Manga ubá, de origem brasileira, é muito usada para fazer sucos

Inicio » Agricultura » Manga ubá, de origem brasileira, é muito usada para fazer sucos
10/11/2020 Por
Manga ubá, de origem brasileira, é muito usada para fazer sucos

A manga ubá é a maior árvore frutífera do mundo e tem origem em Minas Gerais. A manga ubá recebeu seu nome em homenagem à sua cidade de origem, em Minas Gerais. De fato, a cidade se orgulha tanto dessa fruta que instituiu um dia para sua celebração. Entretanto, além de amada pelos mineiros, essa variedade de manga é distribuída por todo o território nacional.

De fato, a manga ubá não é uma variedade muito conhecida no Brasil, embora seja a melhor para fazer sucos. Veja a seguir as principais características da fruta, mais seus benefícios e o que é esperado para o seu mercado em 2020.

Manga ubá

O que é manga ubá?

Manga ubá é um fruto do tipo drupa da árvore Mangifera indica que pode pesar cerca de 125 g. Essa fruta tem polpa carnosa de cor amarelada e um caroço no fibroso no centro. Além disso, a manga ubá tem casca que varia entre roxo, vermelho e amarelo.

Ademais, suas folhas são perenes, medindo entre 15 e 35 cm de comprimento, e suas flores são pequenas e rosadas. Quando maduras, as folhas da Mangifera indica são verdes e com nervuras amarelas.

A mangueira é uma árvore de grande porte de clima tropical, podendo atingir entre 15 e 30 metros de altura. Embora a árvore de manga seja de origem indiana, a manga ubá é uma variedade brasileira que teve origem em Minas Gerais, na cidade de Ubá.

De fato, ela é tão importante para a economia da cidade que a sua prefeitura criou leis e decretos para proteger e divulgá-la. Dessa forma, a manga ubá é reconhecida como Patrimônio Natural do Município, além de ter um dia dedicado à sua existência.

Atualmente, a Mangifera indica é considerada a maior árvore frutífera do mundo, pois precisa de um grande espaço para se desenvolver. A manga ubá é cultivada em regiões de clima tropical, já que se adapta bem ao calor, luminosidade e umidade.

É comum encontrar o fruto na América do Norte, na América do Sul, na América Central e no Sul da Ásia, da África e da Austrália.

Por fim, a manga ubá fruta é a principal variedade de manga usada para fabricação de sucos. Além disso, devido ao seu sabor excepcional, ela também é usada para fazer doces, sorvetes, compotas e até chopps e cervejas artesanais.

Por outro lado, a mangueira é também bastante usada como planta ornamental de forma isolada, apresentando então mais versatilidade.

Manga ubá

Benefícios da manga ubá

A manga é considerada o Rei dos Frutos, pois tem um sabor muito agradável e traz diversos benefícios para a saúde de quem a consome.

De forma geral, as calorias da manga ubá são baixas, girando em torno de 80 kcal a cada 100g. Além disso, uma manga pode suprir cerca de 40% da necessidade diária de fibras de um adulto. Em resultado, ela é uma ótima opção como pós treino, pois além das fibras, também ajuda a repor o potássio dos músculos.

Por outro lado, a manga ubá ajuda a proteger o organismo contra doenças infecciosas, como gripes e resfriados, pois é rica em vitamina A, vitamina C e betacaroteno. Em contrapartida, essas mesmas vitaminas são ótimas para a pele, ajudando no combate a acne e estimulando a produção de colágeno.

Em conjunto, a vitamina E contribui para melhorar a aparência ao redor dos olhos. De fato, é comum encontrarmos essas vitaminas em diversos cremes!

A manga ubá também é uma aliada da saúde do coração, já que as fibras ajudam a controlar o colesterol e o açúcar no sangue, além de contribuir para o bom funcionamento das artérias. Nesse ínterim, devido às altas doses de substâncias antioxidantes, a manga ubá minimiza a degeneração das células do corpo.

Por fim, a manga ubá é excelente para digestão, perdendo somente para o popular e igualmente saboroso mamão. A sua alta concentração de fibras solúveis, sem dúvida, ajuda o intestino a se livrar de resíduos que podem acarretar câncer de cólon.

Ademais, por ser fonte de vitamina B6, ajuda na produção do hormônio GABA no cérebro. Esse é o hormônio da calma e do relaxamento.

De fato, a forma mais saudável de consumir a fruta é in natura. Assim, é possível aproveitar todos os seus nutrientes!

Manga ubá

Consumo de manga no Brasil

Segundo o Anuário 2019/2020 da Hortifruti Brasil, 2019 foi um ano muito bom para produção de mangas e existem boas perspectivas para 2020.

De fato, a área de frutas cresceu mais de 3% no ano de 2019, especialmente devido ao investimento na produção de mamão e manga. Além disso, de acordo com o Secex, a manga foi a fruta com maior retorno financeiro com relação às exportações em 2019.

De forma geral, 2019 foi um ano positivo para produção de manga, já que a oferta nacional cresceu e as exportações foram as melhores dos últimos anos, atingindo um novo recorde. Em resultado, a receita com exportações de janeiro a novembro do ano passado foi de 201 milhões.

Além disso, em 2019 foram produzidas 27,8 toneladas de manga no Brasil, o que representa um crescimento de 17,9% em relação a 2018. Entretanto, isso já era esperado, já que novas áreas entraram em produção. Como resultado, o mercado se manteve excelente durante a maior parte do ano.

De fato, o aumento da disponibilidade de manga no Brasil é um reflexo dos ganhos em produtividade no Norte de Minas Gerais, em Livramento de Nossa Senhora e no Vale do São Francisco, na Bahia. Por outro lado, a produção em São Paulo foi baixa, o que permitiu melhor remuneração.

Para 2020, é esperado um novo aumento na produção e na rentabilidade na produção da manga. Embora os investimentos sejam mais limitados em São Paulo, a oferta pode crescer com os novos pomares que devem entrar em produção.

Por outro lado, os preços vão depender da demanda interna e externa. Caso as vendas acompanhem o crescimento da oferta, o mercado de manga deve estabilizar.

A manga ubá, além de ser deliciosa e trazer diversos benefícios para a saúde, é um excelente produto para ser comercializado. Fique de olho nos conteúdos do portal Agro 2.0 para receber as melhores dicas de agronegócio!

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo