Mirindiba, árvore nativa do Brasil, pertence à família das litráceas

Inicio » Meio Ambiente » Mirindiba, árvore nativa do Brasil, pertence à família das litráceas
20/10/2020 Por
Mirindiba, árvore nativa do Brasil, pertence à família das litráceas

A mirindiba é uma árvore que faz bem para você e para o meio ambiente. Além de ajudar a preservar o meio ambiente, a mirindiba pode ser usada na construção civil e na produção de móveis, sendo uma planta muito versátil e resistente.

Confira algumas características da mirindiba, seus benefícios e como plantá-la!

Mirindiba

O que é mirindiba?

Mirindiba (Lafoensia glyptocarpa) é uma árvore tropical de porte médio, podendo atingir até 15 metros de altura. Ela geralmente é encontrada nas formações florestais de Mata Atlântica e pertence à família Lythraceae, sendo mais conhecida como mirindiba rosa ou louro-de-são-paulo.

A árvore tem ramos e troncos com casca sulcada, madeira bem densa e copa arredondada. Suas folhas são simples, mas produzem uma substância adocicada muito atrativa para as formigas, que por sua vez a protegem contra herbívoros.

Além disso, a mirindiba bagre (como também é chamada) tem uma flor branca, com longos estamos, que floresce entre os meses de junho a agosto. A sua flor desabrocha no fim da tarde e produz muito néctar.

Ademais, a árvore também dá fruto. A fruta da mirindiba tem formato de azeitona, apenas uma semente e polpa carnosa.

Mirindiba

Para que serve a mirindiba?

A mirindiba pode ser usada de diversas formas. No paisagismo, além de ser usada para decoração, a árvore é ideal para ser plantada em áreas degradadas, pois ajuda no equilíbrio ecológico; uma vez que atrai e alimenta a vida silvestre.

Além disso, por tem uma madeira de boa qualidade, a árvore é muito usada na construção civil, como caibros, ripas e esquadrias, e na fabricação de móveis.

Entre os benefícios da mirindiba está sua ação fungicida e anti-inflamatória. Muitos fazem uso da planta para tratar a candidíase, algumas doenças gastrointestinais e aftas, embora não haja nenhum estudo que comprove sua eficácia.

Igualmente, a sua casca é rica em tanino, uma substância antioxidante capaz de ajudar na redução de colesterol, no fortalecimento das paredes das artérias e na prevenção do entupimento das veias. Entretanto, o tanino poderá ser consumido através de vinhos que ficaram armazenados em barris de madeira de mirindiba.

Mirindiba

Como plantar mirindiba?

A árvore mirindiba deve ser cultivada em solo fértil, profundo e bem drenável. O seu plantio pode ser feito com terra vegetal ou substrato de terra. Entretanto, a muda pode ser plantada em embalagem plástica ou diretamente nos canteiros.

Antes de fazer a muda, é necessário deixar a sua semente de molho na água em temperatura ambiente por 24 horas. Depois disso, é recomendado que se coloque 2 a 3 sementes por cova ou embalagem, cobrindo com terra superficialmente e irrigando pelo menos duas vezes ao dia.

As mudas dessa planta germinam em cerca de 15 a 45 dias. Contudo, elas só podem ser transportadas para o seu local definitivo após seis meses de plantio.

Por outro lado, é importante se atentar também para a proteção as plantas. O ideal é que suas mudas fiquem sob a sombra da copa das árvores ou de telas nas horas mais quentes do dia.

Embora a mirindiba cresça melhor quando plantada da forma citada acima, ela é uma planta resistente, capaz de se desenvolver também em solos pobres.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo