Os tipos de manga mais conhecidos e consumidos do mundo

Inicio » Agronegócio » Os tipos de manga mais conhecidos e consumidos do mundo
29/04/2020 Por
Os tipos de manga mais conhecidos e consumidos do mundo

Apesar de ser de origem asiática, os tipos de manga presentes no Brasil caíram como uma luva na identidade do país. A fruta foi trazida pelos colonizadores portugueses e, desde então, passou a ser cultivada em solo brasileiro com extrema eficiência. Destacando-se pela qualidade e pelo sabor, a fruta também ganhou espaço em outras regiões do mundo.

Todos os tipos de manga são extremamente nutritivos, além de agradarem o olfato e o paladar dos consumidores. Outro destaque é a grande quantidade de nutrientes, que abastecem o corpo com uma série de minerais e vitaminas. Normalmente, estes itens são aplicados para a preparação de doces, saladas, vitaminas e deliciosos sucos.

  1. O que são tipos de manga?
  2. Quais são os tipos de manga?
  3. Outras variedades de manga
  4. Benefícios dos tipos de manga
  5. Tipos de manga na culinária

tipos de manga

O que são tipos de manga?

Tipos de manga são frutos derivados da árvore mangueira, que faz parte da espécie Anacardiaceae. Começou a se desenvolver no sudeste asiático e, séculos depois, estas sementes começaram a germinar em países tropicais com o mesmo sucesso.

O nome manga surgiu do idioma malaiala, já que o item era bastante oferecido nas trocas que aconteciam entre europeus e asiáticos.

Quais são os tipos de manga?

É impossível negar o quanto os tipos de manga se tornaram importantes na economia do Brasil. De acordo com um levantamento realizado pelo Governo Federal, o país produziu cerca de 1 milhão de toneladas da fruta durante todo o ano.

Foram mais de 60 mil pessoas trabalhando no setor, o que trouxe reflexos no faturamento. Foram mais de R$ 900 milhões de reais conquistando, sendo R$ 200 milhões apenas em exportações.

  • Manga rosa

Normalmente encontrada em toda a região Nordeste do Brasil, a manga rosa também é chamada de “rosa da Bahia” e “rosa de Pernambuco”. Ela se destaca por ter um sabor mais doce, além de fibras mais nítidas.

Esta manga é fundamental para a preparação de sucos e sobremesas, pois ainda conserva um forte sabor após os processos de trituração.

  • Manga Palmer

Tornando-se conhecida durante os anos 1940 em Miami, nos EUA, a manga Palmer chegou ao Brasil apenas 20 anos depois. Com uma adaptação incrível ao clima brasileiro, o cultivo começou a receber grandes investimentos no mesmo ritmo em que apresentava lucros impressionantes.

A principal diferença deste tipo de manga é o caroço menos volumoso, o que dá mais espaço para que a polpa seja avantajada.

  • Manga Tommy

Podendo ser encontrada com mais facilidade no Brasil em comparação com as outras espécies, a manga Tommy se destaca por apresentar uma maior resistência. Isso faz com que ela se desenvolva tanto em regiões quentes como frias, além de apresentar um prazo de validade interessante para os mercados.

Com menos sabor doce, ela também possui um número de fibras reduzido. É a melhor opção para as empresas que investem na produção de sorvetes e sucos.

  • Manga Haden

Também de origem norte-americana, a manga Haden é a que mais se destaca entre todas as espécies. Além disso, ela possui um sabor inconfundível, não sendo possível comparar a textura dela com as demais.

Com cores mais vivas e maciez na poupa, o sabor doce também se sobressai com extrema facilidade. Por sorte do Brasil, este é um dos tipos de manga que podem ser encontrados com maior facilidade.

tipos de manga

  • Manga carlota

Existem quatro tipos de manga muito conhecidos no mundo, os citados anteriormente. Além desses, também existe a manga carlota. Esse tipo de fruto é um dos mais comuns. Além disso, é um dos mais tradicionais do nosso país. A introdução desse fruto em território nacional é datada do ano de 1923.

Essa fruta é também conhecida como manga carlotinha. É bastante relevante na região Nordeste. A mangueira que a produz atinge um porte médio. Além disso, tem folhas espessas com coloração verde densa. Produz grande número de flores que se aglomeram.

A manga carlota é uma das mangas mais suculentas. Além de suculenta, possui sabor doce e meio ácido. É conhecida por exalar aroma agradável e marcante.

Esse tipo de fruto geralmente possui tamanho pequeno entre 5 e 7 cm. Além disso, tem uma casca fina. E essa casca tem colocação diferente. Costuma ser entre amarelo e laranja. Isso, é claro, quando maduro.

Ademais, a manga carlota possui menos fibras. Isso em comparação com os outros tipos, o que é um fator marcante. Por isso, é possível consumi-la sem que os fiapos incomodem. Sem que fiquem entre os dentes. Além disso, o nome desse tipo de manga possui uma história curiosa.

Reza a lenda que a manga carlota é uma homenagem à esposa do rei de Portugal, Dom João VI. A rainha Carlota Joaquina teria dois pés de manga na sua casa no Rio de Janeiro.

A mangueira que produzia as mangas maiores fora chamada de carlota. Já o pé que produzia as mangas de tamanho menor foi chamado de carlotinha.

No entanto, a origem da manga carlotinha não é portuguesa. Esse fruto é oriundo da Ásia, sendo considerado o tipo que possui os menores níveis de calorias e gorduras.

  • Manga ourinho

Da mesma forma que a manga carlota, a manga ourinho é um dos tipos de manga não populares. Diferente dos quatro principais do mundo. Como o próprio nome diz, esse apresenta coloração amarelada quando maduro.

A manga ourinho é um tipo de manga de cultivo originalmente brasileiro. A mangueira que produz a manga ourinho é um das mais produtivas. Pode produzir centenas de frutos em uma única safra. Essa mangueira apresenta boa longevidade e pode atingir mais de 8 metros.

É uma árvore de tronco largo e que pode atingir altura considerável, sendo necessário executar poda regularmente. Assim como a manga carlota, esse tipo de fruto apresenta pouca fibrosidade. Por isso, a quantidade de fiapos é bastante reduzida.

Para que se atinja o ponto certo da manga ourinho, é preciso cuidado. É necessário colhê-la antes que ela atinja o ponto de maturação. Se a colheita não for feita antes que os frutos amadureçam, há perdas. A tendência é que eles caiam no chão e acabem ficando passados.

Inclusive, o ponto de colheita da manga ourinho tem relação com a Escola de Samba da Mangueira. As cores da Mangueira são verde e rosa. Justamente a coloração ideal para colher as mangas ourinho.

Portanto, esse tipo de manga exige um certo cuidado na colheita. Ademais, cada manga desse tipo pode atingir o peso médio de 100 gramas.

Outras variedades de manga

Além da manga ourinho e da manga carlota, existem outros tipos de manga. Esses tipos podem ser encontradas em território nacional, mas também existem no mundo todo. É possível citar, por exemplo, a manga espada, comum no Brasil.

Esse tipo de fruto possui coloração mais esverdeada. Além disso, tem formato mais alongado do que os outros tipos de manga. Diz-se que a manga espada é uma das mais antigas do Brasil. Possui preço relativamente baixo, se comparada com as outras.

Uma das particularidades da manga espada é justamente a alta concentração de vitamina C. Por isso, ela é indicada para ajudar no controle do colesterol ruim. A grande quantidade de vitamina A também é benéfica à visão.

A fim de mostrar outros tipos de manga, listaremos mais exemplos abaixo:

  • Fiapo;
  • Coquinho;
  • Manga Bourbon;
  • Manga Manila;
  • Coitê;
  • Manga Ubá;
  • Van Dyke.

Além desses tipos de manga citados, ainda é possível encontrar muitas outras. Isso tanto dentro como fora do país. Essa fruta possui uma ampla variedade. Geralmente são originadas através de cruzamentos, ou seja, tratam-se de frutos híbridos.

tipos de manga

Benefícios dos tipos de manga

Existem diversos tipos de manga. E é possível perceber que existem algumas variações como diferenças nos valores nutricionais e vitaminas de cada uma delas. No entanto, tratam-se do mesmo fruto, o que traz uma certa semelhança nas suas propriedades.

De modo geral, a manga pode trazer inúmeros benefícios, principalmente para a saúde do corpo humano. Isso, claro, além de ser uma fruta saborosa e nutritiva. Assim, serão descritos abaixo os principais benefícios que a manga pode trazer. Confira:

  • Previne o diabetes;
  • Melhora o fluxo intestinal;
  • Previne o câncer;
  • Melhora a saúde cardíaca;
  • Ajuda a reduzir o colesterol ruim;
  • Melhora a imunidade;
  • Evita o envelhecimento precoce;
  • Ajuda a proteger a pele;
  • Melhora a hidratação capilar.

Assim sendo, é possível perceber que a manga é um fruto muito bom. Sem dúvida, tem todos esses fatores positivos e eles contribuem para que a manga seja importante na economia nacional. Trata-se de um fruto bom e saudável.

Para compreender melhor esses benefícios e as substâncias da manga, abordaremos a seguir cada um deles.

  • Ajudam a prevenir o diabetes

A manga é um fruto que ajuda a prevenir o diabetes. Por ser um fruto doce, é comum que muitos diabéticos evitem. Porém, essa restrição não é completamente benéfica. Isso porque a manga possui altos níveis de fibras.

Segundo uma pesquisa realizada pela USP, a manga conta com a fibra pectina. A pectina é uma fibra solúvel que ajuda a diminuir os níveis de açúcar na corrente sanguínea. Por isso, incluir a manga em uma dieta para diabetes pode ser bem útil.

Conforme mostrou a pesquisa da USP, os pacientes que consumiram manga em suas dietas apresentaram índice de glicose de 107 mg/dl. Em contrapartida, aqueles pacientes que não consumiram o fruto apresentaram valores de 330 mg/dl.

Portanto, o consumo da manga, desde que feito com equilíbrio, pode ser um fator positivo na dieta dos diabéticos. Vale lembrar que é sempre indicado o acompanhamento médico. Qualquer alteração brusca na alimentação deve ser acompanhada por um médico ou nutricionista.

  • Melhoram o fluxo intestinal

A manga também é um alimento que pode facilitar o fluxo intestinal. Isso porque o fruto possui ação laxativa natural. Pode diminuir a prisão de ventre e fazer a evacuação ser um processo mais tranquilo e fluído.

Segundo a pesquisa da universidade americana do Texas, A&M, o consumo diário de 300 gramas de manga é o suficiente. Com isso, dá para fazer o intestino trabalhar com mais facilidade. Além disso, a manga também pode auxiliar no tratamento da Doença de Crohn.

Dessa forma, a ação anti-inflamatória da manga pode ajudar o paciente de Crohn a levar uma vida mais tranquila. Isto porque o alimento tende a acalmar o intestino.

tipos de manga

  • Ajudam a prevenir o câncer e aumentam a saúde do coração

Resultado da mesma pesquisa realizada pela Texas A&M University, a manga estimula o organismo a produzir ácidos graxos de cadeia curta. Dessa forma, o corpo produz moléculas que atuam evitando a formação de infecções e tumores nas paredes intestinais.

Por conta disso, a manga pode prevenir o câncer de intestino, especialmente por essa ação protetora. Isso sem contar a presença de pectina e de polifenóis. Eles atuam prevenindo o câncer em uma série de outros órgão. Entre eles o cólon, a mama e a próstata.

Assim, o consumo regular da manga pode ser um aliado na prevenção ao câncer. Sem dúvida, isso torna o alimento ainda mais favorável a ser incluído na dieta diária. Ele pode trazer uma série de benefícios à saúde.

Sobre a saúde do coração, Segundo a University of Califórnia, a manga também apresenta seus benefícios ao coração. Dessa forma, o consumo diário de duas porções da fruta pode evitar doenças. As principais são hipertensão e infarto, principalmente no caso das mulheres.

Os polifenóis presentes na manga possuem ação antioxidante e anti-inflamatória. Eles atuam diretamente na saúde do coração e de outros órgãos. Por isso, o consumo regular dessa fruta é tão importante na dieta diária.

Conforme indicado em pesquisa, depois de 14 dias consumindo duas porções de manga, as mulheres demonstraram melhoras tanto no ritmo dos batimentos cardíacos, quanto na pressão arterial. Além disso, também notaram melhora no fluxo respiratório.

  • Reduzem o colesterol ruim, aumentam a imunidade e evitam o envelhecimento precoce

A manga possui alta concentração de vitamina C. Esse fator presente na manga é muito benéfico, principalmente para o controle do LDL. Isso influencia diretamente na saúde vascular, o que acaba evitando riscos de infarto, angina e AVC.

A vitamina C age diretamente na redução do colesterol ruim e isso pode trazer inúmeros benefícios ao corpo humano. Por isso, é ótimo incluir a manga na dieta. Principalmente, pessoas que possuam altos níveis de colesterol.

Já sobre a melhora da imunidade, de modo geral, a presença da vitamina C na manga é benéfica ao organismo. Faz com que obtenha diversos benefícios ao consumi-la. Um desses benefícios é o aumento da imunidade. A vitamina C fortalece o sistema imunológico e isso poder evitar uma série de doenças.

A presença da vitamina A também é muito benéfica. Assim, com essa substância, a manga age evitando inflamações. Além disso, evita infecções no organismo. Esse é mais um dos fatores importantes. Como visto, eles tornam a fruta algo importante na alimentação de uma pessoa.

Por fim, é sabido que a manga é rica em antioxidantes. Por isso, é natural que ela ajude na saúde. Principalmente, para evitar o envelhecimento dos órgãos e tecidos. Por isso, é comum observar cosméticos que possuem manga na composição.

Dessa forma, o consumo periódico da manga pode ser um fator que auxilia na saúde. Principalmente dos tecidos, incluindo a pele. Ou seja, consumir regularmente essa fruta pode ajudar a manter a pele mais bonita e saudável. Ela evita, então, o envelhecimento precoce.

tipos de manga

  • Protegem a pele e os cabelos

A manga ajuda a evitar o envelhecimento precoce. Mas, não só isso. Ela também ajuda a proteger a pele. Por isso, os efeitos da manga em uma dieta são mais benéficos ainda para a pele. O consumo da fruta evita o envelhecimento e ainda protege.

A manga possui ação fotoprotetora. Isso evita que os raios solares causem danos à pele. Indiretamente, evita-se o envelhecimento precoce e também a formação de doenças. Entre elas, o conhecido e temido câncer de pele.

Além de todos os benefícios citados, ainda existem mais. A manga pode contribuir para uma boa hidratação dos cabelos. Isso porque existe um óleo presente no caroço da fruta. Ele possui ação hidratante. E isso graças às vitaminas e minerais que ali se encontram.

No óleo da manga, existem minerais como o cálcio. Também existem o fósforo e o ferro. Eles ajudam a melhorar a saúde capilar. Por conta disso, é indicado para pessoas que tenham o cabelo exposto à condições extremas, como a água do mar ou de piscinas.

Além disso, existe outro fator interessante para essa manga. Esse fator é a presença abundante de fibras. E isso é bom para quem procura emagrecer e perder peso, pois as fibras ajudam no funcionamento do intestino.

Além disso, ainda oferecem sensação de saciedade. O que faz com que a pessoa sinta menos necessidade de comer, o que pode ajudar em outras situações como, por exemplo, na compulsão alimentar.

Tipos de manga na culinária

O uso da manga na culinária é algo bastante comum. Isso por ser um fruto bastante saboroso, nutritivo e aromático.

Nesse sentido, é fácil observar o preparo de diversos doces e sobremesas com a manga. Principalmente, mousses e cremes.

Da mesma forma, o preparo de sucos é bastante comum. Seja de modo caseiro ou industrial. Um suco de manga pode oferecer um ótimo sabor. Além disso, contém todos os nutrientes e vitaminas da fruta. Para isso, é necessário preparar e consumir imediatamente o suco.

Existem também outras receitas com manga, como é o caso de bolos e tortas que podem, inclusive, conter pedaços da fruta em seu interior.

Sem dúvida, o sabor e o alto valor nutritivo da manga são pontos que tornam os variados tipos de manga cada vez mais populares no mercado.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo