Milho hidropônico é muito utilizado na alimentação do gado

Inicio » Agronegócio » Milho hidropônico é muito utilizado na alimentação do gado
30/05/2020 Por
Milho hidropônico é muito utilizado na alimentação do gado

Uma alternativa segura para solos pouco férteis, o milho hidropônico também requer pouca mão-de-obra

Além do cultivo do milho hidropônico, as técnicas de hidroponia também têm ganhado espaço frente à produção de flores e hortaliças em escala comercial. Nestes casos, a tendência tem crescido em áreas próximas a grandes centros urbanos, visto que o cultivo nesses tipos de solo é caro e há pouca demanda de produtos agrícolas adequados.

Por outro lado, além do milho hidropônico, a técnica também apresenta a redução de ciclos de produção entre as culturas, maior produtividade e pode ser praticada de inúmeras maneiras. Neste caso, o método tem valor tanto na produção de alimento animal quanto para o cultivo de flores e a produção de alimentos humanos.

Milho hidropônico

O que é milho hidropônico?

Milho hidropônico é uma alternativa alimentar que surge como mais uma forma barata e simples para quem precisa obter qualidade agregando alto valor proteico e energético na alimentação de rebanhos. Nesse sentido, ele atende a necessidades de criadores de animais como gado de corte e gado leiteiro.

Além do mais, essa opção de alimentação animal pode ser direcionada para suplementar a criação de equinos, aves, peixes, suínos, caprinos e ovinos. Como grande vantagem, o milho cultivado na água apresenta uma técnica de produção simples e que pode ser empregada em qualquer região do país e em qualquer época do ano.

O milho hidropônico para alimentação animal

Uma das demandas do agronegócio nacional é atender às altas demandas alimentares dos rebanhos animais. Por esse prisma, a grande meta é pesquisar novos meio para garantir uma produção alimentar de itens como carne e leite sem aumentar os custos.

Milho hidropônico

Até porque alguns processos e técnicas podem comprometer a renda familiar de milhares de pequenos produtores. Dessa forma, uma alternativa que tem se tornado economicamente viável é o emprego e o cultivo do milho hidropônico para alimentação animal.

Assim, além de satisfação a criação de animais de culturas diversas, a técnica já comprovou ser rápida, simples e garantida em relação à qualidade e ao seu valor energético.

Como plantar milho hidropônico?

Entre as grandes vantagens para quem quer saber como plantar milho hidropônico, indicamos que seu cultivo oferece alta produtividade, não requer agrotóxicos e apresenta resultados rápidos. Ou seja, seu ciclo de cultivo é curto, mas contínuo.

Milho hidropônico

Na prática, apenas cerca de um mês após a semeadura do milho hidropônico, o alimento já está disponível para os animais. Dessa forma, ele se torna uma alternativa totalmente viável a qualquer produtor rural, ainda mais em períodos de seca e estiagem prolongada, por exemplo.

Além do mais, seu custo de produção para a alimentação animal é abaixo da média. Ainda mais se comparado a demais alternativas de mercado, como o feno de plantas e a silagem de milho.

Enfim, se você pensa em investir no plantio de milho hidropônico, saiba ainda que essa técnica dispensa a necessidade de solos férteis. Afinal, é possível ter como base sólida elementos como a palha de arroz, o capim napier e até o bagaço da cana.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo