Mirtilo apresenta benefícios para as mais diversas partes do corpo humano

Inicio » Agricultura » Mirtilo apresenta benefícios para as mais diversas partes do corpo humano
30/07/2019 Por
Mirtilo apresenta benefícios para as mais diversas partes do corpo humano

Descubra as principais propriedades do mirtilo e como ele deve ser cultivado

Em todo o mundo, diversos laboratórios repletos de especialistas investigam os benefícios que o mirtilo pode trazer para a nossa saúde. Durante este período, diversas propriedades já foram descobertas, tanto terapêuticas quanto medicinais.

Mas por acaso você sabe o que é o mirtilo? Ele cresce em arbustos relativamente baixos, originários principalmente da Europa. Entretanto, é possível que ele se desenvolva também em regiões da América do Norte e da Ásia. Inclusive, em algumas regiões o mirtilo é conhecido como blueberry.

Mirtilo apresenta benefícios para as mais diversas partes do corpo humano

O que é mirtilo?

Mirtilo é uma pequena fruta, que geralmente mede entre 5 e 9 milímetros de diâmetro. Sua cor é preta azulada, muito próxima do roxo e ele geralmente apresenta muitas sementes. Além disso, a frutinha possui diversos benefícios ao corpo humano, como falaremos no decorrer deste artigo.

Um fato curioso é que apesar de apresentar propriedades terapêuticas e medicinais, o blueberry deve ser consumido com moderação. O recomendado é que seu consumo diário seja de 20 a 60 gramas quando o fruto está seco e 160 a 480 gramas do extrato de pó.

Benefícios do mirtilo

Com um sabor levemente adocicado, amargo e ácido, o fruto é um alimento fenomenal quando falamos sobre nutrição. Simultaneamente a isso, ele ainda possui um teor calórico baixíssimo. Além disso, ele ainda possui uma série de propriedades para nosso organismo, tais, como:

Ação contra o câncer

Para falar sobre as propriedades do mirtilo, nada melhor do que começarmos com os seus efeitos contra o câncer. Diversos estudos apontaram que o fruto está repleto de antocianinas. Esta substância pode ser responsável por prevenir o câncer, uma vez que possui forte ação antioxidante.

Assim, ao consumi-la você protege o seu DNA contra danos oxidativos. Entretanto, esse tratamento só seria possível se o paciente tomasse uma dose extremamente elevada de mirtilo, o que não é possível através de uma ingestão normal. Dessa forma, uma alternativa seria a utilização de algum tipo de suplemento.

Efeito antioxidante

Como dissemos, o mirtilo possui efeito antioxidante devido a suas antocianinas. Entretanto, é válido ressaltar que nem todos os produtos comerciais feitos a base de mirtilo contêm. Assim, não é possível dizer que ao ingerirmos uma torta de mirtilo, nos beneficiaremos com este efeito.

Benefícios ao coração

Desde a origem do mirtilo, um efeito muito observado era o cardioprotetivo. Isso porque o fruto consegue melhorar o nível de nosso colesterol. Fora isso, também foram descobertos efeitos antitrombóticos e anti-hipertensivos, que são uma maneira de proteger o nosso coração.

Efeitos na visão

O mirtilo é bastante conhecido por tratar distúrbios oculares. Estudos mostram que a fruta proporciona efeitos benéficos para condições oculares como a catarata, a retinopatia, a degeneração macular (perda de visão no centro do campo visual, devido a danos na retina) e visão noturna.

A perda de visão relacionada à idade, principalmente devido à catarata senil e à degeneração macular, afeta a qualidade de vida de praticamente todas as pessoas idosas. A retinopatia diabética é altamente prevalente naqueles que tiveram diabetes por 10 ou mais anos e é uma das principais causas de cegueira nos países desenvolvidos.

Há evidências suficientes de estudos realizados com animais e pequenos ensaios em humanos que garantem que o mirtilo pode ajudar a resolver problemas clínicos relacionados à idade avançada e perda de visão relacionada ao diabetes.

Mirtilo apresenta benefícios para as mais diversas partes do corpo humano

Efeito anti-inflamatório

Todos sabemos que a inflamação é uma forma de proteção do nosso organismo. Entretanto, algumas pessoas podem enfrentar a inflamação crônica e o estresse oxidativo, geralmente associados a idade. Assim, as antocianinas pode diminuir tanto o estresse quanto a inflamação, proporcionando uma maior qualidade de vida.

Efeitos hipoglicêmicos

O mirtilo ou blueberry possui uma potente capacidade hipoglicêmica. Sendo assim, ele é frequentemente utilizado para combater a diabetes. Contudo, é importante dizer que ele não deve ser aplicado como o único remédio para combater a doença. O ideal é sempre consultar um profissional para receber o melhor diagnóstico possível.

Efeito neuroprotetivo

O fenômeno das doenças degenerativas relacionadas à idade que conduzem ao declínio cognitivo é muito comum. O acidente vascular cerebral, desencadeado principalmente por hipertensão ou trombose, é uma das principais causas de morte e incapacidades.

Assim, os efeitos vasodilatadores e anti-inflamatórios do mirtilo podem ter uma influência significativa em relação à preservação da cognição e função neuromotora, pois o consumo da fruta diminui o risco de acidente vascular cerebral hemorrágico e trombótico.

Como plantar mirtilo

Agora que você já está por dentro de todas as propriedades do mirtilo, deve estar ansioso para consumir o fruto e aproveitar todos os seus benefícios. Por isso, agora iremos explicar como plantar mirtilo, para que você cultivá-lo em sua propriedade, podendo consumi-lo e até mesmo vendê-lo.

Para começar, é necessário destacar que em plantações de mirtilo, o solo é um fator crucial. O seu arbusto é considerado uma planta calcífuga, ou seja, que se desenvolve em solos de baixa fertilidade, com Ph entre 4 e 4,5. Além disso, alguns tipos de mirtilo podem tolerar a presença de alumínio e manganês na região.

Outro fator bastante importante é o aspecto físico do solo. Isso porque o sistema radicular da planta é extremamente sensível à compactação e excesso hídrico, sendo comum que os produtores abram mão da utilização de casca de pinus, palha de arroz e aporte de matéria orgânica no decorrer da produção.

Mirtilo apresenta benefícios para as mais diversas partes do corpo humano

A propagação do fruto deve ser realizada por meio de sementes ou por meio de enxertia ou estaquia. Esta parte do cultivo pode ser onerosa e bastante difícil. Assim, é comum que os produtores recorram a utilização de viveiros para a obtenção das mudas de mirtilo.

Quanto a adubação, é bacana ressaltar que o ciclo do mirtilo destaca três fases distintas. A adubação de pré-plantio, para preparar o solo; a de manutenção, dependendo do estado do solo após a primeira fase; e a de reposição, quantificada de acordo com a produtividade obtida no pomar.

Por fim e não menos importante, devemos falar da colheita do mirtilo. Trata-se de uma parte bastante trabalhosa, uma vez que o fruto possui um amadurecimento gradativo. Ele pode ser colhido tanto de maneira manual, o que exige muita mão de obra, quanto através de um maquinário, o que pode prejudicar a qualidade do produto.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo