Mosca das frutas pode causar problemas para a fruticultura

Inicio » Agronegócio » Mosca das frutas pode causar problemas para a fruticultura
03/10/2020 Por
Mosca das frutas pode causar problemas para a fruticultura

A mosca das frutas é uma praga que pode trazer muitos malefícios para a produção. Esse inseto tem um grande potencial prejudicial às frutas. Com o intuito de evitar danos, são utilizados meios de controle dessas populações em pomares.

A inimiga da produção de frutas deposita suas larvas, que acabam evitando que aconteça o amadurecimento e desenvolvimento do fruto. Portanto, a mosca das frutas é um inseto estudado para que se encontre outros meios de combate a praga que não seja o uso de defensivos agrícolas.

Mosca das frutas

O que é mosca das frutas?

Mosca das frutas é um inseto cujo aumento de sua população causa danos na produção de frutas em pomares. Esse inseto pode ser identificado pela sua coloração amarela e por ter cerca de 6 cm de tamanho.

A mosca age realizando a postura dos ovos nas frutas que acabam apodrecendo ainda no pé. Existe a mosca das frutas citros, que podem atingir pomares de ameixa, goiaba, manga, pêssego, entre outros.

Existe uma variedade de espécies de mosca da fruta, cerca de 68. Pesquisados têm estudado os comportamentos e características para avaliar qual o melhor meio de combater a incidência desse inseto na lavoura, como o controle biológico. O ciclo de vida desses animais dura em torno de 15 a 35 dias.

O uso de armadilha para mosca das frutas é necessário antes de dar início ao processo de uso de defensivos agrícolas. Isso é importante para que seja monitorado a incidência dos insetos e a identificação da espécie, a qual deve estar dentro dos padrões de tamanho das populações para que não sejam necessárias outras medidas. As armadilhas são feitas com o uso de atrativos alimentares.

Mosca das frutas

Entretanto, o controle biológico feito de forma natural ainda é a melhor opção, com menores danos ao meio ambiente, fauna e flora. Apesar disso, os métodos existentes para controle biológico da mosca da fruta podem ser pouco eficazes, mas existem alguns, como a técnica do macho estéril.

Defensivo para mosca das frutas

Dependendo dos níveis de infestação e também da frustração de meios de controle alternativos, é empregado o uso de defensivos agrícolas. A aplicação de produtos letais para pragas como esta deve ser prescrita anteriormente por responsável técnico, como o agrônomo. É necessário o uso de inseticidas para evitar que as perdas cheguem a até mesmo 50% da produção de frutas.

Mosca das frutas

Os defensivos para mosca das frutas são o método de controle químico, os quais são indicados para serem aplicados preferencialmente em forma de armadilhas. No entanto, podem ser pulverizados produtos registrados no Ministério da Agricultura, sob prescrição de profissional.

Inseticidas podem ser encontrados em empresas diferentes como, por exemplo, a Ihara, a Bayer, entre outras, que são especializadas no controle químico. É importante ter a preferência por produtos com baixos potenciais de danos ao meio ambiente, fauna e flora, sendo aplicados com o intuito de apenas realizar um controle populacional.

Meios alternativos pós-colheita

Outros meios incluem o tratamento hidrotérmico, para evitar o desenvolvimento de ovos e larvas já presentes no fruto da mosca de frutas.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo