Manga é fruta de grande variedade encontrada com facilidade no Brasil

Inicio » Agricultura » Manga é fruta de grande variedade encontrada com facilidade no Brasil
27/09/2019 Por
Manga é fruta de grande variedade encontrada com facilidade no Brasil

O Brasil é um dos maiores produtores de manga do mundo

Ao menos 36 das mais de mil variedades de manga são possíveis de encontrar em solo brasileiro com facilidade. Mas o país não é o maior produtor do fruto, como muitos podem pensar. Esse título cabe à Índia, nação onde é possível encontrar variedades de alimentos à base de manga como nenhuma outra.

Os números de exportação de manga no Brasil chegam a 200 milhões, por ano, em reais. A região responsável pela maior produção do fruto é o Nordeste, com 50% da produção total do país.

manga

O que é manga?

Manga é uma fruta que se origina da Mangifera indica L, nome científico da popular mangueira. Essa árvore pode alcançar até 40 metros de altura e sua produção é farta, o que para os proprietários significa uma verdadeira riqueza.

As folhas da mangueira são vermelhas quando na fase mais tenra, jovem, mas com o passar do tempo se tornam verde-escuras. As flores que pertencem à mangueira são pequenas, alvas, esverdeadas ou róseas.

O fruto da mangueira é ovoide, arredondado. A casca tem aspecto verde, mas com manchas pretas, amarelas e até róseas quando a manga fica madura.

O fruto é doce, tem uma polpa carnosa, suculenta e amarela. Além disso, a polpa da manga é comestível e pode ser consumida in natura ou na forma de suco, doces e outros tipos de alimentos.

Sem dúvida, um dos grandes motivos para a popularização da fruta no Brasil, além de seu delicioso sabor, é a sua facilidade de cultivo.

Ela se adapta a diferentes tipos de solo, mas certamente o clima ao qual melhor se adapta é o tropical, de alta temperatura. Isso, temos de sobra no Brasil. O período ideal da produção de manga é nas épocas chuvosas, o que também não falta no nosso país.

A história da manga

A manga não é originária do Brasil, o que pode surpreender muita gente devido à fartura dessa fruta na nossa terra em razão dos motivos citados acima. De fato, o clima e a qualidade do solo brasileiro são dignos de exaltar, mas não somos o único país a ostentar tais qualidades.

A Índia é um desses países que pode se gabar pelo calor transbordante e terras férteis. E é no país asiático que se encontram os primeiros registros da fruta. Isso remonta a mais de 4 mil anos.

Uma das provas da longevidade da manga é que há relatos de que, no século XVI, o imperador Akbar Mughal determinou que se plantassem mil mangueiras perto de seu castelo. Três séculos depois, um pomicultor inglês chamado Charles Maries encontrou algumas das árvores plantadas naquele período ainda vivas e produtivas.

Ser o país de origem da manga sem dúvida explica porque a Índia é uma das maiores produtoras da fruta, ao lado de China, Tailândia, México, Indonésia e Brasil.

E, como sempre, coube ao comércio marítimo e ao processo de colonização popularizar na Europa e no restante do mundo as iguarias encontradas nas culturas locais. No contexto brasileiro, os maiores responsáveis por trazerem boas e más novas foram os portugueses.

Demorou um pouco, pois primeiro levaram o fruto para as costas leste e oeste da África, mas depois desembarcaram no Brasil com o fruto.

manga

Produção de manga no Brasil

A maior região produtora de manga é o Nordeste, responsável por 50% do total produzido. No entanto, essa produção nordestina é fragmentada por vários estados.

Assim, cabe a São Paulo e Minas Gerais o título de principais estados produtores, pois juntos ocupam quase 50% da área de plantio e correspondem a 25% da produção total.

Atente-se que a região Nordeste é responsável pela produção de 50% do total, mas, como dito acima, a produção é menos concentrada e mais distribuída na sua área imensa.

Estima-se que apenas a região do Vale do São Francisco emprega algo em torno de 60 mil pessoas em atividades relacionadas, o que revela sua importância econômica e social.

Também calcula-se que o lucro das fazendas com produção e comercialização das mangas chegue a 900 milhões de reais ao ano. Ademais, anualmente, o Brasil chegar a exportar 200 milhões de reais em manga.

Benefícios da manga

Os benefícios da manga existem, é claro. No entanto, a fruta não é indicada para quem está lutando contra a balança, uma vez que cada 100 gramas da fruta apresenta de 300 a 500 calorias.

Apesar disso, a fruta é só alegria, já que entre as propriedades da manga podemos encontrar:

  • Vitamina A;
  • Antioxidantes;
  • Fibras e enzimas.

Esse conjunto de elementos torna a manga uma fruta recomendada para:

  • Combater prisão de ventre: a manga tem efeito laxante, por isso, melhora a digestão;
  • Proteger as células para prevenir câncer: a proteção ocorre devido aos antioxidantes;
  • Controlar a pressão: novamente os antioxidantes são os responsáveis por esse benefício, mas nesse caso atuam junto às fibras. A atuação de ambas melhora o funcionamento das artérias, evitando problemas de pressão;
  • Fortalecer o sistema imunológico: a manga tem propriedades imunoestimulantes, o que significa que fortalece o sistema imunológico. Esse sistema é uma barreira, uma defesa natural do organismo humano, que ajuda a evitar e tratar problemas derivados de vírus, fungos e bactérias;
  • Proteger a pele: os antioxidantes ajudam a manter a pele mais saudável, tratada, impedindo o envelhecimento precoce. Além disso, garante proteção contra o sol por ter ação fotoprotetora.

manga

Tipos de manga

Super versátil, a manga é um fruta que conta com uma variedade imensa e, entre os seus principais tipos, podemos citar:

  • manga rosa
  • manga palmer
  • manga carlota
  • manga tommy
  • manga haden
  • manga espada
  • manga bourbon
  • manga ourinho

Consumo da manga

Manga é consumida de várias formas, sendo as mais conhecidas o modo in natura e como suco. Suco, aliás, que pode receber mistura de outras frutas. E não há problema em misturar manga com leite, como diz o imaginário popular.

Leite com manga não mata. Isso é mito.

A única reação possível é o de se experimentar sabor incomparável e ganhar uma montanha de calorias se exagerar no consumo.

Outras formas de se consumir manga é por:

  • doces, como a mousse de manga;
  • vitamina de manga;
  • manga assada.

Uma receita rápida de vitamina de manga:

  • Separe duas mangas maduras (fatiadas), um copo de leite, cubos de gelo, mel ou açúcar;
  • Junte todos os ingredientes no liquidificador e depois basta consumir.

Uma alternativa para deixar a vitamina mais cremosa e refrescante é bater no liquidificador somente a manga e o leite. Depois é só coar e bater de novo, mas agora com os cubos de gelo.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo