Marinada é técnica culinária utilizada para amaciar carnes, que também pode ser usada em receitas a base de vegetais
Temperar alimentos para deixá-los mais macios e mais saborosos ou emergir carnes em líquido para conservá-las são métodos usados desde os tempos mais remotos; aos quais damos o nome de marinada.
Pratos feitos, especialmente, para as festas de final de ano utilizam da marinada para mudar sua textura. Carnes, pernis, frangos, peixes e até legumes podem ser temperados e ganhar um novo sabor.
O que é marinada?
A marinada é uma técnica culinária em que os alimentos são deixados em uma mistura de tempero. Geralmente, marinar uma comida é colocá-la em um líquido ou meio ácido com especiarias e algum vegetal.
Vinhos brancos, vinagres e o limão espremido são exemplos de ácidos que podem ser utilizados para marinar. Alho, cenoura, cebola e salsão são exemplos de vegetais que podem ser misturados a carne.
O vinho branco é uma excelente combinação para marinar carnes brancas. Por outro lado, o vinho tinto é ideal para carnes vermelhas. Para temperar porcos, a marinada ideal é a base de cítricos. Já os peixes requerem um cuidado especial e para temperá-los, utilize vinho branco ou saquê.
Como marinar os alimentos
A primeira dica para marinar alimentos é fazer aquela combinação básica entre ácido, ervas ou especiarias e legumes. Quanto ao meio líquido, a opção mais indicada são os vinhos.
Em relação ao recipiente, utilize os de vidro ou de louça. Isso evitará que a receita fique com o aroma da vasilha usada. Outra sugestão é usar sacos específicos para marinar.
Além disso, é importante ter cuidado na hora de temperar a receita com sal. Por fim, não se esqueça de levar a carne marinada para a geladeira.
Qual marinada ideal para cada carne?
Cada tipo de carne tem uma marinada específica, e inclusive o tempo de imersão na mistura varia de um alimento para outro.
Abaixo, separamos algumas carnes utilizadas, principalmente, nas receitas de final de ano, para explicar como devem ser marinadas:
- Marinada para frango: o ideal é deixá-la imersa por cerca de 16 horas em alimentos como suco de laranja, pimenta dedo de moça e louro. A fim de deixar a receita ainda mais saborosa, leve o frango ao forno por 40 minutos para cada quilo.
- Marinada para pernil: para essa carne cuja receita é mais trabalhosa, o ideal é usar alimentos, como por exemplo, vinho branco, alecrim e alho para marinar. O tempo mínimo de imersão na mistura é também de 16 horas. Já o tempo no forno é de uma hora por quilo.
- Marinada para lombo: o recomendado é deixar o lombo imerso por oito horas em alimentos como vinho branco, cebola, louro, sal e pimenta dedo de moça. Deixe a receita no forno por uma hora para cada quilo.
- Marinada para peru: por ser uma carne mais macia, marinar este alimento proporcionará um sabor mais delicioso. Para a receita, deixe a ave imersa por 10 horas. Já a fim de temperá-la, use vinho branco, tomilho ou pimenta branca. Para assar o alimento, deixe-o no forno por 40 minutos/quilo.
A marinada é, portanto, uma excelente técnica culinária que proporcionará novo sabor e textura aos alimentos, principalmente as carnes.