Os 4 tipos de manga mais conhecidos e consumidos do mundo

Inicio » Agronegócio » Os 4 tipos de manga mais conhecidos e consumidos do mundo
29/04/2020 Por
Os 4 tipos de manga mais conhecidos e consumidos do mundo

A comercialização dos tipos de manga também é importante na economia nacional

Apesar de ser de origem asiática, os tipos de manga presentes no Brasil caíram como uma luva na identidade do país. A fruta foi trazida pelos colonizadores portugueses e, desde então, passou a ser cultivada em solo brasileiro com extrema eficiência. Destacando-se pela qualidade e pelo sabor, a fruta também ganhou espaço em outras regiões do mundo.

Todos os tipos de manga são extremamente nutritivos, além de agradarem o olfato e o paladar dos consumidores. Outro destaque é a grande quantidade de nutrientes, que abastecem o corpo com uma série de minerais e vitaminas. Normalmente, estes itens são aplicados para a preparação de doces, saladas, vitaminas e deliciosos sucos.

tipos de manga

O que são tipos de manga?

Tipos de manga são frutos derivados da árvore mangueira, que faz parte da espécie Anacardiaceae. Começou a se desenvolver no sudeste asiático e, séculos depois, estas sementes começaram a germinar em países tropicais com o mesmo sucesso.

O nome manga surgiu do idioma malaiala, já que o item era bastante oferecido nas trocas que aconteciam entre europeus e asiáticos.

Manga na economia

É impossível negar o quanto os tipos de manga se tornaram importantes na economia do Brasil. De acordo com um levantamento realizado pelo Governo Federal, o país produziu cerca de 1 milhão de toneladas da fruta durante todo o ano.

Foram mais de 60 mil pessoas trabalhando no setor, o que trouxe reflexos no faturamento. Foram mais de R$ 900 milhões de reais conquistando, sendo R$ 200 milhões apenas em exportações.

tipos de manga

Manga rosa

Normalmente encontrada em toda a região Nordeste do Brasil, a manga rosa também é chamada de “rosa da Bahia” e “rosa de Pernambuco”. Ela se destaca por ter um sabor mais doce, além de fibras mais nítidas.

Esta manga é fundamental para a preparação de sucos e sobremesas, pois ainda conserva um forte sabor após os processos de trituração.

Manga Palmer

Tornando-se conhecida durante os anos 1940 em Miami, nos EUA, a manga Palmer chegou ao Brasil apenas 20 anos depois. Com uma adaptação incrível ao clima brasileiro, o cultivo começou a receber grandes investimentos no mesmo ritmo em que apresentava lucros impressionantes.

A principal diferença deste tipo de manga é o caroço menos volumoso, o que dá mais espaço para que a polpa seja avantajada.

tipos de manga

Manga Tommy

Podendo ser encontrada com mais facilidade no Brasil em comparação com as outras espécies, a manga Tommy se destaca por apresentar uma maior resistência. Isso faz com que ela se desenvolva tanto em regiões quentes como frias, além de apresentar um prazo de validade interessante para os mercados.

Com menos sabor doce, ela também possui um número de fibras reduzido. É a melhor opção para as empresas que investem na produção de sorvetes e sucos.

Manga Haden

Também de origem norte-americana, a manga Haden é a que mais se destaca entre todas as espécies. Além disso, ela possui um sabor inconfundível, não sendo possível comparar a textura dela com as demais.

Com cores mais vivas e maciez na poupa, o sabor doce também se sobressai com extrema facilidade. Por sorte do Brasil, este é um dos tipos de manga que podem ser encontrados com maior facilidade.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo