Molho branco pode ser feito com vários ingredientes

Inicio » Agronegócio » Molho branco pode ser feito com vários ingredientes
20/10/2020 Por
Molho branco pode ser feito com vários ingredientes

O molho branco é um dos molhos mais comuns da culinária e é usado em inúmeras receitas. Uma das principais de mudar completamente um prato simples é acrescentar os molhos, que representam parte fundamental da culinária. Por meio deles, é possível trazer sabor, cremosidade e textura agradáveis a qualquer receita. Tendo isso em mente, é muito relevante conhecer e saber preparar os molhos básicos da gastronomia. Dentre os molhos mais básicos, está o molho branco, que é um dos mais conhecidos da gastronomia e pode ser feito com vários ingredientes.

Para fazer o molho branco, comumente são usados o leite, farinha de trigo, manteiga e temperos. Continue lendo a seguir para saber um pouco mais sobre essa receita e como preparar o molho branco.

Molho branco

O que é molho branco?

Molho branco é uma das preparações mais básicas da cozinha, sendo utilizado como acompanhamento de diversos tipos de pratos. Para o seu preparo, é necessário basicamente farinha, água, leite e alguma gordura, como manteiga, por exemplo.

Geralmente, esse molho base pode ser adaptado e incrementado conforme a preferência de cada pessoa. Por isso, podem ser adicionados vários outros tipos de temperos, ervas e ingredientes para trazer um sabor diferenciado.

Como regra, o molho branco é muito utilizado com temperos básicos como o sal e algumas especiarias, como a noz moscada ou pimenta do reino. Dessa forma, ele é um ótimo acompanhamento neutro para carnes em geral, e especialmente peixe, além de legumes e verduras como brócolis, couve-flor e batata.

Além disso, em razão de sua versatilidade, essa receita pode servir como base para outros molhos mais elaborados que levam queijo, por exemplo.

Em razão dos ingredientes e da forma de preparo muitas vezes utilizada, o molho branco acaba muitas vezes sendo confundido com o molho béchamel. No entanto, este último tem algumas pequenas diferenças, sendo um pouco mais complexo. Não há como negar, porém, que o béchamel poderia ser considerado um dos tipos de molho branco.

Quer usar e experimentar o molho branco em algum prato especial? Veja abaixo alguns modos de como fazer molho branco.

Receita de molho branco

Por ser um item básico da culinária tradicional, o molho branco pode ser preparado de diversas maneiras. A seguir, apresentamos alguns exemplos de receita de molho branco, que podem ser feitas facilmente em casa.

Com efeito, a primeira delas pode ser vista como a tradicional. Os ingredientes usados são os seguintes:

  • 2 xícaras de leite integral ou desnatado;
  • 2 colheres de sopa de farinha de trigo;
  • Manteiga (mesma quantidade da farinha);
  • 1 cebola;
  • 1 cabeça de alho;
  • Caldo de legumes (pronto ou feito em casa);
  • Pitadas de sal.

Para o preparo, inicialmente misture a farinha de trigo com metade da quantidade de leite necessária. Em seguida, em uma panela, refogue a cebola e o alho com a manteiga até ficarem mais dourados.

Acrescente a mistura de farinha com leite e vá mexendo aos poucos. Enquanto mistura, vá adicionando o leite que restou. Mexa até atingir o ponto de fervura. Após isso, acrescente o caldo de legumes e continue mexendo para alcançar uma textura de cremosidade.

Está pronto o molho branco!

Molho branco

Receita de molho branco com queijo

Veja abaixo outra receita de molho branco mais elaborada, que difere um pouco do preparo tradicional. Isso porque tem um sabor especial por causa do acréscimo do queijo.

Os ingredientes são:

  • 500ml de leite;
  • 1 colher de sopa de manteiga;
  • Amido de milho (mesma quantidade da manteiga);
  • 1 caixinha de creme de leite;
  • 1 xícara de queijo ralado;
  • Cebola pequena;
  • Sal e pimenta do reino.

Acima de tudo, o preparo é simples. Primeiramente, leve ao fogo a manteiga juntamente à cebola, a pimenta e o sal. Refogue bem e, em seguida, adicione o creme de leite, misturando tudo.

Continuando, faça a dissolução do amido em água e acrescente ao preparo. Mexa bem até que o molho fique mais cremoso e firme. Retire a panela do fogo e coloque o queijo, enquanto continua misturando bem o molho. Essa receita fica incrível como acompanhamento de macarrão ou massas de forno.

Gostou? A seguir, confira mais uma receita de molho branco com adição de queijo. Os itens a serem usados são os seguintes:

  • 1 litro de leite;
  • 4 colheres de sopa de manteiga ou margarina;
  • 4 colheres de sopa de farinha de trigo;
  • 100g de queijo ralado.

Deposite numa panela a manteiga até que derreta. Logo em seguida, acrescente toda a farinha de trigo e deixe formar uma espécie de massa com a manteiga. Retire do fogo e vá adicionando o leite aos poucos, mexendo vigorosamente por alguns minutos.

Depois, acrescente o queijo ralado, e misture bem até que chegue em uma consistência firme e cremosa. Se necessário, bata a mistura com um liquidificador para ficar mais homogêneo.

Molho branco

Dicas para o preparo do molho branco

Seja para qualquer um dos tipos de preparo do molho branco, o fato é que ele é bem prático e fácil de ser preparado. Entretanto, algumas dicas são essenciais para alcançar a perfeição. Veja o que pode ser feito para alcançar o molho ideal:

  • Adicione um pouco mais de leite caso o molho fique mais grosso do que o desejado. Isso pode ser útil a depender da receita, que pode pedir um molho um pouco mais líquido;
  • Por outro lado, se quiser engrossar o molho, é só acrescentar farinha e manteiga;
  • Após terminado o preparo, guarde o molho em uma vasilha e cubra com filme plástico. Isso evita a criação de uma película, caso o molho esfrie;
  • Para mexer ou misturar o molho, seja durante o cozimento ou quando retirado do fogo, é recomendável o uso de um batedor de arame ou fouet. Isso permite que o molho fique bem liso e sem pelotas;
  • Bata o molho branco no liquidificador para deixá-lo mais homogêneo. Essa tática é ótima para o caso do molho ter ficado empelotado.

Conforme exposto, o molho branco é uma forma ideal de incrementar qualquer prato ou receita. Isso principalmente porque é um molho barato e fácil de ser preparado. Além disso, pode ser realizado de várias formas e com tipos de ingredientes diversos. Experimente!

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo