Mucilagem é uma secreção rica em polissacarídeos

Inicio » Agronegócio » Mucilagem é uma secreção rica em polissacarídeos
31/10/2020 Por
Mucilagem é uma secreção rica em polissacarídeos

Além dos benefícios ao nosso organismo, a mucilagem também protege raízes de plantas. Para obter novas substâncias que amenizam danos a inúmeros organismos vivos, a ciência tem avançado acentuadamente nas últimas décadas. Nesse sentido, podemos citar áreas da tecnologia de alimentos, biotecnologia e da saúde. Nestes casos, o emprego da mucilagem ganha destaque especial.

Isso porque, segundo pesquisadores, estudos sobre a mucilagem comprovaram diversos de seus benefícios funcionais. Para o agronegócio, toda essa evolução biológica é vista com bons olhos, visto que o setor busca sempre inovar ao adicionar elementos naturais nos produtos e mercadorias.

Mucilagem

O que é mucilagem?

Mucilagem é uma substância vegetal viscosa e que ganha volume em contato com a água. Assim, ela acaba ganhando mais consistência e adquirindo propriedades densas e adesivas.  Isso porque, pelo ponto de vista da botânica, ela é uma forma de secreção que apresenta altos níveis de polissacarídeos.

Em aspectos gerais, a definição de o que é mucilagem tem relação com demais substâncias que costumam ser utilizadas como reguladoras intestinais. Além do mais, elas ainda atuam como emolientes naturais, retendo líquidos e ampliando sua massa.

Já pelo aspecto farmacológico, ela é uma substância de alta viscosidade que tem origem a partir da solução da matéria em água. Por isso que ela é encontrada nas raízes aquáticas em grande concentração, visto que também ajuda a envolver e proteger sementes.

Mucilagem

Como fazer a mucilagem de arroz caseira?

Além dos benefícios para inúmeras culturas do agronegócio, a mucilagem de arroz também apresenta suas vantagens para a nossa saúde. Como simples exemplo, a água restante do cozimento do arroz tem propriedades que ajudam a hidratar o organismo e acalmar o intestino.

Afinal, essa água contém altos níveis da substância na forma de um muco que ainda apresenta outros empregos para a nossa saúde. Como exemplo, temos o combate a crises de psoríase e efeitos terapêuticos comprovados no combate a doenças de pele.

Vale salientar que, na Índia, essa água de arroz ainda tem funções medicinais para curar e amenizar casos de disenteria, febre e dificuldade de micção.

Em todo caso, você pode preparar uma receita caseira e simples. Para isso, basta seguir os seguintes passos diretamente do modo de preparo:

  1. Pegue um litro de água filtrada;
  2. Despeje duas colheres de grãos de arroz;
  3. Cozinhe em fogo médio até cozinhar bem;
  4. A seguir, coe bem com uma peneira para eliminar resíduos sólidos;
  5. Depois, complete o recipiente com mais água para completar o litro inicial;
  6. Enfim, conserve na geladeira por um dia inteiro.

Mucilagem

A composição da mucilagem

Assim como a mucilagem, substâncias como os polissacarídeos obtidos de plantas tendem a ser uma fonte rica de aditivos. Nesse sentido, elas costumam ter direcionamento certo e valioso para indústrias dos mais distintos setores, como a farmacêutica, a química e a alimentícia.

A sua composição química apresenta:

  • Ácidos orgânicos;
  • Pectinas;
  • Água;
  • Açúcares.

Vale lembrar que, a partir de uma série de estudos, é possível empregar essa composição da mucilagem e realizar diversas aplicações na agricultura. Dessa forma, a substância pode auxiliar no aproveitamento de novas fontes vegetais e até contribuir com a preservação de inúmeras espécies da biodiversidade brasileira.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo