Existem diferentes variedades das espécies de marreca que são criadas para produção de carne e ovos. Esses animais são comuns da América e foram domesticados facilmente para a sua produção em cativeiros na Amazônia, bem como em outras regiões rurais do Brasil. Algumas espécies de marreca não são capazes de voar.
A marreca de asa branca, popularmente conhecida também pelo termo “cabocla”, é uma das espécies mais conhecidas do animal. O modo de criação é diferente de outras aves, pois estas são aves aquáticas. Os produtos vindos desse animal podem ter alto valor no mercado.
O que é marreca?
Marreca é o nome dado a algumas espécies de aves aquáticas que podem chegar até 1,5 kg e possuem características semelhantes aos patos. Entretanto, é preciso ressaltar que marrecas e patos são aves diferentes. A principal diferença fenotípica é, além dos tamanhos, a presença das carúnculas sobre os bicos dos patos, que não existem nos marrecos.
Ademais, os marrecos não voam, são aves aquáticas que precisam de grande disponibilidade de água. A principal característica comportamental do marreco que o diferencia do pato é que ele abandona o filhote e não costuma chocar os seus ovos.
Existem algumas raças de marrecas, como a marreca cabocla, a marreca caneleira e a marreca de java.
Criação de marreca
Os ovos das marrecas não são chocados por elas mesmas, portanto, para a produção e criação desses animais, é preciso ter chocadeiras, as quais podem ser aves como as galinhas e também elétricas.
Os marrecos são animais rústicos que não necessitam de grandes estruturas, apenas boa disponibilidade de água.
Criação de pato
Os patos, no geral, são aves pouco maiores e mais alongadas que os marrecos e possuem comportamento distinto. Eles são menores que os gansos. São aves igualmente aquáticas, vivendo comumente em água doce.
Existem algumas espécies de pato. O pato ave já originou o nome de localidades como a própria cidade no sul do Brasil, Pato Branco. Dentre as raças de pato, podemos destacar pato do mato e pato mergulhão.
Existem raças híbridas utilizadas na criação de pato. As características do pato podem variar das do marreco, e a cruza de espécies pode resultar em diferentes tipos de pato.
Aspectos da criação de marreca
Os ovos dessas espécies de aves possuem grande valor econômico e suas propriedades são diferentes dos ovos de galinha. Para isso, a alimentação desses animais deve ser balanceada, os quais ganham peso realizando refeições 4 vezes por dia. Os marrecos comem ao mesmo tempo que ingerem água, então, nunca ofereça rações secas.
Aos 6 meses de vida, a marreca inicia o primeiro ciclo de reprodução, e na presença de um reprodutor ela produz ovos férteis. Assim, a produção de ovos de marreca não é tão densa quando comparada à produção de ovos de galinha.
Além disso, elas abandonam os ovos – se criadas soltas, pode até ser difícil de encontrá-las.
Um casal de marreca da raça pequim pode ser comercializado por cerca de cem reais e em um ano já é possível aproveitar a carne do animal.