Maravalha é insumo adotado em fazendas que traz benefícios aos animais

Inicio » Pecuária » Maravalha é insumo adotado em fazendas que traz benefícios aos animais
18/09/2019 Por
Maravalha é insumo adotado em fazendas que traz benefícios aos animais

Maravalha é uma opção sustentável para higienizar acomodação de aves, porcos, bois e equinos

A maravalha é semelhante a serragem, principalmente, por ser produzida por meio da raspagem de madeira. No entanto, sua finalidade é voltada para atividades de agricultura e pecuária.

Além disso, a  maravalha também é um modelo de biomassa, logo, é uma alternativa de combustível que pode ser utilizada nas indústrias. Como ela é proveniente de material orgânico, é uma opção sustentável para produzir energia limpa.

Maravalha

O que é maravalha?

A maravalha é produzida por meio da raspagem de madeira, galhos de árvores e até das sobras de serrarias. Este material possui maior tamanho e espessura que as serragens, e é fabricada em maquinários adequados.

A maravalha pode ser destinada para construção de cama de cavalo e acomodação para gado de corte e porcos. Além disso, as raspas de madeira ainda atuam na cobertura de solo e pode ser usada nas granjas e hortas.

Além de ser utilizada na agropecuária, a maravalha de madeira pode servir como cama para chinchilas. Fora isso, elas também podem acomodar animais que ficam em biotérios (local onde o animal é criado para participar de experiências científicas), como os roedores.

Para que serve a maravalha?

As maravalhas são utilizadas em fazendas e também em haras (local destinado a criação de equinos) para higienizar, organizar e manter a temperatura de um ambiente saudável. Dessa maneira, contribuem com a proteção dos animais. Isso porque impedem o contato deles com fezes e urina que ficam no solo e podem causar doenças.

Cavalos criados em haras ou fazendas tradicionais passam boa parte de seu dia fechados em suas cocheiras. Por isso, é de suma importância que o equino tenha uma cama limpa e bem cuidada, para evitar aparecimento de doenças, inclusive respiratórias.

A maravalha para cavalo, portanto, vem para preveni-lo de certos riscos, mas fique atento para que o equino não afaste a cama de maravalha para deitar no chão. Geralmente, eles fazem isso e acabam se machucando.

Outro uso da maravalha de madeira é na proteção e cuidados de animais de pequeno porte e domésticos, tais como coelhos e hamsters. Em gaiolas, onde os hamsters, ficam acomodados, é visível a presença destas raspas de madeira.

Maravalha é utilizado para acomodar espécie de roedor em um caminha de vidro

Como a maravalha é produzida?

Seu processo de produção é bem simples. Inicialmente, é selecionada a madeira que será “amaciada” e em seguida, irá para a secagem.

Durante a secagem, a madeira é limpa e suas impurezas são retiradas. Após o processo, a raspagem é iniciada nas máquinas, e, assim, as maravalhas de madeira são produzidas.

Benefícios das raspas de madeira para outros animais

A maravalha de madeira além de ser indicada para cavalos, também é utilizada na cama de porcos e aves. Isso resulta nos seguintes benefícios para os animais:

maravalha

  1. Para aves: as maravalhas retem a umidade do ambiente, o que não permite a proliferação de fungos. Além disso, a cama de maravalha proporciona bem-estar para as aves e outros animais;
  2. Para os porcos: as camas de maravalhas diminuem o estresse do animal, não contribui com o mau cheiro e seu custo de produção é menor.

A maravalha é, portanto, uma alternativa que proporciona um bom custo benefício para os fazendeiros e para os animais, que ganham mais conforto e comodidade.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo