Melão cantaloupe, de casca enrugada, tem origem na Índia e África

Inicio » Agricultura » Melão cantaloupe, de casca enrugada, tem origem na Índia e África
24/10/2020 Por
Melão cantaloupe, de casca enrugada, tem origem na Índia e África

Melão cantaloupe é enrugado e arredondado. Com diversos benefícios à saúde, ele é altamente indicado para aquelas pessoas que procuram degustar uma variação do melão e manter o alto nível de benefícios e vitaminas que ele possui.

Com a popularidade se expandindo, o melão cantaloupe tem sido uma ótima alternativa para a agricultura, já que a demanda aumenta e, por conta disso, é necessário produzir mais aumentar as vendas. Dessa forma, se torna um ótimo negócio e com muitas vantagens.

Melão cantaloupe

O que é melão cantaloupe?

Melão cantaloupe é uma fruta de baixíssimas calorias e um alto nível de água. Conhecida também como meloa ou melão japonês, é tida, junto ao melão, como a fruta que é a cara do verão, principalmente pelas poucas calorias da meloa.

Por ser muito refrescante e diferenciado, tem se tornado muito popular pelos adeptos das frutas.

Além disso, o melão cantaloupe é fácil de identificar. Ele possui casca esverdeada e com uma textura diferente. A sua polpa é laranja e, mesmo que não seja tão consumido quanto o melão amarelo tradicional, oferece diversos benefícios à saúde.

A fruta meloa pode ser encontrada em diversos supermercados, inclusive na forma de extrato de melão cantaloupe. O preço varia muito de local para local, até mesmo de um estado para outro. Ainda assim, é uma fruta que vale muito a pena experimentar e ter maior conhecimento sobre a mesma.

Tipos de melão cantaloupe

Sem dúvida, se engana que pensa que o melão cantaloupe possui somente um tipo. Na verdade, existe mais de um tipo de melão. Além disso, os tipos de melão cantaloupe possuem características diferentes entre si. Confira:

  • Goldmine;
  • Gália.

O melão goldmine é extremamente aromático, possuindo fragrância agradável ao olfato humano. A sua casca também pode variar, indo do amarelado ao esverdeado. A sua polpa também é diferente, já que é espessa e a sua coloração vai do quase branco ao salmão.

Em contrapartida, o melão gália é uma espécie híbrida de melão, já que possui a polpa de uma cor quase alaranjada e um brix muito alto. A casca pode ser vista em uma coloração de cinza claro, podendo ser conhecido como cantaloupe prata. Esses são os principais tipos de meloa.

Melão cantaloupe

Como plantar meloa?

Quando se trata de como plantar meloa, é preciso estar sempre atento, já que existem alguns fatores que podem influenciar diretamente no crescimento e desenvolvimento da planta, como:

  • Clima;
  • Luminosidade;
  • Solo e irrigação.

Em geral, o clima ideal para plantar a meloa é em torno de 25 e 32 °C. Porém, a fruta ainda pode nos surpreender e crescer em temperaturas que beiram os 18 °C ou 35 °C.

De qualquer forma, é sempre indicado que, durante a maturação dos frutos, esteja um clima seco e bem quente.

Isso porque, quando se trata de um clima mais úmido e frio, o melão fica mais amargo e aguado, perdendo o sabor doce característico dos melões que são cultivados nas temperaturas adequadas, bem como a umidade.

Embora o clima seja um fator quase que determinante para o gosto da fruta, também é possível cultivá-lo em estufas agrícolas específicas para essas condições.

É importante frisar que, como o melão cantaloupe está se popularizando, é preciso estar sempre preparado com o que há de melhor. Portanto, sempre tente seguir as recomendações necessárias de plantio para evitar que o gosto altere e as vendas caiam.

De qualquer forma, a luminosidade também é um fator fundamental, já que o meloeiro necessita de muita luz. Ou seja, o meloeiro precisa da luz direta e abundante do sol.

O solo também deve ser bem drenado e saudável, além de ser rico em matéria orgânica e possuir um pH específico entre 6,4 e 7,2. Entretanto, a irrigação deve ser frequente no início da frutificação.

Com o passar do tempo, assim que os frutos começam a amadurecer, é possível dar uns dias de pausa entre uma irrigação e outra, a fim de não sobrecarregar a fruta.

Benefícios do melão

Muitas pessoas acham que a meloa engorda. Na verdade, ela possui índices baixíssimos de calorias, sendo vista como um ótimo alimento para todas as pessoas que estão em uma ingestão controlada de açúcar e gordura.

Apesar do melão cantaloupe ainda estar conquistando a grande maioria das pessoas, muitas que consomem a fruta já conseguem notar benefícios como:

  • Reposição de vitamina C;
  • Betacaroteno abundante;
  • Água em abundância;
  • Melhora o funcionamento do coração;
  • Previne problemas neurológicos;
  • Fornece muitas fibras.

Melão cantaloupe

O que cada benefício significa?

Para quem procura aumentar a imunidade contra gripes, resfriados e demais doenças, o melão cantaloupe é cheio de vitamina C, sendo ótimo para estimular o colágeno da pele e fortalecer todo o sistema imunológico do organismo. Para se ter ideia, há cerca de 36 mg de vitamina C a cada 100 g da fruta.

Ademais, esse tipo de melão possui uma quantidade bem significativa de betacaroteno. Ou seja, ele é muito semelhante à cenoura e ajuda a combater todos os radicais livres. Porém, ele deve ser evitado por pessoas que possuem alguma complicação nos rins, por exemplo, já que o betacaroteno pode ser pesado demais para digerir.

Outro grande benefício é que ele possui uma grande quantidade de água na composição, o que o torna uma ótima forma de hidratar o corpo interna e externamente. Além da água, também evita doenças no coração através do folato.

Ou seja, presente na vitamina B9, ele atua controlando todos os níveis de homocisteína que estão presentes no sangue. Além disso, há também a vantagem de que ele previne sérios problemas neurológicos já no próprio nascimento do bebê, por exemplo.

Assim, se uma gestante consumir o melão cantaloupe durante a sua gravidez (caso o médico tenha permitido), ela já estará munindo a criança para que ela tenha um bom desenvolvimento da medula óssea e de todos os leucócitos.

Além disso, é ótimo para quem possui problemas intestinais, pois como conta com uma fonte extremamente abundante de fibras, ele auxilia no funcionamento correto e regular do intestino. Mesmo que as fibras precisem ser aliadas com muita água para que não endureçam no intestino, o melão cantaloupe já possui a quantidade necessária.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo