Os cortes de carnes sempre possuem grande variedade de formatos e tamanhos e, dentro de tudo isso, há o medalhão, que retirado e cortado a partir do contrafilé e, por isso, é muito mais macio.
Sem dúvida, o medalhão é muito procurado por diversos consumidores, afinal, é considerado um dos cortes que mais está presente em restaurantes e na mesa de diversas famílias brasileiras.
O que é medalhão?
Medalhão é, na verdade, um nome traduzido do americano para o que se chama de filé mignon, principalmente no caso do medalhão bovino, logo, podendo ser chamado de medalhão de filé mignon. O medalhão também é muito conhecido como contrafilé e steak de filé.
Além disso, o medalhão pode vir tanto da carne bovina quanto da carne suína, o conhecido medalhão de filé mignon suíno. Em ambos os casos, as receitas existentes são deliciosas e servem bem com diversos tipos de acompanhamentos como arroz, massa, saladas, entre muitos outros.
O Brasil é considerado um dos maiores produtores e exportadores de carne bovina em nível mundial. Isso é resultado de muito esforço e décadas de investimentos consideráveis em tecnologia e modernidade, que fez com que a produtividade aumentasse e agregasse muito mais qualidade e valor no produto brasileiro.
Com isso, o país se tornou extremamente competitivo, em preço e exportação, fazendo com que a carne fosse distribuída para mais de 150 países. A carne bovina, por exemplo, representa muito mais de 3% de exportações brasileiras e tem um faturamento que passa de 6 bilhões de reais.
Já a carne suína é, atualmente, a carne mais consumida no mundo inteiro e representa, mais ou menos, 44% do consumo global.
3 benefícios da carne bovina
Hoje em dia, as opiniões em relação ao consumo de carne estão divididas entre o grupo que acha que é saudável e o grupo que acha que é prejudicial. Algumas pessoas pensam que a carne deveria ser suspensa, porém, é importante lembrar que a carne, quando consumida de forma saudável, agrega diversos benefícios. Veja 3 deles em seguida.
- L-carnitina
A carne bovina possui um aminoácido. Ele está presente em todos os produtos feitos à base de carne. A L-carnitina leva as gorduras para a mitocôndria queimar. Isto, por sua vez, faz com que o corpo fique mais saudável e o indivíduo tenha maior qualidade de vida.
- Saúde cardíaca
É comprovado que a carne melhora os resultados de exames cardíacos de diversos pacientes. Afinal, ela possui um efeito positivo na hora de combater o estresse, a hipertensão e inflamação.
- Diabetes
Estudos mostram que a ingestão de carne magra melhore os níveis de glicemia em pacientes com diabetes tipo 2.
3 benefícios da carne suína
Apesar da fama negativa, a carne do medalhão suíno também possui seus benefícios para a saúde humana. Veja em seguida.
- Nível elevado de proteínas
É muito rica em proteínas e garante bastante saúde aos músculos do corpo humano.
- Desenvolvimento das crianças
A carne de porco é benéfica para as crianças, pois possui selênio, zinco e ferro, elementos que são extremamente importantes para o desenvolvimento cognitivo, físico e imunológico.
- Maior prevenção de doenças
A carne de porco, assim como a bovina, colabora para evitar o surgimento de doenças no corpo humano, trazendo as vitaminas necessárias para que o organismo se mantenha forte e saudável.
Receitas com o medalhão
O medalhão é uma das carnes mais divertidas e interessantes de se preparar. A sua espessura possibilita criar receitas variadas e a sua maciez faz com que o tempero penetre mais facilmente e deixe um sabor mais acentuado e interessante.
-
Medalhão recheado
- Tiras de bacon a gosto de 15 centímetros;
- 5 filezinhos de frango médios;
- 2 fatias de presunto e duas fatias de queijo;
- 2 fatias de bacon;
- 1 colher de manteiga;
- 1 colher de óleo;
- Tempero a gosto.
Para o preparo do medalhão recheado, basta temperar os filés de frango utilizando os temperos de sua preferência. É importante ressaltar que é preferível que os filés sejam bem finos, assim fica mais fácil de cozinhar e montar.
Em seguida, corte as fatias de presunto e queijo da forma que julgar melhor. Em seguida, estique os filés e forre com uma fatia de presunto e uma fatia de queijo, enrole sem deixar o recheio escapar para fora, a fim de o queijo não escorrer na hora de fritar.
Pegue os rolinhos e enrole por fora duas fatias de bacon, colocando lado a lado e prendendo com palitos de dente. Por fim, coloque a manteiga e o óleo para aquecer e frite em fogo médio, sempre virando o rolinho para não queimar.
Pode servir em seguida com arroz branco e salada.
-
Medalhão com bacon
Para preparar o medalhão com bacon, será necessário:
- 8 fatias de bacon;
- 2 dentes de alho, preferencialmente triturados;
- Pimenta do reino a gosto;
- Sal a gosto;
- Azeite.
Como é uma receita que precisará de molho, os ingredientes necessários serão:
- 1/2 xícara de vinho tinto;
- 1 colher de manteiga;
- 1 colher de mostarda;
- Mel (cerca de 1 colher);
- 1 pitada de canela;
- Pimenta do reino e sal a gosto.
Para a montagem, basta seguir alguns passos simples.
Tempere o medalhão com a pimenta do reino e o alho, de ambos os lados para que o gosto fique bem forte. Em cada medalhão, enrole a fatia de bacon em volta (na lateral), com a ajuda de um barbante, depois regue-os com azeite em ambos os lados.
Unte uma frigideira com azeite, sele os medalhões de um lado e salpique com sal, deixe até dourar e faça o mesmo com o outro lado. Para dourar de ambos os lados, demora aproximadamente de dois a três minutos.
Em seguida, coloque os medalhões em um refratário já untado e leve ao forno de 10 a 15 minutos, na temperatura de 200 graus. Após retirar do forno, deixe embrulhado no papel alumínio até o momento de ser servido. Enquanto isso, é possível preparar o molho colocando, na mesma frigideira, o vinho, misturando até ficar homogêneo.
Acrescente os outros ingredientes e deixe o molho engrossando em fogo baixo, depois, na hora de servir, basta retirar o papel alumínio e regar os medalhões com o molho. A receita de medalhão é deliciosa e super fácil de fazer!