Melaço é insumo importante dentro da agricultura e da pecuária

Inicio » Agronegócio » Melaço é insumo importante dentro da agricultura e da pecuária
20/09/2019 Por
Melaço é insumo importante dentro da agricultura e da pecuária

O melaço, muito utilizado na fabricação de cachaça, conquistou espaço entre os agropecuaristas

O melaço de cana-de-açúcar é utilizado na pecuária, na ração de animais e também pode ser usado na agricultura, principalmente na fruticultura, para adubar pomares e enriquecer nutrientes do solo.

O melaço, é desde a antiguidade, parte da alimentação de humanos, sendo destinado para a produção de bebidas como, por exemplo, a cachaça e o rum. Mas o líquido pode ser usado também na medicina, indústrias e até mesmo na fabricação de pneus.

Cachaças produzidas com melaço

O que é melaço?

Durante o processo de produção do açúcar, a centrifugação resulta em um subproduto da cana. Ou melhor, em uma espécie de xarope leve ou grosso, conhecido como melaço que é usado para adoçar alimentos.

O melaço de cana, apresenta diversas propriedades nutricionais, isso porque, durante o processo de refinamento, suas características são mantidas. Ele, é portanto, uma excelente fonte de potássio, proteínas, cálcio, magnésio e ferro. Além da cana-de-açúcar, o melaço pode ser produzido com beterraba e até com romãs.

Como fazer melaço de cana?

Caso opte pela plantação da cana-de-açúcar, é necessário estar atento a sua época de colheita, ou seja, ela deve ser colhida quando as folhas estiverem amareladas ou secas. Depois de colher a planta, remova as folhas, retire suas sementes e corte seu caule o mais próximo possível ao solo.

O próximo passo é colocar os caules em pé contra uma plataforma por 7 dias. Assim que o prazo for cumprido, é hora de moer a cana. A moenda da planta dará origem a um suco, que deverá ser coado.

Em seguida, o próxima passo é levar o líquido ao fogo e deixar ferver por alguns instantes. Ao alcançar a fervura, diminua o fogo e deixe  por cerca de seis horas nessa nova temperatura. Ainda durante a etapa, uma espécie de espuma verde será formada sobre a superfície e deve ser retirada.

Quando notar que o líquido ficou grosso, desligue o fogo. Por fim, é só colocar o melaço de cana, ainda quente, em um recipiente adequado e fechá-lo.

Como fazer melaço de beterraba?

Além da cana, o melaço também pode ser obtido pela fervura da beterraba. Para fabricar o melaço, você deve lavar os alimentos e cortar em pequenas fatias. Depois, coloque o vegetais em uma panela, cubra com água e deixe no fogo médio até a beterraba adquirir uma certa maciez.

Uma sugestão é mexer a panela para evitar que os alimentos grudem no fundo dela. Assim que as beterrabas estiverem macias, separe os vegetais do líquido que se formou, com o auxílio de um escorredor.

O próximo passo é levar novamente ao fogo este “suco” das beterrabas, até que fique com consistência de xarope grosso. Depois, desligue o fogo, espere esfriar e armazene o melaço de beterraba em um recipiente fechado na temperatura ambiente

Vale ressaltar que ao abrir o recipiente, o melaço deve ficar armazenado na geladeira. Quando bem conservado, o produto dura por 1 ano e meio.

Uso do melaço na agricultura e na pecuária

O melaço, além de ser útil na produção de álcool e etanol, é uma alternativa saudável para adubar pomares. Fruticultores vem usando o xarope em seus plantações, o que tem gerado importantes mudanças.

Houve melhorias na qualidade dos frutos produzidos e ainda na suas colorações e vigor. Outro uso do melaço na fruticultura, é na atração de insetos para realizar o controle biológico junto aos produtos fitossanitários.Sumo da cana-de-açúcar é usado para fabricar melaço

Em relação a pecuária, o subproduto da cana é utilizado nas rações de animais e nos cochos misturado a forragem.

Isso faz com que o melaço proporcione uma série de benefícios aos animais, incluindo o oferecimento de mais energia, graças a seu potencial nutritivo; que substitui parcelas dos carboidratos consumidos pelo animais.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo