Manga haden é fruta que deu origem a outros tipos de mangas

Inicio » Agricultura » Manga haden é fruta que deu origem a outros tipos de mangas
31/01/2020 Por
Manga haden é fruta que deu origem a outros tipos de mangas

Apesar de ser uma fruta típica na mesa dos brasileiros, a manga haden é de difícil cultivo no Brasil

A manga haden, em comparação com as demais mangas encontradas no mercado, é considerada de uma qualidade superior. Isso porque, além da sua cor intensa e atraente ao paladar, ela tem um sabor adocicado e traz diferentes benefícios para a saúde.

Acredita-se que essa variedade de manga haden serviu como base para o desenvolvimento de outros tipos de mangas que conhecemos atualmente.

manga haden deu origem a outros tipos de manga

Características da manga haden

De nome científico Mangifera indica, a haden é originária da região de Coconut Grave, na Flórida. Seu nome deriva de um capitão, John Haden, que plantou um pé dessa variedade na região. Depois se descobriu que a haden surgiu do cruzamento das variedades mulgoba e turpentine, que não são tão comuns no Brasil.

Introduzida no Brasil por volta de 1931, a haden deu origem a outras variedades, como a tommy (a mais cultivada no mundo) e palmer, que são mais conhecidas aqui no Brasil.

A manga haden, além de atraente pela aparência, com a casca entre tons de amarelo e vermelho, possui uma polpa alaranjada, muito saborosa e é benéfica para a saúde, contendo manganês, fibras e vitaminas.

Com quase 2 gramas de fibras em cada fruta, faz bem para o intestino e estômago, ajudando no trânsito intestinal. Uma fruta dessas pode chegar a pesar até 680 gramas.

Por ser rica em antioxidantes, o consumo de uma manga por dia ajuda a manter o sistema imunológico fortalecido, pois contém também vitamina C, afastando gripes e resfriados por exemplo. Por conter ferro, também ajuda no combate a anemia.

Outro ponto positivo da manga haden é que o suco dessa fruta ajuda a combater a insolação, muito comum no verão.

Cultivo

Porém, não é muito fácil ter um pé de manga haden em casa. Isso porque o pólen dessa variedade não consegue polinizar todas as flores, evitando a produção dos frutos.

Então, para plantar mudas de manga haden, é preciso plantar no pomar outras variedades para que essas possam ajudar na polinização das flores, para gerar assim os frutos da mangueira haden.

Não há risco de se produzir outros tipos de manga, tendo em vista que o fruto vai depender da variedade que estiver produzindo, e não do pólen.

Uma sugestão é plantar a variedade de manga tommy intercalando com a haden, já que uma deu origem a outra, podendo render bons frutos em ambas.

manga haden é doce e rica em antioxidantes

Contudo, as mangueiras precisam de calor e períodos de clima seco para produzirem os frutos. Por ser a maior árvore frutífera do mundo, atingindo grandes alturas, ela precisa de um bom espaço para expandir a copa e as raízes.
Ademais, a colheita deve ser feita antes do amadurecimento completo.

Isso porque  amadurecem muito rápido na árvore e começam a cair no chão já passados do tempo de serem consumidos em sua melhor forma.

Por essa dificuldade em seu cultivo e por seu sabor acentuado, a manga haden é um pouco mais cara que as demais.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo