5 tipos de milho mais conhecidos e as suas principais características

Inicio » Agricultura » 5 tipos de milho mais conhecidos e as suas principais características
10/11/2019 Por
5 tipos de milho mais conhecidos e as suas principais características

A produção de diferentes tipos de milho superou 90 milhões de toneladas no Brasil, na temporada 2018/2019

É muito comum no Brasil o consumo de vários tipos de milho, mas sem dúvida se destacam o milho cozido e o milho de pipoca. O cozido certamente tem seu pico de alta durante as festividades de meio de ano onde seu consumo é muito popular. Já o milho de pipoca virou um hábito enraizado, não só no Brasil, principalmente durante a transmissão de espetáculos.

Os diferentes tipos de milho apresentam diferenças não só no aspecto dos grãos, mas também nas propriedades. Alguns milhos são indicados para a alimentação animal, enquanto outros para consumo in natura.

Tipos de milho

O que é milho?

Milho é um cereal proveniente da espécie de planta chamada Zeamays. Os grãos do cereal são do tamanho de uma ervilha e ficam dispostos em fileiras de espigas. Acredita-se que tenha se originado na América Central e que é cultivado desde os tempos pré-colombianos.

É a segunda maior cultura do mundo e com certeza um dos alimentos mais consumidos do planeta. Isso se explica porque não é consumido apenas por humanos, mas é um cereal muito utilizado para a alimentação de animais.

Tipos de milho

Há diferentes tipos de milho e cada um apresenta aspectos e qualidades nutricionais únicas. Abaixo você confere os principais tipos de milhos e suas propriedades.

1. Milho de pipoca

Sem dúvida, um dos tipos de milho mais populares. O seu grão é duro, miúdo e em forma de gota. O aspecto do milho de pipoca é de cor laranja, pendendo para o amarelo. Pode ser preparado como pipoca doce ou salgada.

Tipos de milho

É rico em vitaminas, principalmente do complexo B, manganês e fibras. Essa composição faz desse tipo de milho um dos mais ricos em antioxidantes, mais ainda do que muitas frutas e vegetais.

2. Milho doce

Outros dos tipos de milho populares. O milho doce, como o próprio nome já deixa dica, é um grão adocicado e de fácil digestão. Seu formato é arredondado e chato, e a cor do grão é amarela.

É rico em aminoácidos, vitaminas A, E e B e também sais minerais.

3. Milho verde

O grão do milho verde é dentado e amarelo, além de ser uniforme. As espigas são longas e cilíndricas e o sabugo é fino e claro.

Dentre os tipos de milho, o milho verde é o que contém mais vitaminas, principalmente ácido fólico, vitamina B6 e niacina.

Tipos de milho

4. Milho branco

O milho branco é o milho usado para se fazer canjica. É comumente misturado com outros ingredientes como leite, coco, leite condensado, leite de coco e açúcar.

Esse tipo de milho é rico em ácido fólico, carboidratos, fibras e proteínas. Também é rico em vitaminas do complexo B.

5. Milho dentado

O milho dentado tem grãos firmes e com bordas duras. É o mais produzido do mundo e usado para alimentação animal, principalmente de gado. Costuma-se usá-lo para o preparo de xaropes e álcool.

Integra o grupo de tipos de milho cujo grão é de forma de dente e sua cor é de amarelo pendendo para o alaranjado.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo