Mineralização transforma substância orgânica em inorgânica

Inicio » Agronegócio » Mineralização transforma substância orgânica em inorgânica
21/10/2020 Por
Mineralização transforma substância orgânica em inorgânica

A mineralização transforma matéria orgânica em inorgânica e pode ser usada para aumentar a produção de leite. Muito diferente do processo de decomposição, a mineralização transforma uma matéria, o que pode trazer muitos benefícios ao solo.

Embora os fertilizantes ajudem a melhorar a produção das plantas e a revigorar a fertilidade do solo, eles podem trazer alguns danos à zona rural. Por isso, pode ser melhor optar por processos naturais de recuperação do solo. Veja como a mineralização pode ajudar!

Mineralização

O que é mineralização?

Mineralização é um processo de transformação de matéria orgânica em matéria inorgânica. Nesse processo, as substâncias orgânicas são substituídas por CO2, H2O e sais inorgânicos. Dessa forma, todas as peculiaridades da matéria orgânica são preservadas, de modo que ela se torna mais resistente e estável.

A mineralização pode ocorrer em duas etapas: transformação de 80% da matéria orgânica em moléculas simples e a estabilização através de processos bio-físicos-químicos, formando as frações ou substância humificadas.

Processos de conversão da matéria orgânica

A mineralização fóssil é chamada de fossilização. Ela ocorre de forma lenta e pode levar milhares de anos. Para que esse processo aconteça, é necessário que o sedimento em que a matéria está inserida seja fino e com pouco oxigênio, uma vez que a oxidação poderia decompor a matéria.

Em contrapartida, a mineralização na agricultura é usada como suplemento na alimentação de bovinos.

De forma geral, as forrageiras tropicais não têm a quantidade suficiente de nutrientes essenciais para o crescimento, desenvolvimento e reprodução dos bovinos, o que afeta diretamente a produção de leite e a qualidade das carnes. Essa deficiência se dá em especial pela falta de manutenção do solo.

A importância da mineralização como suplemento é ainda maior nos períodos de seca, já que nessa época as forrageiras não suprem as necessidades básicas dos animais. Essa suplementação pode ser feita de forma oral ou injetável. De fato, a segunda opção ainda é nova no Brasil.

Mineralização

Humificação e mineralização

Embora o processo de humificação esteja inserido em uma das etapas da mineralização, elas têm um desenvolvimento oposto. A humificação transforma a matéria orgânica recente em húmus (composto rico em material orgânico e alto peso molecular) e altera a estrutura química da matéria orgânica do solo, transformando-a em compostos de carbono mineral.

O processo de formação do húmus pode ser natural ou artificial, trazendo muito benefícios ao solo em que está inserido. Além de equilibrar a temperatura do solo, reter a sua umidade e impedir a penetração de substâncias tóxicas do solo nas plantas, a humificação regula a produção de microrganismos, fornece nutrientes para as plantas e torna os solos mais férteis.

Mineralização

Em conclusão, alguns processos naturais podem ser adotados para melhorar a qualidade do solo e também ajudar a suplementar a alimentação nos animais, como no caso da mineralização e da humificação.

A grande vantagem que temos é o conhecimento dessas ferramentas e a possibilidade de usá-las a nosso favor. Aproveite e inclua hoje mesmo o processo de mineralização no seu negócio e experimente seus benefícios.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo