Mucuna é utilizada para adubação verde e fixação de nitrogênio

Inicio » Agricultura » Mucuna é utilizada para adubação verde e fixação de nitrogênio
28/06/2019 Por
Mucuna é utilizada para adubação verde e fixação de nitrogênio

A mucuna também pode ser oferecida aos animais, além de fazer bem para a saúde dos humanos

A planta mucuna é conhecida por seu rápido desenvolvimento, trazer benefícios para o solo e ser rica em proteínas. Assim, pode ser utilizada para a alimentação de filhotes, assim como animais em lactação.

A mucuna é um tipo de trepadeira que traz benefícios também para o corpo humano. Ela pode auxiliar nas disfunções sexuais e oferece mais energia.

mucuna

O que é mucuna?

Mucuna é o nome comum dado às plantas que fazem parte do gênero botânico Mucuna. É uma planta que tem sua origem na Índia e possui diversos efeitos positivos no campo, assim como para a saúde.

Também chamada de mucunã, ela pode ser encontrada em diversas variedades e, assim, cada uma delas possui efeitos diferenciados.

Os principais tipos de mucuna, então, são:

  • Mucuna preta
  • Mucuna cinza
  • Mucuna anã
  • Mucuna olho de boi
  • Mucuna rajada

Quais as características da planta?

Uma das principais características da planta é a sua facilidade em se adaptar aos climas quentes. Além disso, a planta é classificada como uma trepadeira e, assim possui caules longos e finos.

De maneira geral, a espécie se desenvolve em qualquer tipo de solo. Contudo, é importante reforçar que a terra não pode ser muito úmida, ou pobre em nutrientes.

A propagação da mucuna pode ser realizada por sementes, desde que elas sejam plantadas em covas espaçadas. A profundidade da cova, portanto, não deve ultrapassar os cinco centímetros. A planta germina com bastante rapidez e, assim, em menos de uma semana a mudinha já deve estar brotando e despontando para fora da terra.

Como a mucuna é utilizada?

A espécie apresenta o crescimento bastante rápido e, assim, em apenas cinco meses tem o seu ciclo completo da semeadura até a floração. Algumas variedades são ainda mais precoces, completando seu ciclo em menos de quatro meses.

A planta pode ser utilizada como forrageira para alimentação animal, devido ao excelente rendimento. Além disso, é muito palatável, os animais apreciam quando é oferecida verde, assim como no formato de feno. Entretanto, no processo de fenagem é comum que ela perca as suas folhas.

A espécie é rica em proteínas, assim, é indicada para animais que devem ganhar peso, ou estão em fase de crescimento.

Que benefícios a planta traz para a saúde?

A planta vem sendo produzida, também, com fins medicinais. Atualmente os extratos da planta já podem ser consumidos em cápsulas formuladas por laboratórios. Um de seus benefícios é a capacidade de regular a libido, além de oferecer mais energia ao corpo.

mucuna

Então, alguns benefícios da mucuna, são:

  • Aumenta os níveis de testosterona
  • Melhora na agilidade da mente
  • Ajuda na coordenação motora
  • Auxilia na perda de peso
  • Atua sobre disfunção erétil ou impotência

O que é a mucuna preta?

A mucuna preta é uma das variedades mais conhecidas e utilizadas. É uma planta trepadeira, bastante rústica e, portanto, utilizada na recuperação de solo degradados.

A mucuna, inclusive, pode ser utilizada para adubação verde. Outro ponto positivo da mucuna é a sua capacidade de fixar nitrogênio no solo.

Compartilhe sua opinião

Agro20 | Portal Vida No Campo