válido optar por solos de textura média (barrentos) ou areno-argilosos profundos. Para quem procura realizar o plantio para a comercialização, é preferível fazer a análise do solo em um laboratório para ter certeza de que tudo ocorrerá como previsto.

Além disso, o solo deve ter boa fertilidade e pH adequado. O cajueiro melhor se desenvolve onde as chuvas variam de 800mm a 1.500mm ao ano. Além de escolher o terreno, é necessário realizar o procedimento que já é bem familiar para os produtores rurais.

O preparo do terreno deve ser feito com limpezas para evitar que o fogo de áreas vizinhas invada a área do plantio. Além disso, serve para proteger depois de plantado. Após todo o procedimento feito, é necessário levar as mudas com extremo cuidado para o local de plantio a fim de não estragar e não resultar em problemas desnecessários.

Após o plantio feito de forma correta e detalhadamente, o proprietário pode almejar que a árvore fique tão grande ou, quem sabe, igual ao maior cajueiro do mundo.

Sair da versão mobile