Manga rosa é um dos frutos mais saborosos da região Nordeste

Inicio » Agricultura » Manga rosa é um dos frutos mais saborosos da região Nordeste
28/04/2020 Por
Manga rosa é um dos frutos mais saborosos da região Nordeste

De crescimento rápido, a manga rosa dispensa indução química para estímulo

Perfeitamente adaptada à região Nordeste do país, a manga rosa possui um crescimento acelerado. Na maioria dos casos, sua produção já se inicia no segundo ano após o plantio. Além disso, uma outra particularidade importante é relacionada à não necessidade de indução química visando o estímulo da produção.

Tal fator constitui-se em uma vantagem, principalmente para o pequeno produtor, pois os custos são elevados e poderiam até mesmo inviabilizar algumas plantações. Saiba mais sobre a manga rosa neste artigo: o que é, seus tipos, benefícios, propriedades, vitaminas e mais!

Manga rosa

O que é manga rosa?

Manga rosa é uma fruta suculenta, com polpa doce e carnuda, mais fibrosa em alguns casos.

Para alguns, falar sobre o que é manga rosa pode ser semelhante a falar sobre um sabor do Nordeste brasileiro. Resultante de uma combinação perfeita de sabor com frescor, a fruta tem sua origem no Sudeste Asiático. Seu cultivo tem indícios de aparecimento há cerca de 4.000 anos.

Conforme dados divulgados pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, a EMBRAPA, diversos tipos de manga são consumidos ao redor do mundo. Tanto que ela já é considerada uma das mais comercializadas, seja utilizando-a em receitas mais elaboradas, doces ou até mesmo salgadas e também no seu consumo in natura.

A chegada ao Brasil se deu através de colonizadores portugueses, vindos de navio. O clima quente e propício para seu cultivo favoreceu a adaptação no país, tanto que hoje estamos em nono lugar na produção mundial.

A exportação é feita em pequena escala para Estados Unidos, Japão e também para a Europa, além de outros locais.

Características da mangueira

A mangueira é uma árvore grande e seu porte pode atingir cerca de 30 metros. Sua copa pode ser considerada bastante frondosa, fazendo com que ela fique muito bem disposta em jardins maiores.

Uma opção bastante inteligente, para o caso de plantação e cultivo em pequena escala, é a plantação da mangueira em um ponto mais isolado, pois ela poderá oferecer uma bela sombra durante o ano inteiro.

No período de inverno, ela ganha tonalidade mais clara devido a inflorescências que entregam à copa uma beleza evidente. Já o verão é o momento dos frutos, que comumente apresentam a casca em tons de amarelo e vermelho. Portanto, nesta época, a mangueira tem seu ápice de cores e também da produção de sabores da fruta.

Ainda falando sobre um cultivo mais doméstico, uma opção para quem não possui muito espaço é plantar e cultivar em vasos. Neste caso, as árvores não deverão passar de 2 metros de altura e seus frutos continuarão tão bonitos e saborosos quanto em árvores maiores.

Um cuidado a se ter é relacionado às podas, que devem ser feitas logo depois do período da frutificação. Com isso o tamanho da copa é controlado, se este for o desejo.

A substituição gradativa por vasos maiores deve se dar entre cada 4 ou 5 anos.

Manga rosa

Tipos de manga

No mundo todo, é possível afirmar que existem por volta de 1.600 tipos de manga. Os fatores que mais diferenciam entre si são, basicamente, a consistência dos frutos e da polpa, o formato e também o tamanho.

No Brasil, são comercializados cerca de 30 tipos de manga, sendo alguns deles com seu desenvolvimento feito através de pesquisadores locais.

A Índia é conhecida como uma grande quitanda natural de mangas. Só lá, a diversidade que acredita-se existir é de mais de 1000 tipos. As mais populares no Brasil são: manga rosa, bourbon, espada, ubá e tommy atkins.

Porém, é preciso ter cuidado para não confundir as variedades de manga existentes com outras frutas semelhantes, como a cajarana ou cajá-manga. Elas também fazem parte da mesma família, ainda que sejam plantas de espécies diferentes.

Vitaminas da manga rosa

Em termos de nutrição, a manga se apresenta como uma boa auxiliar na complementação alimentar. Devido às propriedades da manga rosa, algumas necessidades de vitaminas são bem supridas com seu consumo.

É o caso das vitaminas A e C, encontradas ricamente em sua polpa. Já para o caso da niacina e da tiamina, que são pertencentes ao complexo B, além de sais minerais como o fósforo, estes também podem ser encontrados na fruta.

Como plantar manga rosa?

A forma correta de como plantar manga rosa diretamente no solo consiste em fazer a acomodação da muda em um berço de plantio. Suas dimensões devem apresentar aproximadamente 5o x 50 cm, devendo ser completado com terra do próprio local, misturada com cerca de 10 litros de esterco de origem bovina.

Porém, terra vegetal também pode ser utilizada. Importante acrescentar farinha de ossos, que para as proporções indicadas pode ser em 500 gramas. Ademais, deve ser observada uma boa regagem.

Por outro lado, quando o caso for a preferência por obter uma mangueira de menor tamanho, o plantio deverá ser feito em um vaso. Dessa maneira, é preciso que se utilize um recipiente que possua de 15 a 20 litros de capacidade.

O fundo do vaso deverá ser preenchido com argila expandida, bem como deverá ser disposta uma camada de manta do tipo geotêxtil seguida por um complemento de terra apropriada para vasos.

As regas devem ocorrer em uma média semanal de três vezes, até que a planta possa estabelecer solidamente suas raízes. Iniciando o broto, as regas devem ocorrer somente quando se notar o solo seco. Quando o plantio for em vasos, será preciso que o substrato seja molhado uma vez ao dia.

Quando seu plantio for no solo, as plantas dispensarão a poda. Porém, se em vasos, seus ramos devem sofrer poda, ou seja, devem ser aparados uma vez anualmente. Contudo, seu corte deve ser de menos da metade do ramo.

Importante que a adubação seja feita de três em três meses para plantio no solo, enquanto a cada 20 a 30 dias em vasos. No primeiro caso indica-se NPK 10 10 10, no seguinte o mesmo adubo, porém, 10 gramas.

Manga rosa

Principais benefícios da manga rosa

A fruta apresenta alguns benefícios interessantes para a saúde. Com a presença de vitaminas, antioxidantes, além de fibras e enzimas, ela geralmente apresenta cerca de 52 calorias por cada 100 gramas da fruta. Portanto, pode não ser a ideal para quem quer emagrecer.

Podendo ser consumida em forma de geleias, sucos, saladas verdes, vitaminas, molhos, assim como junto a outros alimentos, ela também não é de ideal consumo para indivíduos diabéticos.

O combate à prisão de ventre, o apoio no controle da pressão arterial, a prevenção contra o câncer e a melhora na saúde da pele são apenas alguns dos benefícios da manga rosa.

Ainda que exista a exportação da fruta para outros países, a produção nacional é basicamente para o consumo interno. Questões relacionadas ao tipo de polpa, bem como a resistência ao transporte, fazem com que a manga rosa apresente alguma restrição nesta questão. De qualquer forma, é incontestável sua importância no cenário nacional quando se fala em qualquer tipo de fruta, pois ela sempre será evidenciada!

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo