Agricultura

Mamão papaia é fruta tropical de sabor inconfundível

Mamão papaia é fruta tropical de sabor inconfundível

O mamão papaia é uma fruta tropical de fácil cultivo e que traz grandes benefícios. Entre as 20 frutas mais consumidas pelos brasileiros está o mamão papaia. Além dos diversos benefícios para a saúde, a fruta também é resistente e de fácil cultivo.

Embora seja tão amada, o ano de 2019 foi difícil para os produtores de mamão papaia. Entenda mais sobre o assunto no artigo que preparamos hoje.

Mamão papaia

O que é mamão papaia?

Mamão papaia é um fruto tropical com cerca de 18 centímetros de comprimento e menos de 1 kg. Ele tem polpa carnosa, de cor laranja e sabor doce. A sua casca, embora seja espessa, é bem frágil. Além disso, esse fruto também tem sementes pretas em seu interior.

De acordo com a lenda, o mamão papaia chegou ao Brasil através de um missionário japonês que morava no Pará. Em uma de suas missões religiosas, ele foi ao Havaí e conheceu um tipo de mamão menor e mais doce do que ele conhecia.

Por gostar tanto da fruta, ele trouxe algumas sementes e as distribuiu aos seus amigos. Com isso, a fruta se desenvolveu e se espalhou para os estados do Norte e do Nordeste do país.

Existem vários tipos de mamão. No Brasil os mais conhecidos são o formosa, o papaia, o baía, o macho e o da índia, embora os dois primeiros sejam os mais produzidos e consumidos.

Ademais, em termos nutritivos, não existe muita diferença entre mamão papaia e formosa. Embora eles tenham tamanhos diferentes e o tipo papaia seja mais doce do que o formosa, os seus nutrientes são praticamente os mesmos.

Benefícios do mamão papaia

Essa variedade de mamão é uma das frutas mais benéficas da natureza. De forma geral, suas substâncias ajudam no bom funcionamento do intestino, combatem os radicais livres e ajudam na saúde da pele, dos olhos e do coração. Entre outros benefícios do mamão papaia, existe um estudo da USP relacionando o consumo da fruta com a inibição de células cancerígenas no intestino.

A melhor forma de consumir o alimento é in natura, embora existam muitas receitas com mamão papaia. Além disso, as calorias do mamão papaia ao natural são bem baixas: cerca de 40 kcal a cada 100 g. Por esse motivo, e por ter baixo índice glicêmico, a fruta ajuda na perda de peso e é uma excelente opção para quem tem diabetes.

Por fim, um dos nutrientes do mamão papaia que se destacam é a papaína. Essa enzima, além de facilitar a digestão, tem poder cicatrizante, anti-inflamatório e antibactericida. Por isso, a papaína tem sido usada em cosméticos e medicamentos para combater a herpes labial, a sinusite, as picadas de insetos, para ajudar a suavizar a textura da pele e para eliminar hematomas.

Mamão papaia

Mercado brasileiro

Embora o Brasil seja o segundo maior produtor do tipo formosa do mundo, os Estados Unidos, o México e Porto Rico são os maiores produtores comerciais de mamão papaia. Em território nacional, se destacam na produção desse tipo de mamão os estados da Bahia e Espírito Santo.

O ano de 2019 foi difícil para os produtores de mamão devido a contratempos climáticos e fitossanitários. Embora a área de plantada tenha se mantido, o preço do mamão papaia e, consequentemente, sua rentabilidade, caíram muito. Por esse motivo, é possível que haja menos investimento nessa variedade em 2020.

Felizmente, houve melhora do mercado brasileiro para produção e exportação de mamão papaia no começo de 2020. Em janeiro, teve um aumento de 12% na exportação da fruta em relação ao mesmo mês do ano anterior. No total, foram exportadas mais de 4 mil toneladas, a maior quantidade para o mês de janeiro dos últimos três anos para essa variedade.

Por fim, para 2020 é esperado que exista grande investimento em tecnologia da produção, o que resultará em aumento da produtividade e queda das cotações.

Como plantar mamão papaia?

O plantio do mamão papaia deve ser feito em regiões quentes e úmidas, com temperatura em torno de 25 °C. O mais indicado é que o solo tenha pH entre 5,5 e 6,5 e textura areno-argilosa.

Embora o mamoeiro seja uma planta resistente, é necessário que o seu solo tenha boa capacidade de absorção, uma vez que o mamoeiro não sobrevive em solos encharcados.

A melhor forma de plantar e cultivar o mamão papaia é utilizando sementes. Para a formação das mudas, é preciso plantar as sementes a 1,25 cm de profundidade, com distância de 5 cm entre elas. Depois de germinada, as mudas devem ser plantadas com espaçamento de 2 metros entre as plantas e pelo menos 3 metros entre as linhas.

Para a boa floração e frutificação, é importante que a planta seja irrigada pelo menos uma vez ao dia e receba bastante luz solar. Além disso, o solo deve ser adubado no mínimo a cada dois meses com matéria orgânica. Pode-se utilizar tortas de mamona e cacau, estercos de gado e galinha. Por outro lado, a adubação verde pode incrementar a cobertura do solo, protegendo e melhorando a sua estrutura física.

Outro ponto importante no plantio do mamão papaia é a existência de frutos macho e fêmea, ou hermafroditas. Para que o mamoeiro dê fruto, é necessário que existam os dois gêneros, sendo que deve existir pelo menos um macho a cada 10 fêmeas. Quando a planta atinge 90 cm, já é possível observar a diferença de gênero pelas flores.

Por fim, a colheita do mamão papaia poderá ser feita depois de 4 a 6 meses após a abertura da flor. O ideal é não colher o fruto maduro, uma vez que ele deve ser consumido pouco tempo depois de ser retirado do mamoeiro.

Mamão papaia

Considerações finais

Embora o mamão papaia seja fácil de cultivar e não exija grande investimento inicial, é preciso sempre se atentar a algumas coisas específicas, como a irrigação e o controle de pragas. Além disso, é preciso tratar a fruta após a colheita, já que a sua casca frágil pode ser facilmente perfurada e permitir a entrada de microrganismos diferentes.

Por fim, o mamão papaia, embora tenha passado por um ano difícil na produção, já apresentou melhora nos primeiros meses de 2020. Vamos aproveitar!

ACESSO RÁPIDO
    Lucas Caixeta Vieira
    Diretor Geral da empresa AGROMATRIZ e Sócio-Proprietário da Fazenda 4L. Engenheiro Agrônomo pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), Mestre em Fitotecnia (Produção Vegetal) pela Universidade de São Paulo (USP/ESALQ) e MBA em Gestão de Negócios pela USP.

    Leia também